Morreu Harper Lee, autora de “To Kill a Mocking Bird”

DR

Harper Lee

Harper Lee

Morreu esta sexta-feira a escritora norte-americana Harper Lee, autora de “To Kill a Mockingbirg” (Mataram a Cotovia). 

A morte foi confirmada pela editora HarperCollins, citada pelo The New York Times.

A escritora, que tinha 89 anos, vivia há vários anos num lar perto da casa onde tinha crescido, longe do olhar do público.

Nelle Harper Lee nasceu em Monroeville, Alabama, em 1926.

Em 1960, estreou-se com o romance “To Kill a Mockingbird“, uma história sobre racismo e preconceito nos anos da Grande Depressão, nos Estados Unidos. O livro conta a história de um advogado que defende um homem negro acusado de violar uma jovem branca.

O romance foi um sucesso, valeu o Prémio Pulitzer em 1961, faz parte das leituras recomendadas nas escolas e está traduzido em mais de quarenta línguas. A obra foi adaptada ao cinema em 1962, num filme protagonizado por Gregory Peck.

Em Portugal, o livro foi publicado pela primeira vez em 1964, mas já teve várias edições e diferentes traduções: “Por favor, não matem a cotovia”, “Não matem a cotovia” e a mais recente “Mataram a cotovia” (e ainda “O Sol É Para Todos”, na versão brasileira).

“Mataram a Cotovia” foi, durante 55 anos, o seu único romance, e durante anos o mundo literário esperou por novidades, que chegaram finalmente em 2015, quando Harper Lee publicou a sequela, “Go Set a Watchman” (Vai e Põe uma Sentinela), cujo manuscrito foi escrito há várias décadas mas só recentemente descoberto.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …

Cientistas identificaram organismo que prospera ao comer meteoritos

O micróbio Metallosphaera sedula tem uma propensão para comer minerais. E não estamos a falar de granito ou giz, mas de rochas muito mais especiais como meteoritos. Segundo o Science Alert, uma equipa internacional de cientistas …

Médicos estrangeiros em Portugal atingem o valor mais alto da última década

O número de médicos estrangeiros registados em Portugal atingiu, em 2019, o valor mais elevado da última década, situando-se em 4192, mais 9,1% face a 2009, revelam dados da Ordem dos Médicos (OM). A maioria dos …

O único carro-avião do mundo vai ser vendido em leilão

O Taylor Aerocar, aquele que é o único carro-avião legalizado em todo o mundo, vai a leilão no início do próximo ano. Este modelo da marca data do ano de 1954. Se é um apaixonado por …

Marcha pelo Clima. Polícia espanhola deteve duas pessoas com facas e martelos

A Polícia Nacional de Espanha deteve, na sexta-feira, duas pessoas que pretendiam perturbar a manifestação pelo clima em Madrid, tendo apreendido vários materiais, como facas e martelos. Um homem e uma mulher foram detidos e enviados …

Reflexão, ritual ou mundo idealizado. Um Natal sem filmes, não é Natal

Se é daquelas pessoas que passa a noite da Natal com uma chávena na mão, meias nos pés e um filme na televisão, saiba que não está sozinho. Nesta altura do ano, os filmes tornam-se …

Musk ilibado depois de ter chamado "pedófilo" a mergulhador no resgate da gruta da Tailândia

O magnata fundador da Tesla, Elon Musk, foi absolvido na sexta-feira no processo por difamação movido pelo espeleólogo britânico Vernon Unsworth, que alegava ter sido chamado de pedófilo. Após cerca de uma hora de deliberações, o …

Luzes nas redes de pesca? Os golfinhos e as tartarugas agradecem

A implementação de luzes nas redes de pesca reduz a probabilidade de tartarugas marinhas e de golfinhos serem apanhados por acidente. Luzes LED nas redes de pesca eliminariam a "captura acidental" de tartarugas marinhas em mais …

Presidente da República passa o fim de ano na ilha do Corvo

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai passar a noite de 31 de dezembro para 1 de janeiro na ilha do Corvo, nos Açores, de onde será transmitida a sua mensagem de Ano …

O calor extremo está a fazer com que os bebés nasçam mais cedo

Investigadores descobriram que o calor extremo faz com que os bebés nasçam mais cedo. Tal como quase tudo neste mundo, as coisas só vão piorar com as alterações climáticas. Segundo o Science Alert, os dois investigadores …