Morreu o antigo governador do Banco de Portugal José Tavares Moreira

O antigo governador do Banco de Portugal José Tavares Moreira morreu esta terça-feira, divulgou a entidade numa nota publicada na sua página na internet.

José Alberto Tavares Moreira, antigo governador do Banco de Portugal, faleceu esta segunda-feira, no Porto, na sequência de doença prolongada, segundo uma nota divulgada pela sua família. O economista e antigo secretário de Estado tinha 75 anos. “Sobrevive-lhe a mulher, Maria Carmen Fernandes Cardoso Moreira e seis irmãos”, adianta o comunicado.

“Neste momento de perda e de consternação, o governador e os membros do Conselho de Administração do Banco de Portugal endereçam à família do doutor José Alberto Tavares Moreira o seu mais profundo pesar”, lê-se na nota do Banco de Portugal (BdP).

Economista e jurista, José Tavares Moreira fez o seu percurso profissional no setor bancário, tendo passado pelas administrações do Banco Pinto & Sotto Mayor, da Caixa Geral de Depósitos e do Central Banco de Investimento (CBI) da Caixa de Crédito Agrícola.

Foi secretário de Estado do Tesouro por duas vezes, tendo depois sucedido a Vítor Constâncio como governador do Banco de Portugal, cargo que exerceu entre 1986 e 1992. Depois disso ainda foi eleito deputado do PSD pelo círculo de Braga, entre 2002 e 2005. Atualmente, membro do Conselho Consultivo do Banco de Portugal.

O velório decorre esta terça-feira na Igreja da Misericórdia da Póvoa do Varzim e o funeral realiza-se esta quarta-feira, às 11h.

ZAP // Lusa

 

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.