/

Morreu João Araújo, advogado de José Sócrates

José Sena Goulão / Lusa

João Araújo, advogado de josé Sócrates

João Araújo, advogado do ex-primeiro-ministro José Sócrates, faleceu esta quarta-feira vítima de doença prolongada. 

João Araújo, advogado de José Sócrates no âmbito do processo da Operação Marquês, morreu esta quarta-feira à noite na sua residência. A informação foi confirmada por fonte familiar à Renascença.

O advogado do ex-primeiro-ministro estava já a ser acompanhado em casa por uma enfermeira, tendo o seu estado de saúde piorado nos últimos meses. João Araújo sofria de cancro há vários anos, uma doença assumida publicamente pelo próprio.

No final do ano passado, à entrada do Tribunal Central de Instrução Criminal, João Araújo mostrava-se já debilitado, mas não deixava de marcar presença nas sessões instrutórias. A par do advogado Pedro Delille, João Araujo representou José Sócrates durante cerca de cinco anos.

Nas alegações finais do debate instrutório de Sócrates, realizadas na semana passada, já só Pedro Delille esteve presente.

O velório deverá ocorrer esta quarta-feira na Basílica da Estrela, em Lisboa.

O defensor do antigo primeiro-ministro José Sócrates era advogado desde 31 de outubro de 1977, data de inscrição na Ordem dos Advogados.

Polémico, o advogado chegou a ser condenado em tribunal ao pagamento de 12.600 euros por difamação e injúria à jornalista Tânia Laranjo, a quem mandou “tomar banho”, e a acusar o procurador responsável pelo caso Operação Marquês, Rosário Teixeira, de censura.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.