Harper Lee, autora do clássico To Kill a Mockingbird, edita segundo romance 55 anos depois

A escritora norte-americana Harper Lee, de 88 anos, editará no verão de 2015 um novo romance, mais de meio século depois da estreia literária, “Mataram a cotovia” (“To Kill a Mockingbird”), anunciou a editora Harper Collins.

O romance, que sairá em julho, intitulado “Go set a watchman“, foi na verdade escrito por Harper Lee nos anos 1950 e só recentemente descoberto.

A editora descreve-o como uma sequela de “To Kill a Mockingbird”, por incluir muitas das personagens do primeiro romance: “É uma narrativa empolgante e comovente, sobre a relação entre um pai e uma filha, e sobre a vida deles numa pequena cidade do Alabama, durante as tensões raciais dos anos 1950”.

Harper Lee publicou “To Kill a Mockingbird” em 1960, um romance sobre racismo e preconceito nos anos da Grande Depressão, nos Estados Unidos. O livro conta a história de um advogado que defende um homem negro acusado de violar uma jovem branca.

O romance foi um sucesso, valeu o Prémio Pulitzer à autora, faz parte das leituras recomendadas nas escolas e está traduzido em mais de quarenta línguas.

Em Portugal, o livro foi publicado pela primeira vez em 1964, mas já teve várias edições e diferentes traduções: “Por favor, não matem a cotovia”, “Não matem a cotovia” e a mais recente “Mataram a cotovia“.

Harper Lee já disse estar “sensibilizada e maravilhada” com a decisão da publicação de “Go set a watchman”, porque a autora desconhecia que o romance tivesse sobrevivido tantas décadas.

Jonathan Burnham, vice-presidente da Harper Collings, descreve o lançamento como “um extraordinário evento literário” e um “presente para os muitos fãs e leitores de ‘To Kill a Mockingbird’”.

O romance deu origem ainda a um filme, em 1962, “To Kill a Mockingbird” (“Na sombra e no silêncio“, em Portugal), de Robert Mulligan, protagonizado por Gregory Peck e Mary Badham, que interpreta o papel de sua filha.

A primeira edição de “Go set a watchman” vai ter uma tiragem de dois milhões de exemplares e edição em ebook, de acordo com a informação divulgada pela editora.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

China encontra traços do coronavírus em asas de frango importadas do Brasil

Traços do novo coronavírus foram encontrados em asas de frango importadas do Brasil, na cidade de Shenzhen, no sul da China, noticiou, esta quinta-feira, um jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). Os traços foram detetados …

Denúncia de Rui Pinto leva a congelamento de conta bancária da Doyen

Oito milhões de euros que estavam numa conta bancária do fundo de investimento Doyen foram congelados pelas autoridades portuguesas. Uma denúncia do whistleblower português Rui Pinto levou o fundo a ser investigado por suspeitas de fraude …

Preocupado com a Bielorrúsia, Macron ligou a Putin (e aproveitaram para falar da vacina russa)

O Presidente francês, Emmanuel Macron, manifestou esta quarta-feira ao seu homólogo russo, Vladimir Putin, "uma preocupação muito grande" quanto à situação na Bielorrússia após a reeleição do chefe de Estado autoritário bielorrusso, Alexander Lukashenko. Segundo indicou …

Obras do Hospital Militar de Belém custaram mais do triplo do valor estimado

As obras no Hospital Militar de Belém, em Lisboa, custaram mais do valor inicialmente estimado, avançou o Diário de Notícias esta quarta-feira. De acordo com o jornal, estava inicialmente previsto que a reabilitação de três …

Autópsia a Valentina revela descolamento do crânio

A autópsia a Valentina, a menina de 9 anos encontrada morta na serra D’el Rei, em Peniche, distrito de Leiria, em meados de maio, revela descolamento do crânio, avança esta quinta-feira o Correio da Manhã. …

Rio pede "coerência" na lotação do Avante e faz comparação com estádios

O líder do PSD pronunciou-se sobre a lotação da festa do Avante, lembrando que, se for reduzida para metade, isso é o mesmo que os estádios do FC Porto ou do Sporting estarem cheios. Na sua …

Juiz Carlos Alexandre desiste de queixa contra Rui Pinto

A proposta do Ministério Público (MP) para que o pirata informático não continuasse a ser investigado dependia da autorização do "super-juiz", avança o Correio da Manhã. De acordo com o Correio da Manhã, o juiz Carlos …

Surto na Nova Zelândia faz 17 novas infeções (e não se sabe de onde veio)

Após 102 dias sem casos de covid-19, a Nova Zelândia registou um novo surto na sua maior cidade, Auckland. O número de infeções subiu para 17, mas não se sabe de onde veio. De acordo com …

Ameaças de morte a deputadas. Bloco vai fazer queixa ao Ministério Público

O Bloco de Esquerda vai apresentar duas queixas ao Ministério Público, uma por cada deputada ameaçada no e-mail enviado à SOS Racismo. A Polícia Judiciária está a investigar um e-mail enviado a um grupo de dez …

Siza Vieira garante que subida do salário mínimo não foi discutida à Esquerda

O ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, garantiu, em entrevista ao Observador, que uma eventual subida do Salário Mínimo Nacional (SMN) não foi discutida com os partidos de Esquerda. "O …