Morreu a atriz e argumentista brasileira Fernanda Young, aos 49 anos

Twitter

Fernanda Young

A atriz, escritora, argumentista e apresentadora brasileira Fernanda Young morreu no domingo aos 49 anos, vítima de uma crise aguda de asma seguida de paragem respiratória.

Fernanda Young, que sofria de asma desde a adolescência, começou a sentir falta de ar no fim da tarde de sábado, segundo Rosário Gondim, amiga da escritora, que mora na cidade Gonçalves, em Minas Gerais, onde a mesma faleceu, noticiou O Globo. Tinha quatro filhas: duas gémeas de 19 anos, uma menina de 10 e um menino de nove anos.

Ainda em casa, houve tentativa de reanimação da atriz, com massagem cardíaca, mas esta acabou por falecer no hospital local. O funeral foi realizado na tarde de domingo, no cemitério Congonhas, em São Paulo. Ocorreu sem a presença da imprensa, ao som de Madonna, que tocava no telemóvel de um dos presentes.

Nascida em Niterói, estado do Rio de Janeiro, começou a carreira na televisão em 1995, na série A comédia da vida privada, uma adaptação de textos de Luís Fernando Veríssimo, que assinou com o marido Alexandre Machado e foi exibida pela Rede Globo. Em 1996 publicou o primeiro livro, Vergonha dos pés, pela editora Objetiva.

Em 2001, lançou um dos seus maiores sucessos na televisão, a série Os normais, também com o marido, bem como a respetiva adaptação ao cinema. Assinou também os roteiros de Bossa nova (2000) e Muito gelo e dois dedos d’água (2006), ainda em parceira com Alexandre Machado.

Colunista d’O Globo, integrou o painel do programa Saia Justa, no GNT, ao lado da cantora Rita Lee, da atriz Marisa Orth e da jornalista Mônica Waldvogel, entre 2002 e 2004.

A LeYa Brasil, editora do seu último livro, Pós-F.: Para além do masculino e do feminino, deve adiantar a publicação de um romance inédito, inicialmente previsto para novembro, com o título Posso pedir perdão, só não posso deixar de pecar. O livro foi escrito por Fernanda Young aos 17 anos e encontrado recentemente pela própria, que voltou a trabalhar o texto original.

A editora também tem em mãos um romance que a autora escrevia quando encontrou os originais de seu primeiro livro, que deve ser lançado posteriormente.

A última produção assinada por Fernanda Young e por Alexandre Machado foi a minissérie Shippados, em exibição na Globoplay. A atriz estava a preparar a estreia da peça Ainda Nada de Novo, que protagonizaria ao lado de Fernanda Nobre, e que iria subir ao palco em São Paulo a 12 de setembro.

TP, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.