//

Morreu aos 97 anos o mais velho actor de teatro do mundo (ou talvez não)

(dr) cotidianul.ro

O lendário Radu Beligan eetinha o recorde do Guiness de actor de teatro mais velho do mundo

O lendário Radu Beligan eetinha o recorde do Guiness de actor de teatro mais velho do mundo…

A lenda romena Radu Beligan, que detinha o recorde do Guiness como o ator de teatro mais velho do mundo, morreu hoje aos 97 anos num hospital da capital, Bucareste, informou a equipa médica.

Depois de uma carreira produtiva de mais de 70 anos, o lendário Radu Beligan morreu enquanto dormia, referiu o diretor do hospital Elias, em Bucareste..

A última atuação de Beligan foi em abril no Teatro Nacional em Bucareste, onde interpretou um papel na peça “Number Number” de Jean Anouilh, com lotação esgotada desde 2004.

Nascido a 18 de dezembro de 1918, Beligan estreou-se em 1937 em Bucareste numa versão teatral de ‘Crime e Castigo’ de Fiodor Dostoievsky.

O ator participou em mais de 100 peças e filmes, e tornou-se numa personalidade muito conhecida da televisão e da rádio.

Mas também foi criticado pelos círculos artísticos por ser membro do Comité Central do Partido Comunista Romeno entre 1969 e 1989.

Depois da queda do comunismo, foi forçado a deixar o cargo de diretor do Teatro Nacional em 1990, depois de protestos dos seus colegas.

Em dezembro de 2013, o Guinness World Records deu a Beligan o título de “profissional de teatro mais velho em atividade”.

Mas a nomeação não passou despercebida na Rússia, onde o actor Vladimir Zeldin celebrou em palco o seu 101.º aniversário, no início deste ano, num teatro da cidade de Moscovo.

Para Zeldin, a notícia da morte do actor mais velho do mundo é um pouco exagerada.

kremlin / Wikimedia

... mas o russo Vladimir Zeldin, de 101 anos, garante que o actor mais velho do mundo está vivo e bem de saúde

… mas o russo Vladimir Zeldin, de 101 anos, garante que o actor mais velho do mundo está vivo e bem de saúde

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.