Morreu Joel Schumacher, realizador de “O Cliente” e “Batman para sempre”

O realizador norte-americano Joel Schumacher, autor de filmes como “Batman para sempre” e “Um dia de raiva”, morreu esta segunda-feira, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, aos 80 anos.

A informação foi avançada pela Variety, que precisa que Joel Schumacher morreu em consequência de um cancro diagnosticado há vários anos.

Nascido em Nova Iorque, em 1939, Joel Schumacher formou-se em Design de Moda, tendo trabalhado nesta área até aos 35 anos, altura em que decidiu prosseguir uma carreira no cinema, mudando-se para Los Angeles, Califórnia, onde começou por trabalhar em guarda-roupa, recorda a mesma publicação norte-americana.

Fez a estreia atrás das câmaras ainda na década de 1970 em dois filmes televisivos e, em 1981, rodou a longa-metragem “Queridos, a mamã encolheu”.

Na mesma década de 1980, Joel Schumacher fez, entre outros, “St. Elmo’s Fire” (1985), que teve o título em português “O primeiro ano do resto das nossas vidas”, e “The lost boys” (1987), ou “Os rapazes da noite”.

Não tendo sido um realizador amplamente premiado, Schumacher fez comédias, filmes românticos, thriller e entrou no terreno das adaptações para cinema de heróis da banda desenhada, quando rodou “Batman para sempre” (1995) e “Batman e Robin”, em 1997.

Este filme, com George Clooney enquanto Batman, valeu a Joel Schumacher uma nomeação para o pior realizador dos prémios Razzie.

Um dia de raiva” (1993), protagonizado por Michael Douglas, “O cliente” (1994), com Susan Sarandon e Tommy Lee Jones, “Tempo de matar” (1996), com Matthew McConaughey e Sandra Bullock, “8mm” (1999), com Nicolas Cage e Joaquin Phoenix, “Cabine telefónica” (2002), com Colin Farrell, “O preço da coragem” (2003), com Cate Blanchett, e “O fantasma da Ópera de Andrew Loyd Weber”, de 2004, são outros filmes com assinatura de Joel Schumacher.

“Transgressão” (2011), com Nicolas Cage e Nicole Kidman, é a sua derradeira longa-metragem. Mais recentemente, em 2013, o realizador assinou a direção de dois episódios da série “House of Cards”.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Orbán vai rejeitar dinheiro do fundo de recuperação se tiver de revogar lei anti-LGBTQI

O primeiro-ministro húngaro assegurou, este sábado, que o país não vai aceitar o dinheiro do fundo de recuperação se tiver de ceder perante Bruxelas e revogar a lei anti-LGBTQI. Segundo a agência Europa Press, Viktor Orbán …

Avaria em rede europeia causou "apagão" parcial em Portugal e falhas no 112

O incêndio que queimou, este sábado, 500 hectares de vegetação no sudoeste de França esteve na origem dos cortes de energia em Espanha e Portugal, segundo a agência francesa Rede de Transmissão de Energia Elétrica …

Um tumor e duas fraturas nas vértebras dificultaram a vida deste dinossauro (mas não o mataram)

Quando foi descoberto na década de 1980, na Argentina, este hadrossauro foi diagnosticado com uma fratura no pé. Porém, uma nova análise agora mostra que este tinha um tumor, bem como duas fraturas nas vértebras …

Morreu Otelo Saraiva de Carvalho, capitão de Abril

O capitão de Abril morreu, este domingo, aos 84 anos, no Hospital Militar, confirmou o presidente da Associação 25 de Abril. A notícia foi confirmada ao jornal online Observador pelo presidente da Associação 25 de Abril, …

Pela primeira vez, cientistas viram chimpanzés a matar gorilas

Investigadores testemunharam, pela primeira vez, chimpanzés e gorilas a lutar entre si, confrontos esses que provocaram a morte de alguns deles. De acordo com o site Science Alert, as duas disputas foram observadas no Parque Nacional …

Vírus com 15 mil anos descobertos no gelo do Planalto do Tibete

Cientistas que estudam glaciares encontraram vírus com quase 15 mil anos em duas amostras de gelo retiradas do Planalto do Tibete, na China. Muitos deles, que sobreviveram porque se mantiveram congelados, são diferentes de todos …

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …