Morreu a atriz e argumentista brasileira Fernanda Young, aos 49 anos

Twitter

Fernanda Young

A atriz, escritora, argumentista e apresentadora brasileira Fernanda Young morreu no domingo aos 49 anos, vítima de uma crise aguda de asma seguida de paragem respiratória.

Fernanda Young, que sofria de asma desde a adolescência, começou a sentir falta de ar no fim da tarde de sábado, segundo Rosário Gondim, amiga da escritora, que mora na cidade Gonçalves, em Minas Gerais, onde a mesma faleceu, noticiou O Globo. Tinha quatro filhas: duas gémeas de 19 anos, uma menina de 10 e um menino de nove anos.

Ainda em casa, houve tentativa de reanimação da atriz, com massagem cardíaca, mas esta acabou por falecer no hospital local. O funeral foi realizado na tarde de domingo, no cemitério Congonhas, em São Paulo. Ocorreu sem a presença da imprensa, ao som de Madonna, que tocava no telemóvel de um dos presentes.

Nascida em Niterói, estado do Rio de Janeiro, começou a carreira na televisão em 1995, na série A comédia da vida privada, uma adaptação de textos de Luís Fernando Veríssimo, que assinou com o marido Alexandre Machado e foi exibida pela Rede Globo. Em 1996 publicou o primeiro livro, Vergonha dos pés, pela editora Objetiva.

Em 2001, lançou um dos seus maiores sucessos na televisão, a série Os normais, também com o marido, bem como a respetiva adaptação ao cinema. Assinou também os roteiros de Bossa nova (2000) e Muito gelo e dois dedos d’água (2006), ainda em parceira com Alexandre Machado.

Colunista d’O Globo, integrou o painel do programa Saia Justa, no GNT, ao lado da cantora Rita Lee, da atriz Marisa Orth e da jornalista Mônica Waldvogel, entre 2002 e 2004.

A LeYa Brasil, editora do seu último livro, Pós-F.: Para além do masculino e do feminino, deve adiantar a publicação de um romance inédito, inicialmente previsto para novembro, com o título Posso pedir perdão, só não posso deixar de pecar. O livro foi escrito por Fernanda Young aos 17 anos e encontrado recentemente pela própria, que voltou a trabalhar o texto original.

A editora também tem em mãos um romance que a autora escrevia quando encontrou os originais de seu primeiro livro, que deve ser lançado posteriormente.

A última produção assinada por Fernanda Young e por Alexandre Machado foi a minissérie Shippados, em exibição na Globoplay. A atriz estava a preparar a estreia da peça Ainda Nada de Novo, que protagonizaria ao lado de Fernanda Nobre, e que iria subir ao palco em São Paulo a 12 de setembro.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dez rinocerontes brancos assassinados por caçadores furtivos em reserva queniana

Dez rinocerontes brancos foram assassinados por caçadores furtivos na reserva queniana de Lewa, no condado de Neru, segundo um comunicado publicado na segunda-feira pelo parque. Os caçadores furtivos atacaram na noite do passado sábado a reserva …

Inscrições nas pinturas rupestres de Foz Côa custam 125 mil euros a ciclistas

O Ministério Público (MP) deduziu acusação contra dois indivíduos que fizeram várias inscrições numa rocha do Parque Arqueológico do Vale do Côa classificado como Património Mundial pela UNESCO. O caso aconteceu durante um passeio de BTT …

Governo lança em 2020 campanha de sensibilização para o consumo de "informação séria"

O Governo anunciou na segunda-feira o lançamento, no início de 2020, de uma campanha de sensibilização que visa a convivência democrática entre uma "comunicação social livre e uma população formada e capaz de exigir e …

Novo Star Wars pode causar ataques epilépticos

A Walt Disney Studios e Epilepsy Foundation publicaram na sexta-feira passada um aviso a dar conta de que Star Wars: Rise of Skywalker contém "várias sequências de imagens com luzes intermitentes que podem afetar quem …

Arqueólogos ativaram (acidentalmente) as "bombas de mau cheiro" mais antigas do mundo

Arqueólogos do Reino Unido lançaram acidentalmente as "bombas de cheiro mais antigas do mundo" quando descobriram ovos de galinha com cerca de 1.700 anos. Durante o longo trabalho de escavação na cidade de Aylesbury, no condado …

Timor atribui nacionalidade a Max Stahl. Jornalista é reconhecido por luta pela libertação do país

O Parlamento Nacional timorense deliberou esta terça-feira, por unanimidade, atribuir a nacionalidade ao jornalista britânico Max Stahl, que filmou o massacre de Santa Cruz, em reconhecimento pelo seu papel na luta pela libertação de Timor-Leste. "É …

Benfica 3 - 0 Zenit | “Pizzão” aos russos vale Liga Europa

O Benfica garantiu o apuramento para a Liga Europa. A formação “encarnada” precisava de um enquadramento especial de resultados e tal acabou por acontecer. O Lyon empatou em casa com o Leipzig, enquanto a formação portuguesa …

Aldeia francesa proíbe habitantes de "morrer em suas casas aos sábados, domingos e feriados"

A presidente da junta de La Gresle, Isabelle Dugelet, assinou um decreto improvável que impede que os habitantes da aldeia francesa de morrer em casa aos fins de semana e feriados. "É proibido que os habitantes …

Lisboa-Porto por cinco euros. CP oferece 80% de desconto no Natal

A CP - Comboios de Portugal está a oferecer descontos de 80% em mais de 4.500 viagens de comboio até 15 de janeiro. Quem viajar de comboio no período de Natal e Ano Novo terá …

Transformer da vida real. Aquanaut é o robô que se transforma em submarino debaixo de água

https://vimeo.com/378556715 Um transformer da vida real: o novo robô autónomo Aquanaut consegue mudar de fisionomia num abrir e fechar de olhos. Num momento assume uma forma humanóide, semelhante a uma sereia, e no outro uma forma …