Morreu Harper Lee, autora de “To Kill a Mocking Bird”

DR

Harper Lee

Harper Lee

Morreu esta sexta-feira a escritora norte-americana Harper Lee, autora de “To Kill a Mockingbirg” (Mataram a Cotovia). 

A morte foi confirmada pela editora HarperCollins, citada pelo The New York Times.

A escritora, que tinha 89 anos, vivia há vários anos num lar perto da casa onde tinha crescido, longe do olhar do público.

Nelle Harper Lee nasceu em Monroeville, Alabama, em 1926.

Em 1960, estreou-se com o romance “To Kill a Mockingbird“, uma história sobre racismo e preconceito nos anos da Grande Depressão, nos Estados Unidos. O livro conta a história de um advogado que defende um homem negro acusado de violar uma jovem branca.

O romance foi um sucesso, valeu o Prémio Pulitzer em 1961, faz parte das leituras recomendadas nas escolas e está traduzido em mais de quarenta línguas. A obra foi adaptada ao cinema em 1962, num filme protagonizado por Gregory Peck.

Em Portugal, o livro foi publicado pela primeira vez em 1964, mas já teve várias edições e diferentes traduções: “Por favor, não matem a cotovia”, “Não matem a cotovia” e a mais recente “Mataram a cotovia” (e ainda “O Sol É Para Todos”, na versão brasileira).

“Mataram a Cotovia” foi, durante 55 anos, o seu único romance, e durante anos o mundo literário esperou por novidades, que chegaram finalmente em 2015, quando Harper Lee publicou a sequela, “Go Set a Watchman” (Vai e Põe uma Sentinela), cujo manuscrito foi escrito há várias décadas mas só recentemente descoberto.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Envolvido em escândalo financeiro, cardeal Becciu renunciou ao cargo no Vaticano

O prefeito da Congregação da Causa dos Santos, o cardeal Angelo Becciu, resignou esta quinta-feira ao cargo e aos seus direitos enquanto cardeal, numa altura em que vê o seu nome envolvido num escândalo financeiro, …

Nanocorpo de alpaca é capaz de bloquear infeção por covid-19

Cientistas do Instituto Karolinska, na Suécia, identificaram um pequeno anticorpo neutralizante - nanocorpo - que consegue bloquear a entrada do Sars-CoV-2 nas células humanas. Uma equipa de investigadores suecos, do Instituto Karolinska, descobriu que um nanocorpo …

A Terra está prestes a capturar uma nova mini-lua. Ficará por cá meio ano

A Terra está prestes a capturar uma mini-lua, que os astrónomos acreditam que ficará presa na gravidade do nosso planeta durante cerca de meio ano. Entende-se por mini-lua um objeto de pequenas dimensões que é …

Cientistas medem, pela primeira vez, a distância até um magnetar na Via Láctea

Com a ajuda do observatório Very Long Baseline Array (VLBA), uma equipa de astrónomos conseguiu medir, pela primeira vez, a distância até ao magnetar XTE J1810-197, localizado na Via Láctea.  Os magnetares são um tipo de …

Detetado fator climático determinante para a propagação do coronavírus

Altas temperaturas combinadas com baixa humidade propiciam que as gotículas contaminadas com o novo coronavírus evaporem mais rapidamente, reduzindo a sua capacidade de infetar pessoas. De acordo com os cientistas, citados pelo canal estatal russo RT, …

Bayern Munique vence Sevilha e conquista a Supertaça Europeia

O Bayern Munique conquistou, esta quinta-feira, a Supertaça Europeia, ao derrotar o Sevilha por 2-1, em Budapeste, na Hungria. Os alemães do Bayern Munique conquistaram a Supertaça Europeia pela segunda vez ao derrotarem os espanhóis do …

Sporting 1-0 Aberdeen | "Leão" eficaz segue para o play-off

O Sporting foi eficaz e assegurou uma vaga no “play-off” de acesso à fase de grupos da Liga Europa. Na noite desta quinta-feira, num embate relativo à 3ª pré-eliminatória da competição, os “leões” bateram o Aberdeen …

A NASA descobriu uma nova forma de aterrar em segurança na Lua

A NASA construiu um sistema totalmente novo que pode tornar a aterragem na Lua e em Marte muito menos arriscada - e já tem planos de testá-lo numa missão futura. De acordo com o TechCrunch, o …

Rio Ave elimina Besiktas e está no play-off da Liga Europa

O Rio Ave venceu os turcos do Besiktas, esta quinta-feira, no desempate por grandes penalidades (4-2), após o 1-1 no tempo regulamentar, em jogo da terceira pré-eliminatória da Liga Europa, seguindo em frente na competição. Em …

Dois dinossauros morreram como as vítimas de Pompeia. Foi há 125 milhões de anos, na China

Um grupo de arqueólogos na China acabou de descobrir dois fósseis de uma nova espécie de dinossauro, que estiveram presos no subsolo por 125 milhões de anos devido a uma erupção vulcânica pré-histórica. Os investigadores …