/

Morreu D. Manuel Martins, o “bispo vermelho”

Manuel de Almeida / Lusa

D. Manuel Martins, bispo emérito de Setúbal

Manuel Martins, bispo de Setúbal entre 1975 e 1998, morreu hoje, aos 90 anos, informou a Diocese de Setúbal.

Um comunicado da Diocese de Setúbal informou que Manuel Martins “faleceu hoje, às 14h05, acompanhado dos seus familiares e após receber a Santa Unção” de um pároco local, sem referir o local da morte.

Manuel Martins foi o primeiro bispo de Setúbal, nomeado em 1975. Durante a crise dos anos 80, Manuel Martins chegou a ser conhecido por “bispo vermelho” pelas denúncias que fez de situações de pobreza e de fome na região.

O “bispo dos pobres”, como também ficou conhecido, nasceu a 20 de Janeiro de 1927, em Leça do Balio, Matosinhos, e foi ordenado sacerdote em 1951, após formação nos seminários do Porto e frequência do curso de Direito Canónico na Universidade Gregoriana, em Roma.

Foi pároco de Cedofeita, no Porto, entre 1960 e 1969, e vigário-geral da diocese de Setúbal em 1969, até ser nomeado bispo, em 1975. Em 1998, o Papa João Paulo II aceitou o seu pedido de resignação do episcopado.

Em Março deste ano, o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, saudou o percurso de vida de D. Manuel Martins, que hoje terminou, aos 90 anos.

O primeiro-ministro lamentou hoje a morte do bispo emérito de Setúbal Manuel Martins, uma “grande referência da consciência social”, afirmando que a “melhor homenagem à sua memória é a ação pela erradicação da pobreza”.

“É com tristeza que recebo a notícia do falecimento de D. Manuel Martins, grande referência da consciência social. A melhor homenagem à sua memória é a ação pela erradicação da pobreza”, afirmou António Costa, numa mensagem enviada à Lusa.

Não foram divulgadas, por enquanto, informações sobre o funeral.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.