Morreu Hans-Dietrich Genscher, o MNE da reunificação alemã

Liberale / Flickr

Hans-Dietrich Genscher, MNE da reunificação alemã

Hans-Dietrich Genscher, MNE da reunificação alemã

O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros alemão Hans-Dietrich Genscher, arquiteto da reunificação da Alemanha, morreu esta quinta-feira à noite, com 89 anos.

Antigo responsável do Partido Liberal e chefe da diplomacia durante quase 20 anos morreu de paragem cardíaca, “rodeado pela família”, na sua residência, em Wachtberg-Pech (oeste), precisou o seu gabinete em comunicado.

Informado da notícia durante uma conferência de imprensa, o porta-voz do governo de Angela Merkel, Stephen Seibert, disse sentir-se “demasiado pequeno” perante esse “grande europeu e grande alemão”, que “influenciou como poucos a história da Alemanha”.

Ao longo dos 18 anos em que dirigiu o Ministério dos Negócios Estrangeiros (1974-1992), Hans-Dietrich Genscher multiplicou esforços para aplicar a “Ostpolitik“, a política de aproximação à Europa de Leste comunista, recusando diabolizar a União Soviética e negociando para, quando possível, atenuar a Guerra Fria e a corrida ao armamento.

Reconhecendo muito cedo a oportunidade que a Perestroika soviética representava, o MNE anunciou a 30 de setembro de 1989, em Praga, que as autoridades checas permitiriam a centenas de refugiados da Alemanha de Leste (RDA) comunista chegar à Alemanha ocidental, o que marcou uma primeira brecha na “cortina de ferro”.

O apogeu da carreira de Genscher chegou pouco depois, em setembro de 1990, com o tratado dos “Dois mais Quatro” que libertou a Alemanha da tutela dos Estados Unidos, União Soviética, França e Reino Unido imposta desde o final da II Guerra Mundial. Quinze dias depois da assinatura desse tratado, a Alemanha foi reunificada.

Numa entrevista em 2010, o decano da política externa alemã insurgiu-se contra afirmações de que a Alemanha, embora já não dividida por um muro, continuava a viver com muros na cabeça dos cidadãos.

“Os jovens no leste sabem que os seus pais e avós têm um passado dividido, mas o futuro é um futuro comum“, afirmou, acrescentando que “claro que ainda há muros em algumas cabeças, antigamente também falávamos de cabeças de betão, mas o sentimento é bem diferente”.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …

Irão corta acesso à Internet após protestos contra a subida do preço da gasolina

O Irão cortou o acesso à internet no sábado, após os protestos contra o aumento do preço da gasolina, que provocaram fortes confrontos entre manifestantes e forças de segurança. O Irão cortou o acesso à internet …

A maior parte das Testemunhas de Jeová não apresenta queixa em caso de abuso sexual. Mas uma nova lei pode alterar essa realidade

Em casos de abuso sexual dentro organização religiosa Testemunhas de Jeová, a maior parte das vítimas não acusa os agressores por receio de serem excluídas, revelou um artigo da Vice. Agora, uma nova lei norte-americana, …

Hong Kong. Agente atingido por flecha e operação policial reforçada com canhão de água

Um polícia foi atingido numa perna por uma flecha lançada por manifestantes antigovernamentais e pró-democracia, informaram as forças de segurança, que reforçaram a operação no local com um canhão de água. Um polícia foi atingido …

Príncipe André nega ter abusado sexualmente de jovem de 17 anos

O príncipe André, filho de Isabel I, é acusado de ter abusado sexualmente de Virginia Giuffre, uma jovem que na altura tinha 17 anos. O caso remonta ao dia 10 de março de 2001 e, este …

FC Porto tira pão da boca ao Sporting ao desviar central brasileiro

Os 'dragões' podem estar perto de chegar a acordo para a transferência de Gustavo Henrique. O central do Santos estava em negociações com o Sporting, mas uma forte investida do FC Porto, pode ter mudado …

Será que os cães conseguem farejar uma gravidez?

Já ouvimos falar de cães a farejar bombas e de cães a farejar cancro. E quanto à gravidez, o que poderá o nariz de um cão dizer? Há várias mulheres grávidas a relatar que o cão …