Morreu Joel Schumacher, realizador de “O Cliente” e “Batman para sempre”

O realizador norte-americano Joel Schumacher, autor de filmes como “Batman para sempre” e “Um dia de raiva”, morreu esta segunda-feira, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, aos 80 anos.

A informação foi avançada pela Variety, que precisa que Joel Schumacher morreu em consequência de um cancro diagnosticado há vários anos.

Nascido em Nova Iorque, em 1939, Joel Schumacher formou-se em Design de Moda, tendo trabalhado nesta área até aos 35 anos, altura em que decidiu prosseguir uma carreira no cinema, mudando-se para Los Angeles, Califórnia, onde começou por trabalhar em guarda-roupa, recorda a mesma publicação norte-americana.

Fez a estreia atrás das câmaras ainda na década de 1970 em dois filmes televisivos e, em 1981, rodou a longa-metragem “Queridos, a mamã encolheu”.

Na mesma década de 1980, Joel Schumacher fez, entre outros, “St. Elmo’s Fire” (1985), que teve o título em português “O primeiro ano do resto das nossas vidas”, e “The lost boys” (1987), ou “Os rapazes da noite”.

Não tendo sido um realizador amplamente premiado, Schumacher fez comédias, filmes românticos, thriller e entrou no terreno das adaptações para cinema de heróis da banda desenhada, quando rodou “Batman para sempre” (1995) e “Batman e Robin”, em 1997.

Este filme, com George Clooney enquanto Batman, valeu a Joel Schumacher uma nomeação para o pior realizador dos prémios Razzie.

Um dia de raiva” (1993), protagonizado por Michael Douglas, “O cliente” (1994), com Susan Sarandon e Tommy Lee Jones, “Tempo de matar” (1996), com Matthew McConaughey e Sandra Bullock, “8mm” (1999), com Nicolas Cage e Joaquin Phoenix, “Cabine telefónica” (2002), com Colin Farrell, “O preço da coragem” (2003), com Cate Blanchett, e “O fantasma da Ópera de Andrew Loyd Weber”, de 2004, são outros filmes com assinatura de Joel Schumacher.

“Transgressão” (2011), com Nicolas Cage e Nicole Kidman, é a sua derradeira longa-metragem. Mais recentemente, em 2013, o realizador assinou a direção de dois episódios da série “House of Cards”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Menos férias e mais dias de aulas para quem não tem exames no próximo ano letivo

O próximo ano letivo vai ter menos dias de férias e mais dias de aulas para os alunos que não tenham exames. Os alunos terão aulas presenciais e aulas à distância. O ministro da Educação, Tiago …

FC Porto revela camisola para a próxima época (e as opiniões dividem-se)

O FC Porto revelou a camisola oficial do clube para a próxima temporada. Pelas redes sociais, as opiniões dividem-se, havendo quem não esteja satisfeito com a mudança. Os adeptos portistas acordaram esta sexta-feira com a imagem …

Veto da Índia ao TikTok pode custar mais de 5 mil milhões de euros à ByteDance

O executivo indiano anunciou o bloqueio de 59 aplicações móveis chinesas, assegurando que as aplicações roubam dados dos utilizadores e partilham informações com o governo chinês. O grupo chinês de tecnologia ByteDance, que desenvolveu o TikTok, …

Covid-19. “Exemplo de Portugal mostra muito claramente como a situação é frágil”

A comissária europeia da Saúde, Stella Kyriakides, considerou que a situação pandémica é ainda "frágil", dando o exemplo da evolução da covid-19 em Portugal para sustentar que é necessário continuarmos vigilantes. “Penso que o exemplo de …

Catarina Martins diz que há neste momento um acordo entre PS e PSD

A líder do BE, Catarina Martins, considerou hoje que "o Orçamento Suplementar não é uma primeira parte do Orçamento do Estado", mas avisou que o que está a acontecer neste momento no país "é um …

Quase 40% dos restaurantes tenciona avançar para insolvência

Quase 40% das empresas de restauração e bebidas e 18% do alojamento turístico tencionam avançar para insolvência. Os números são resultado de um inquérito mensal da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) esta …

Cientistas ingleses acreditam que um número significativo da população tem imunidade natural ao coronavírus

Cientistas ingleses que estão a desenvolver uma vacina para a covid-19 acreditam que um largo número de pessoas pode ter imunidade natural contra o novo coronavírus, mesmo que nunca tenha sido infetado. Ao Telegraph, citado esta …

Bruxelas autoriza tratamentos com Remdesivir na UE

A Comissão Europeia deu esta sexta-feira “luz verde” à comercialização do antiviral Remdesivir, que se torna assim o primeiro medicamento autorizado ao nível da União Europeia para tratamento da Covid-19. A autorização do executivo comunitário, concedida …

Devolução dos manuais escolares será mesmo suspensa

O plenário da Assembleia da República validou hoje a votação da Comissão de Orçamento e Finanças (COF), no âmbito da especialidade do Orçamento Suplementar, que aprovava a proposta do CDS para o fim da devolução …

Câmara de Portalegre pede encerramento da central nuclear de Almaraz

O Município de Portalegre aprovou por unanimidade, em reunião ordinária realizada esta quarta-feira, a Moção pelo Encerramento da Central Nuclear de Almaraz, em Espanha. A Câmara de Portalegre aprovou, por unanimidade, uma moção a pedir o …