/

Morreu o ex-ministro João Calvão da Silva

2

DR Universidade Coimbra

João Calvão da Silva

O ex-presidente do Conselho Nacional de Jurisdição do PSD morreu esta terça-feira, aos 66 anos, vítima de doença prolongada, confirmou à Lusa fonte oficial social-democrata.

João Calvão da Silva nasceu em 20 de fevereiro de 1952, foi professor universitário e desempenhou o cargo de ministro da Administração Interna no curto segundo Governo PSD/CDS-PP liderado por Passos Coelho, que durou menos de um mês, em 2015.

Até ao último congresso do PSD, que se realizou em fevereiro, foi presidente do Conselho de Jurisdição Nacional do partido, mas já não participou no encontro devido à doença, tendo merecido palavras de homenagem do antigo e do atual presidente do PSD, Passos Coelho e Rui Rio, durante a reunião magna.

Rui Rio já expressou “as mais profundas condolências” pelo falecimento de Calvão da Silva, em seu nome pessoal e em nome do PSD.

Numa nota enviada à imprensa, o PSD informa ainda que o corpo de Calvão da Silva estará em câmara ardente na Capela da Universidade de Coimbra, a partir das 15h00, e o funeral realiza-se na quarta-feira, pelas mesma hora.

“João Calvão da Silva desempenhou diversos cargos no PSD, destacando-se pela sua militância ativa e defesa das causas nacionais“, recorda a nota do PSD.

Politicamente, foi dirigente do PSD e deputado à Assembleia da República, entre 1995 e 1999. De 1983 a 1985, foi secretário de Estado Adjunto do vice-primeiro-ministro, Carlos Mota Pinto, no governo de Bloco Central (PS-PSD).

Nascido em Montalegre, licenciou-se em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 1975, universidade pela qual se doutorou em 1990 e onde lecionou.

Depois da experiência governativa, entre 1985 e 1992, foi presidente da Comissão de Fiscalização da TAP Portugal. Entre 1992 e 1995 foi membro do Conselho Superior do Ministério Público, tendo também integrado o Conselho Superior da Magistratura, até 2009.

ZAP // Lusa

2 Comments

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.