Morreu o actor Christopher Plummer

MiamiFilmFestival / Flickr

O actor Christopher Plummer morreu aos 91 anos em casa.

Christopher Plummer, o actor vencedor de um Óscar da Academia de Hollywood, morreu nesta sexta-feira de manhã, na sua casa em Connecticut, nos EUA. Tinha 91 anos de idade.

“Chris era um homem extraordinário que amava e respeitava profundamente a sua profissão, com óptimas maneiras antiquadas, humor auto-depreciativo e música nas palavras”, revela o amigo e empresário Lou Pitt numa nota enviada à CNN.

“Ele era um Tesouro Nacional que saboreou profundamente as suas raízes canadianas”, salienta ainda Lou Pitt, frisando que “através da sua arte e humanidade, tocou todos os nossos corações e a sua vida lendária perdurará por todas as gerações vindouras”.

Christopher Plummer foi premiado com o Óscar de Melhor Actor Secundário pelo filme “Beginners” (2010), tornando-se no actor mais velho a ganhar um galardão da Academia de Hollywood.

Também venceu dois Tonys pelos desempenhos nas peças de teatro “Cyrano” (1974) e “Rei Lear” (2004) e um Emmy pela participação na mini-série “The Moneychangers” (1976).

Um dos papéis que mais marcam o seu percurso é o de Capitão Von Trapp no filme “Música no Coração”, onde foi protagonista ao lado de Julie Andrews.

O actor teve o que se pode definir como uma educação shakesperiana, tendo desempenhado Henrique V no seu primeiro papel principal em 1956.

Fez ainda outras peças de Shakespeare com a Royal Shakespeare Company e passou pelos grandes palcos de Londres com obras de outros dramaturgos conhecidos como Pirandello e Büchner.

Começou uma carreira na Broadway nos anos de 1950 antes de ter sido catapultado para a fama por “Música no Coração”.

Depois daquele sucesso musical, participou em filmes como O Estranho Mundo de Daisy Clover (1965), O Regresso da Pantera Cor-de-Rosa (1975), Jesus de Nazaré de Franco Zeffirelli (1977), Malcolm X (1992), O Informador (1999), Infiltrado (2006), Parnassus – O Homem que Queria Enganar o Diabo (2009), Os Homens que Odeiam as Mulheres (2011) e Knives Out – Todos São Suspeitos (2019), entre muitos outros.

Ainda deu voz ao vilão da animação da Pixar “Up – Altamente”.

O actor foi casado três vezes, deixando uma filha que nasceu do primeiro casamento, designadamente a actriz Amanda Plummer.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.