Morreu Gianluca Vialli, o jogador mais caro da História do futebol

(dr) Juventus

O ex-futebolita Gianluca Vialli.

O antigo futebolista e treinador italiano Gianluca Vialli morreu, esta sexta-feira, aos 58 anos, vítima de um cancro no pâncreas. A notícia foi confirmada pela Federação Italiana de Futebol.

No dia 14 de dezembro, Vialli anunciou a suspensão das suas atividades na seleção italiana para combater “uma nova fase da doença”. Na altura, após uma “longa e difícil discussão com a maravilhosa equipa de oncologistas”, decidiu suspender os seus compromissos profissionais presentes e futuros.

O italiano lutava contra o cancro desde 2018. Embora tivesse melhorado em 2020, o cancro voltou a surgir no ano passado.

No final da sua carreira, esteve brevemente como treinador à frente do Chelsea, passando pelo Watford, antes de se tornar dirigente na seleção italiana a partir de 2019, quando já lutava contra o cancro no pâncreas.

Num documentário em 2021, Vialli descreveu a sua doença como sendo “um companheiro de viagem indesejado, mas é necessário seguir em frente e esperar que ele se canse”.

Ao longo da carreira de futebolista, representou clubes como Juventus, Sampdoria e Chelsea. Foi precisamente a sua transferência da Sampdoria para a Juventus, na época de 1992/93, que é considerada a transferência mais valiosa de sempre da História do futebol.

A ‘vecchia signora’ pagou, na altura, 16,5 milhões de euros. No entanto, se ajustarmos a inflação à de 2020 — altura em que os dados foram recolhidos — a transferência de Vialli para Turim estaria avaliada em cerca de 257 milhões de euros, o maior valor alguma vez pago por um jogador.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.