Morreu Jerry Lewis

Guillaume Horcajuelo / EPA

Jerry Lewis em Cannes em 2013

O humorista, ator, realizador, produtor e argumentista Jerry Lewis, de 91 anos, um dos mais célebres comediantes da década de 1950, morreu hoje em Las Vegas, no Estado do Nevada, anunciou o seu agente.

Vedeta da comédia norte-americana, nas décadas de 50 e 60 do século XX, Jerry Lewis, o Rei da Comédia, como era conhecido, morreu em Las Vegas, aos 91 anos.

A notícia da sua morte foi dada em primeira mão no Twitter por John Katsilometes, colunista do Las Vegas Review-Journal. Pouco depois, o Variety, através do agente do ator, e o Deadline, que cita um depoimento da família, confirmaram o óbito, que terá ocorrido às 09h15, hora local.

Jerry Lewis iniciou a carreira ao lado do cantor Dean Martin, na década de 1940, e na década de 1960 protagonizou comédias como “The BellBoy” (1960) ou “The Nutty Professor” (1963).

A parceria entre os dois foi um enorme sucesso, durou uma década, gerou 17 filmes e enormes receitas de bilheteira, incluindo “O Grande Jogador” (1953), “O Rei do Circo” (1955), ou “O Barbeiro e o Professor”.

A solo, Lewis continuou a obter o favor do público com o seu estilo de humor físico, vozes exageradas e caretas. “Jerry no Grande Hotel” (1960), “Cinderelo dos Pés Grandes” (1960), “O Mandarete” (1961), “As Noites Loucas do Dr. Jerryll” (1963), “Jerry, Enfermeiro sem Diploma” (1964), “Jerry e os Seis Tios” (1965) e “Onde Fica a Guerra?”(1970) são os títulos que mais se destacam deste período da sua carreira.

Em 1971, um projeto sério e ambicioso marcou-o para sempre. “The Day the Clown Cried“, sobre um palhaço aprisionado pelos nazis que acompanha as crianças judias à morte nos campos de concentração, nunca estreou.

Os executivos que o viram pela primeira vez ficaram horrorizados e a obra deslizou para um limbo do qual nunca mais saiu. Só em 2013 chegaram a público algumas cenas isoladas, mas o filme completo nunca foi exibido. Em outubro do ano passado, 46 anos depois de filmado, um documentário da BBC divulgou algumas das cenas do filme.

Lewis nunca mais teria o brilho de outrora. O seu humor, cada vez mais fora de moda, valeu-lhe fracasso após fracasso. Só a sua maratona televisiva anual de angariação de fundos para a Associação de Distrofia Muscular teve sucesso, e tornou-se numa tradição junto dos espectadores norte-americanos.

Lewis nunca explicou porque se dedicou a esta causa, que lhe valeu o prémio humanitário Jean Hersholt na cerimónia dos Óscars, em 2009. “O importante é fazê-lo, não porque é que o faço”.

O último grande papel de Jerry Lewis surgiu em 1982, na companhia de Robert DeNiro em “O Rei da Comédia“, de Martin Scorsese.

Bastante mais apreciado pela crítica francesa do que na imprensa norte-americana, Lewis viu-se elevado ao estatuto de autor pelos Cahiers do Cinema e foi condecorado com a Legião de Honra, em 1984.

Com duas estrelas na Calçada da Fama, ganhou prémios honorários incluindo o American Comedy Awards, The Golden Camera, Los Angeles Film Critics Association e do Festival de Venice.

Casado duas vezes, com Patti Palmer e Sandra Pitnick, deixa cinco filhos da primeira união e uma filha da segunda.

ZAP // Lusa / Filmspot

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Brasil é o país lusófono com mais refugiados. Já Portugal tem as maiores remessas dos emigrantes

Um relatório das Nações Unidas (ONU) revelou que o Brasil é o país lusófono que acolhe mais refugiados, Portugal é o que recebe mais remessas dos emigrantes e Moçambique teve o maior aumento de estrangeiros …

Ryanair deixa de voar entre Porto e Lisboa em outubro (mas fica com base mais reduzida em Faro)

A transportadora aérea irlandesa Ryanair vai deixar de voar entre Porto e Lisboa a partir de 25 de outubro devido a “razões comerciais”. A confirmação foi dada pela empresa ao Jornal de Notícias. Em abril, a …

Frente-a-frente entre Costa e Rio teve menos 633 mil espectadores do que o debate entre Costa e Passos em 2015

O frente-a-frente entre António Costa e Rui Rio, os líderes dos dois maiores partidos, teve menos audiência do que o confronto de há quatro anos, entre António Costa e Pedro Passos Coelho. Cerca de de …

EDP condenada a multa de 48 milhões por abuso de posição dominante na produção de energia

A Autoridade da Concorrência (AdC) condenou a EDP por abuso de posição dominante. A coima de 48 milhões de euros foi aplicada à EDP Produção por manipular a oferta de serviços de sistema que regula …

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no Ensino Superior não era tão alta

Há sete anos que a média de secundário dos colocados no ensino superior não era tão alta. Relativamente aos alunos de cursos científico-humanísticos, a média dos colocados tem vindo a aumentar desde 2015, tendo atingido …

Futebolistas internacionais russos Kokorin e Mamayev saíram da prisão

Pavel Mamayev e Alexander Kokorin foram detidos depois de atacarem dois homens, um responsável do governo, num estacionamento de um hotel, e um outro num café. Deixam a prisão por "bom comportamento". Os futebolistas internacionais russos …

Praga de baratas fecha refeitório do hospital Amadora-Sintra

Uma praga de baratas está a afetar o Hospital Amadora-Sintra, provocando sérios transtornos às centenas de trabalhadores desta unidade de saúde. O caso foi denunciado ao Correio da Manhã por funcionários e confirmado pelo hospital. A …

Singapura é a inesperada vencedora da crise em Hong Kong

A instabilidade política está a levar uma crescente instabilidade económica em Hong Kong. Quem beneficia com isto é a Singapura, que surge como alternativa no mercado asiático. Em Hong Kong, o duelo entre os manifestantes contra …

Irão pediu vistos aos EUA para ir à Assembleia Geral da ONU "há meses", mas nenhum foi entregue

O Presidente do Irão ainda não recebeu visto de entrada nos EUA, podendo estar em risco a participação de Hassan Rohani na Assembleia Geral das Nações Unidas, noticiou esta quarta-feira a agência de notícias estatal …

Livre: Aparecer nas sondagens é sair da "invisibilidade"

"Estarmos nas sondagens significa que nós estamos com altas hipóteses de eleger [deputados]", referiu na quarta-feira Joacine Katar Moreira, em declarações à agência Lusa, no Jardim Augusto Monjardino, em frente à Maternidade Alfredo da Costa …