Morreu George Blake, um dos agentes duplos mais famosos da Guerra Fria

O ex-agente duplo britânico George Blake, a “famosa toupeira” que espionou para o KGB soviético na década de 1950 antes de se mudar para o Leste, morreu aos 98 anos, anunciaram este sábado agências de notícias russas.

“Hoje, o lendário oficial dos serviços secretos (…) George Blake já não existe. Amava, sinceramente, o nosso país, admirava as realizações do nosso povo durante a Segunda Guerra Mundial”, disse o porta-voz da agência estatal TASS para o Serviço de Inteligência Externa da Rússia (SVR), Sergei Ivanov.

Ex-membro da resistência na Holanda durante a Segunda Guerra Mundial e então agente do MI6, George Blake ofereceu os seus serviços aos soviéticos na década de 1950, após testemunhar bombardeios americanos sobre as populações civis na Coreia.

Forneceu os nomes de centenas de agentes ao KGB e revelou a existência de um túnel secreto em Berlim Oriental usado para espionar os soviéticos.

Denunciado por um agente duplo polaco, George Blake foi condenado, em 1961, a 42 anos de prisão na Grã-Bretanha. Cinco anos depois, conseguiu escapar da prisão com a ajuda de uma escada de corda e dos seus companheiros de cela.

Em fuga, George Blake consegue cruzar a Cortina de Ferro através da República Democrática Alemã (RDA) e estabelece-se no Leste. Celebrado como herói em Moscovo, foi premiado com o posto de coronel pelos serviços secretos russos.

Apesar da queda da URSS, à qual dedicou a sua vida, nunca se arrependeu das suas ações.

George Blake era o último sobrevivente de uma famosa geração de agentes duplos britânicos, “toupeiras” que a URSS conseguiu recrutar durante a Guerra Fria.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

França 1-0 Alemanha | Gauleses cantam de galo em Munique

A França, campeã mundial e vice-campeão europeia em título, venceu hoje a Alemanha por 1-0, em encontro da primeira jornada do Grupo F do Euro2020, disputado na Allianz Arena, em Munique. Um autogolo de Mats Hummels, …

Nunca chegou a vaguear no mar. Ford encontra mensagem centenária em garrafa numa estação de comboios nos EUA

Há muitas mensagens engarrafadas que começam e terminam a sua vida em barcos, na costa ou até mesmo no mar. Recentemente, a Ford Motor Company encontrou uma mensagem numa garrafa na antiga Estação Central de …

Há uma estranha petição a pedir que Jeff Bezos compre a Mona Lisa (e a coma)

Está a circular na Internet uma estranha petição que incentiva Jeff Bezos, fundador da Amazon, a comprar o quadro da Mona Lisa para o comer. A petição online "Queremos que Jeff Bezos compre e coma a …

Depois da reforma de Magawa, há uma nova recruta de ratos gigantes que detetam minas no Camboja

O Camboja recrutou uma nova equipa de ratos farejadores de minas para substituir os já "aposentados", num esforço para impulsionar as operações de desminagem no país. O país, atormentado durante décadas por munições não detonadas, recrutou …

Coca-Cola responde a Ronaldo: "Toda a gente tem direito às suas preferências"

Depois de Cristiano Ronaldo ter afastado duas garrafas de Coca-Cola durante uma conferência de imprensa, a marca respondeu ao jogador, dizendo que "toda a gente tem direito às suas preferências de bebidas". Numa conferência de imprensa …

Mochila voadora elétrica passa no primeiro teste em praia australiana

Qualquer um dava tudo para poder voar. Recentemente, uma startup australiana revelou o vídeo do primeiro voo de teste do seu dispositivo voador pessoal, com uma configuração totalmente elétrica que o torna mais amigo do …

"Lamento profundamente." Ex-diretor da BBC pede desculpas ao Príncipe William pela entrevista com Diana

Tony Hall, ex-diretor geral da BBC, lamentou "profundamente a dor" que a entrevista feita em 1995 a Diana de Gales causou ao príncipe William. O ex-diretor geral da rede BBC Tony Hall expressou, esta terça-feira, …

Fernando Santos: "O jogo esteve muito difícil"

Falta de eficácia durante a primeira parte poderia ter estragado os planos da campeã europeia, no jogo contra a Hungria. Portugal ganhou contra a Hungria por 3-0 mas, até aos 83 minutos, não houve golos em …

A partir de 2024, clientes vão pagar taxa pelas embalagens de take away

A partir de 2024, os clientes que comprarem comida através do take away vão passar a pagar uma taxa sobre as embalagens. A notícia é avançada esta terça-feira pelo Jornal de Notícias, que adianta que o …

Primeira-ministra da Nova Zelândia diz ter sido enganada por autora de biografia

A primeira-ministra da Nova Zelândia distanciou-se na segunda-feira do livro "Jacinda Ardern: Liderar com Empatia", a sua mais recente biografia, alegadamente baseado em entrevistas exclusivas. Esta é a terceira biografia sobre Jacinda Ardern. As duas primeiras, …