/

Morreu Gal Costa

1

Uma das cantoras brasileiras mais conhecidas tinha 77 anos. Causa da morte ficou por revelar.

O Brasil ficou mais pobre culturalmente nesta quarta-feira. O mundo da música – e não só – lamenta a morte de Gal Costa.

Uma das cantoras brasileiras mais conhecidas tinha 77 anos e faleceu de manhã, revelou a assessoria de imprensa de Gal Costa – que não divulgou a causa da morte.

Gal já tinha cancelado à última hora a sua participação no festival Primavera Sound (de São Paulo), no sábado passado.

A justificação oficial foi a necessidade de recuperação de operação ao nariz (retirou um nódulo), realizada há dois meses. A cantora não aparecia num palco desde essa cirurgia, em Setembro.

Havia diversas actuações marcadas para os próximos meses, duas delas em Portugal.

A baiana Maria da Graça Costa Penna Burgos, conhecida mais tarde como Gal Costa, estava ligada à música desde criança, incentivada pela sua mãe.

Enquanto trabalhou numa loja de discos, ainda muito jovem, apaixonou-se pela obra de João Gilberto.

Conheceu depois Caetano Veloso – parceria eterna – e na década 1960 a sua carreira “explodiu”, sendo próxima de Maria Bethânia e Gilberto Gil.

Precisamente Gal Costa, Caetano, Bethânia e Gilberto formaram o famoso grupo Doces Bárbaros, na década seguinte.

Uma das vozes do movimento tropicalista e um dos nomes mais fortes da Música Popular Brasileira, cantou músicas de Chico Buarque ou Milton Nascimento, entre outros.

Por cá, Gal Costa será sempre associada ao grande sucesso Um dia de domingo, em dueto com Tim Maia, e a Modinha para Gabriela, que abria a primeira telenovela brasileira transmitida em Portugal, Gabriela.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

1 Comment

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.