Morreu o actor João Ricardo

(dr)

O actor e encenador João Ricardo, 53 anos, morreu esta quinta-feira, em Lisboa, disse à Lusa a agência do actor.

O actor João Ricardo, conhecido pelo seu trabalho na televisão, no teatro e no cinema, nasceu em 27 de maio de 1964, em Lisboa. Divorciado e pai de um único filho, dizia ser este a sua grande paixão e a razão por que nunca teria outros filhos.

Em diversas entrevistas, o actor confessou que teve uma vida difícil, tendo fugido de casa do pai numa noite em que este não o deixou entrar, porque não cumpriu a hora estipulada para voltar. Assim, aos 16 anos, João Ricardo viu-se a viver e a dormir na rua, e durante seis meses sustentou-se a fazer mímica na rua Augusta.

A sua carreira como actor iniciou-se em 1989, com uma participação especial na série de televisão “Caixa Alta”, da autoria de Tozé Martinho e Manuel Arouca, exibida na RTP.

Ainda na estação pública, o ator participou como ator convidado em “O quadro roubado” e “Nós os ricos”, com destaque de elenco principal em “Lelé e Zequinha” e “Cruzamentos”, aqui já com 35 anos, dez anos depois de ter iniciado actividade. Em 2003, teve a sua primeira participação fora da RTP, numa telenovela da TVI, intitulada “Coração Malandro”.

Continuou a participar em diversas séries nos três canais de televisão até 2010, ano em que assinou um contrato de exclusividade com a SIC e protagonizou uma das telenovelas com mais sucesso da estação, “Laços de Sangue”, onde interpretou Armando Coutinho, a sua personagem mais famosa.

No cinema fez parte dos elencos dos filmes “A passagem da noite” (2003), de Luís Filipe Rocha, “A costa dos murmúrios” (2004), de Margarida Cardoso, “Os meus espelhos” (2005), de Rui Simões, e ainda “Corrupção” (2007), “A corte do Norte” (2008) e “Filme do Desassossego” (2010), todos de João Botelho.

No teatro, teve uma colaboração regular com o Teatroesfera e com o Teatro Nacional D. Maria II, onde encenou “Sonho de uma noite de verão” (2004) e “A ilha encantada” (2005), de William Shakespeare. Foi também director artístico do Teatro de Carnide.

A sua carreira teatral conta ainda com a encenação, em 2002, do monólogo “A voz humana”, com Florbela Oliveira, e a participação em peças como “Ricardo II” e “Hamlet”, ambas em 2007.

Fez também teatro radiofónico, nomeadamente na série Teatro Sem Fios, da Antena 2, onde protagonizou “Três Parábolas da Possessão”, de Francisco Luís Parreira.

Além da representação e encenação, João Ricardo teve outras paixões como a natação, a escrita e a culinária. Tendo assumido em entrevistas que gostava de cozinhar e que tirara um curso de cozinha, confessou que tinha o sonho de abrir um restaurante.

O gosto pela escrita concretizou-o com um livro infantil, publicado em 2013 pela Dinalivro, com ilustrações de Ana Sofia Gonçalves, intitulado “Queres namorar comigo?”, que conta a história de um caracol que se apaixona por uma girafa.

No dia 07 de outubro de 2016 foi operado de urgência a um tumor no cérebro, depois de se ter sentido mal durante as gravações da novela “Rainha das Flores”.

Após a remoção do tumor e algumas sessões de radioterapia, o actor regressou à televisão e às filmagens integrando o elenco da novela “Espelho d’Água”, actualmente a ser transmitida pela SIC.

Foi também neste período que João Ricardo se dedicou a cumprir um sonho antigo — o de atravessar a nado o estreito de Gibraltar -, e começou a treinar duas vezes por dia, em piscina, com vista a preparar-se para fazer a travessia em dezembro de 2018.

No entanto, em maio deste ano, voltou a sentir-se mal e teve de abandonar tudo, incluindo a participação na novela, devido a uma reincidência do cancro que o obrigou a retomar tratamentos, de radio e quimioterapia.

No dia 26 de outubro, a agência do actor, a Layjan, fez um comunicado confirmando o reaparecimento do tumor. “O actor está em fase de tratamentos”, lia-se na página oficial de João Ricardo no Facebook. “Por ser uma doença complicada”, a agência pedia respeito por “esta fase menos boa da vida” do actor.

João Ricardo morreu ao final da tarde, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

// Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Lupin". Livros originais regressam aos mais vendidos com série na Netflix

Novo fenómeno da Netflix, a série francesa Lupin estreou a bater recordes no ecrã… e não só. Com o sucesso da adaptação moderna da história clássica do ladrão Arsène Lupin, os livros originais voltaram aos …

Escavações revelam canibalismo azteca durante invasão espanhola

Centenas de invasores espanhóis capturados na localidade azteca de Tecoaque em 1520 terão sido sacrificados e devorados pelos indígenas, motivando um posterior massacre ordenado pelo "conquistador" Hernan Cortés. Um estudo publicado pelo Instituto Nacional de Antropologia …

A carrinha NV350 da Nissan inaugura uma nova forma de teletrabalho

O teletrabalho pode tornar-se menos aborrecido graças à Nissan. A fabricante japonesa apresentou a sua carrinha NV350 através do YouTube, na semana passada. A empresa destacou a principal caraterística deste veículo: pode ser formatado para …

Hospitais estão no limite. Modelos computacionais podem ajudar a manter as portas abertas

Modelos computacionais podem ser aplicados para ajudar a fazer uma melhor gestão das camas disponíveis para o internamento de doentes infetados com o novo coronavírus. A covid-19 está a causar pressão nos serviços de saúde em …

Guardas diabólicas. Mulheres comuns pertenceram à SS (e torturaram outras em campo de concentração)

Prosseguir, torturar e matar judeus não foi uma ação impulsionada apenas por homens. Na altura da Segunda Guerra Mundial foram muitas as mulheres que se juntaram à SS para fiscalizar e realizar tarefas nos campos …

Sp. Braga 2-1 Benfica | Braga bate Benfica no jogo aéreo e volta à final da Taça da Liga

O Sporting de Braga venceu esta quarta-feira o Benfica por 2-1, com dois golos de cabeça, e vai defender o título na Taça da Liga em futebol na final de sábado, frente ao Sporting, em …

EUA. Com medo da covid-19, homem esconde-se em aeroporto durante três meses

Com receio de ir para casa devido à covid-19, um homem de 36 anos ficou durante três meses no Aeroporto Internacional O'Hare, em Chicago, nos Estados Unidos (EUA), sem ser descoberto. De acordo com um artigo …

Congeladores em vez de assentos. Empresa remodela avião para transportar vacinas contra a covid-19

O transporte de vacinas contra a covid-19 acabou de se tornar mais fácil graças a uma empresa aeronáutica italiana que remodelou uma avião para o efeito. A empresa italiana Tecnam normalmente fabrica peças de aeronaves para fabricantes, além …

Netanyahu tem a seringa com que foi vacinado contra a covid-19 exposta no seu escritório

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, guardou a seringa com que foi vacinado contra a covid-19. O objeto está agora exposto no seu escritório no interior de uma caixa de vidro com uma base em …

Presidente da Câmara de Pedrógão Grande acusado de 11 crimes

O presidente da Câmara de Pedrógão Grande foi acusado de 11 crimes na sequência dos incêndios de junho de 2017, sete de homicídio por negligência e quatro de ofensa à integridade física por negligência. Numa informação …