Morreu a atriz e argumentista brasileira Fernanda Young, aos 49 anos

Twitter

Fernanda Young

A atriz, escritora, argumentista e apresentadora brasileira Fernanda Young morreu no domingo aos 49 anos, vítima de uma crise aguda de asma seguida de paragem respiratória.

Fernanda Young, que sofria de asma desde a adolescência, começou a sentir falta de ar no fim da tarde de sábado, segundo Rosário Gondim, amiga da escritora, que mora na cidade Gonçalves, em Minas Gerais, onde a mesma faleceu, noticiou O Globo. Tinha quatro filhas: duas gémeas de 19 anos, uma menina de 10 e um menino de nove anos.

Ainda em casa, houve tentativa de reanimação da atriz, com massagem cardíaca, mas esta acabou por falecer no hospital local. O funeral foi realizado na tarde de domingo, no cemitério Congonhas, em São Paulo. Ocorreu sem a presença da imprensa, ao som de Madonna, que tocava no telemóvel de um dos presentes.

Nascida em Niterói, estado do Rio de Janeiro, começou a carreira na televisão em 1995, na série A comédia da vida privada, uma adaptação de textos de Luís Fernando Veríssimo, que assinou com o marido Alexandre Machado e foi exibida pela Rede Globo. Em 1996 publicou o primeiro livro, Vergonha dos pés, pela editora Objetiva.

Em 2001, lançou um dos seus maiores sucessos na televisão, a série Os normais, também com o marido, bem como a respetiva adaptação ao cinema. Assinou também os roteiros de Bossa nova (2000) e Muito gelo e dois dedos d’água (2006), ainda em parceira com Alexandre Machado.

Colunista d’O Globo, integrou o painel do programa Saia Justa, no GNT, ao lado da cantora Rita Lee, da atriz Marisa Orth e da jornalista Mônica Waldvogel, entre 2002 e 2004.

A LeYa Brasil, editora do seu último livro, Pós-F.: Para além do masculino e do feminino, deve adiantar a publicação de um romance inédito, inicialmente previsto para novembro, com o título Posso pedir perdão, só não posso deixar de pecar. O livro foi escrito por Fernanda Young aos 17 anos e encontrado recentemente pela própria, que voltou a trabalhar o texto original.

A editora também tem em mãos um romance que a autora escrevia quando encontrou os originais de seu primeiro livro, que deve ser lançado posteriormente.

A última produção assinada por Fernanda Young e por Alexandre Machado foi a minissérie Shippados, em exibição na Globoplay. A atriz estava a preparar a estreia da peça Ainda Nada de Novo, que protagonizaria ao lado de Fernanda Nobre, e que iria subir ao palco em São Paulo a 12 de setembro.

TP, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estúdios de tatuagens podem reabrir na segunda-feira

Os estúdios de tatuagens e de ‘bodypiercing’ vão poder reabrir na segunda-feira juntamente com outros serviços de atendimento ao público e comerciais, mas terão de funcionar mediante marcação prévia e cumprindo as regras sanitárias. Na resolução …

As rãs de cristal revelaram uma nova forma de camuflagem

As rãs de cristal são bem conhecidas pela sua pele transparente, mas, até agora, o motivo desta curiosa característica não tinha recebido atenção experimental. Uma equipa de cientistas da Universidade de Bristol, no Reino Unido, da …

Pescador encontra destroços de navio que terá naufragado há mais de 200 anos

Arqueólogos mexicanos localizaram os destroços de um navio na costa do estado de Quintana Roo, no México, e acreditam que o mesmo terá naufragado há mais de 200 anos. De acordo com a BBC, o naufrágio …

Bloco apoia travão ao desconfinamento na região de Lisboa

O Bloco de Esquerda apoiou o adiamento do levantamento de restrições impostas pela pandemia na região de Lisboa e Vale do Tejo, destacando que é importante aumentar a vigilância nas empresas de construção e trabalho …

Descoberto "cemitério" de mamutes nos arredores da Cidade do México

Investigadores descobriram um "cemitério" com cerca de 60 mamutes nos arredores da Cidade do México, avança o Instituto Nacional de Antropologia e História (INAH) do país. De acordo com o site Live Science, a descoberta aconteceu, …

David Luiz confirma rumores. Regresso "vai acontecer se o presidente permitir e os adeptos quiserem"

David Luiz confirmou este sábado os rumores que davam conta que o Benfica e o jogador estavam a negociar um eventual regresso do brasileiro à Luz. Em entrevista ao desportivo Record, David Luiz confirmou a …

Cães treinados para proteger animais selvagens salvam 45 rinocerontes

Há inúmeras razões que explicam o motivo pelo qual os cães são conhecidos como o melhor amigo do Homem. Além de leais e inteligentes, dão sempre o corpo às balas, mesmo nos piores momentos. Quarenta e …

Fez-se história. Foguetão da SpaceX lançado com sucesso rumo à EEI

O primeiro foguetão concebido e construído por uma empresa privada, a SpaceX, de Elon Musk, levando a bordo dois astronautas foi lançado este sábado na presença do Presidente do Estados Unidos, Donald Trump. O lançamento decorreu …

"A Rússia não permitirá a privatização da Lua", avisa Roscosmos

A Rússia não permitirá a privatização da Lua, independentemente de quem avance a iniciativa, avisou o chefe da agência espacial russa (Roscosmos), Dmitri Rogozin, em entrevista ao jornal Komsomólskaya Pravda. "Não permitiremos que ninguém privatize a …

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar. A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das …