Harper Lee, autora do clássico To Kill a Mockingbird, edita segundo romance 55 anos depois

A escritora norte-americana Harper Lee, de 88 anos, editará no verão de 2015 um novo romance, mais de meio século depois da estreia literária, “Mataram a cotovia” (“To Kill a Mockingbird”), anunciou a editora Harper Collins.

O romance, que sairá em julho, intitulado “Go set a watchman“, foi na verdade escrito por Harper Lee nos anos 1950 e só recentemente descoberto.

A editora descreve-o como uma sequela de “To Kill a Mockingbird”, por incluir muitas das personagens do primeiro romance: “É uma narrativa empolgante e comovente, sobre a relação entre um pai e uma filha, e sobre a vida deles numa pequena cidade do Alabama, durante as tensões raciais dos anos 1950”.

Harper Lee publicou “To Kill a Mockingbird” em 1960, um romance sobre racismo e preconceito nos anos da Grande Depressão, nos Estados Unidos. O livro conta a história de um advogado que defende um homem negro acusado de violar uma jovem branca.

O romance foi um sucesso, valeu o Prémio Pulitzer à autora, faz parte das leituras recomendadas nas escolas e está traduzido em mais de quarenta línguas.

Em Portugal, o livro foi publicado pela primeira vez em 1964, mas já teve várias edições e diferentes traduções: “Por favor, não matem a cotovia”, “Não matem a cotovia” e a mais recente “Mataram a cotovia“.

Harper Lee já disse estar “sensibilizada e maravilhada” com a decisão da publicação de “Go set a watchman”, porque a autora desconhecia que o romance tivesse sobrevivido tantas décadas.

Jonathan Burnham, vice-presidente da Harper Collings, descreve o lançamento como “um extraordinário evento literário” e um “presente para os muitos fãs e leitores de ‘To Kill a Mockingbird’”.

O romance deu origem ainda a um filme, em 1962, “To Kill a Mockingbird” (“Na sombra e no silêncio“, em Portugal), de Robert Mulligan, protagonizado por Gregory Peck e Mary Badham, que interpreta o papel de sua filha.

A primeira edição de “Go set a watchman” vai ter uma tiragem de dois milhões de exemplares e edição em ebook, de acordo com a informação divulgada pela editora.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Hong Kong: Reforço policial, Parlamento suspenso e escolas fechadas

O Parlamento de Hong Kong foi suspenso, esta quarta-feira, e a segurança foi reforçada na cidade e nos campus universitários, com as escolas a fecharem num momento em que prosseguem os confrontos entre manifestantes e …

Debate quinzenal: Políticas de rendimento, Rio ao ataque com o lítio e a primeira vitória dos pequenos

Os debates quinzenais com o primeiro-ministro regressam esta quarta-feira. António Costa vai abrir o debate com uma intervenção sobre "políticas de rendimento", mas as atenções estão centradas na primeira vitória dos pequenos partidos. As políticas de …

Governo vai propor 635 euros para salário mínimo em 2020. Proposta não agrada patrões

Ana Mendes Godinho, ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, vai apresentar esta quarta-feira na Concertação Social a proposta de aumento para o salário mínimo nacional para 2020, com uma atualização de 35 euros. Esta quarta-feira, …

Novo alvo do Sporting consumia e traficava droga (e tentaram matá-lo seis vezes)

Michael, jogador de 23 anos do Goiás, é alvo do Sporting já neste mercado de transferências de inverno. O brasileiro teve uma adolescência marcada pelo consumo e tráfico de drogas. Aos 23 anos de idade, Michael …

O misterioso monstro Tully acabou de ficar ainda mais misterioso

Uma nova investigação desmente um anterior estudo que argumentava que Tully era um vertebrado. A verdadeira natureza desde "monstro" continua um mistério para a comunidade científica. De vez em quando, os cientistas descobrem fósseis que são …

Vítor Pereira condenado a oito meses de prisão com pena suspensa

O treinador português foi condenado, esta terça-feira, a oito meses de prisão com pena suspensa, na Grécia, por incitamento à violência. Vítor Pereira foi condenado pela justiça grega a oito meses de prisão, com pena suspensa, …

Hospital da Cruz Vermelha pode vir a ser vendido à Santa Casa da Misericórdia

A Cruz Vermelha Portuguesa quer vender o respetivo hospital, em Lisboa, e a Santa Casa da Misericórdia da capital está interessada na aquisição. A Cruz Vermelha acredita que a venda pode acontecer até ao final do …

Tribunal de recurso absolve Benfica de jogo à porta fechada

O Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa absolveu o Benfica das penas de disputar um jogo à porta fechada e do pagamento de uma multa de 56.250 euros, pelo seu relacionamento com grupos organizados de …

Senadora da oposição declara-se Presidente interina da Bolívia. Morales fala no “golpe mais matreiro e nefasto da história”

A senadora da oposição Jeanine Áñez assumiu esta terça-feira a Presidência interina da Bolívia, depois da renúncia de Evo Morales, numa sessão parlamentar que decorreu sem a presença de representares do Movimento para o Socialismo. Segundo …

Cientistas implantaram chip no cérebro de um paciente para ajudá-lo a superar o vício em opióides

West Virginia é o Estado norte-americano com a maior taxa de mortes relacionadas com opióides. Agora, é também o primeiro a usar estimulação cerebral profunda para combater este vício. A Universidade de West Virginia, nos Estados …