Morreu a ex-dirigente do PCP Laura Serra, aos 96 anos

José Sena Goulão / Lusa

A militante e ex-dirigente do PCP Laura Serra morreu na terça-feira aos 96 anos, anunciou o secretariado do comité central dos comunistas.

Laura Serra nasceu a 4 de outubro de 1924, em Lisboa, “filha de uma família operária”, iniciou a sua vida profissional como costureira, aderiu ao PCP e “passou a funcionária em 1947, com Jaime Serra, seu companheiro”, que fez 100 anos em 22 de janeiro, segundo uma nota do secretariado.

Entre 1958 e 1960, “teve trabalho de organização como responsável de células de empresa no setor têxtil, no Norte do país” e, a seguir ao 25 de Abril de 1974, teve funções nos serviços de extinção da PIDE, tendo pertencido à Organização Regional de Setúbal e da Beira Litoral, e trabalhou no Gabinete Central de Organização.

“Laura Serra viveu uma vida intensa. A dureza da vida clandestina, o nascimento de três filhos na clandestinidade, a prisão em casa pela PIDE com duas filhas, que um esbirro da polícia levaria, depois, perante o pai preso como forma de chantagem, a vida em comum sempre no sobressalto da repressão iminente, o dilema da procura da proteção das crianças e do partido e a dor da separação dos filhos e as prisões do companheiro”, lê-se na nota do secretariado do comité central do partido.

O PCP recordou “o percurso” de Laura Serra “de alguém que abraçou a causa da luta do PCP nas circunstâncias mais rigorosas, com a dedicação mais profunda, com opções muito difíceis”.

O funeral realiza-se na sexta-feira, às 13h00, no cemitério do Alto de S. João, em Lisboa.

Lusa // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Irão já está a enriquecer urânio a 60%

O Irão avisou e já está a cumprir. Menos de uma semana depois de ter acusado Israel de um ataque contra a sua principal central nuclear, o país diz estar a enriquecer urânio com uma …

Salvini vai a julgamento em Itália por bloqueio de migrantes em navio

Matteo Salvini, líder do partido de extrema-direita italiano Liga, vai ser julgado por acusações de sequestro pela sua decisão de impedir o desembarque de 147 migrantes resgatados no Mediterrâneo pela Open Arms, em agosto de …

Maldivas ponderam oferecer vacinas aos turistas

As Maldivas estão a ponderar dar aos turistas a vacina contra covid-19 quando chegarem para férias, de modo a incentivar o turismo. As Maldivas estão prontas para enfrentar a concorrência acessa assim que o turismo reabrir …

SOS Racismo diz que SEF atentava contra direitos dos imigrantes e aplaude extinção

O Governo decidiu extinguir o SEF e substituí-lo pelo novo Serviço de Estrangeiros e Asilo, com diferentes moldes de funcionamento. A associação SOS Racismo congratulou-se este sábado com a extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras …

Vem aí a Transporter, a van elétrica (e totalmente autónoma) para serviços de entregas

A Mobileye, uma subsidiária da Intel, fechou uma parceria com a startup Udelv para lançar um serviço de entregas em grande escala e com veículos totalmente autónomos já em 2023. A Mobileye, uma subsidiária da Intel …

Ensino à distância roubou a muitos universitários a licenciatura de que estavam à espera

A pandemia de covid-19 obrigou o ensino superior a reinventar-se e se alguns cursos conseguiram adotar o modelo online sem prejuízos, noutros casos o ensino a distância impediu aulas práticas, roubando aos estudantes a licenciatura …

Fernando Medina de pedra e cal em Lisboa. Carlos Moedas não ameaça socialista

Numa sondagem feita pela Intercampus para o jornal Novo, a coligação PSD-CDS surge mais de 20 pontos percentuais abaixo do provável recandidato socialista.  Fernando Medina poderá reforçar em cinco pontos percentuais a votação que teve em …

No Brasil, mais de 40 pessoas foram vacinadas por engano contra a covid-19

O caso está a gerar polémica no Brasil, uma vez que, entre o grupo vacinado, está uma grávida e crianças com idades entre os seis meses e seis anos. Um total de 46 pessoas que precisavam …

O último adeus ao príncipe Filipe, duque de Edimburgo

O funeral do príncipe Filipe, que faleceu há uma semana com 99 anos, esteve em preparação durante 18 anos. O próprio duque de Edimburgo esteve envolvido no seu último adeus, que se realizou este sábado …

Qual foi o dia "mais aborrecido" da História? Um cientista de computação respondeu

Qual foi o dia mais aborrecido da História? Em 2010, um cientista de computação decidiu investigar e chegou a uma resposta: 11 de abril de 1954. Em 2010, o cientista de computação William Tunstall-Pedoe decidiu usar …