Morreu o actor Christopher Plummer

MiamiFilmFestival / Flickr

O actor Christopher Plummer morreu aos 91 anos em casa.

Christopher Plummer, o actor vencedor de um Óscar da Academia de Hollywood, morreu nesta sexta-feira de manhã, na sua casa em Connecticut, nos EUA. Tinha 91 anos de idade.

“Chris era um homem extraordinário que amava e respeitava profundamente a sua profissão, com óptimas maneiras antiquadas, humor auto-depreciativo e música nas palavras”, revela o amigo e empresário Lou Pitt numa nota enviada à CNN.

“Ele era um Tesouro Nacional que saboreou profundamente as suas raízes canadianas”, salienta ainda Lou Pitt, frisando que “através da sua arte e humanidade, tocou todos os nossos corações e a sua vida lendária perdurará por todas as gerações vindouras”.



Christopher Plummer foi premiado com o Óscar de Melhor Actor Secundário pelo filme “Beginners” (2010), tornando-se no actor mais velho a ganhar um galardão da Academia de Hollywood.

Também venceu dois Tonys pelos desempenhos nas peças de teatro “Cyrano” (1974) e “Rei Lear” (2004) e um Emmy pela participação na mini-série “The Moneychangers” (1976).

Um dos papéis que mais marcam o seu percurso é o de Capitão Von Trapp no filme “Música no Coração”, onde foi protagonista ao lado de Julie Andrews.

O actor teve o que se pode definir como uma educação shakesperiana, tendo desempenhado Henrique V no seu primeiro papel principal em 1956.

Fez ainda outras peças de Shakespeare com a Royal Shakespeare Company e passou pelos grandes palcos de Londres com obras de outros dramaturgos conhecidos como Pirandello e Büchner.

Começou uma carreira na Broadway nos anos de 1950 antes de ter sido catapultado para a fama por “Música no Coração”.

Depois daquele sucesso musical, participou em filmes como O Estranho Mundo de Daisy Clover (1965), O Regresso da Pantera Cor-de-Rosa (1975), Jesus de Nazaré de Franco Zeffirelli (1977), Malcolm X (1992), O Informador (1999), Infiltrado (2006), Parnassus – O Homem que Queria Enganar o Diabo (2009), Os Homens que Odeiam as Mulheres (2011) e Knives Out – Todos São Suspeitos (2019), entre muitos outros.

Ainda deu voz ao vilão da animação da Pixar “Up – Altamente”.

O actor foi casado três vezes, deixando uma filha que nasceu do primeiro casamento, designadamente a actriz Amanda Plummer.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Entre cursos de água e "kahns", a Alemanha ainda alberga uma minoria étnica de língua eslava

As nações europeias nasceram e desvaneceram ao longo do tempo, mas há uma minoria étnica de língua eslava que permanece dentro da Alemanha. Lehde é uma pacata vila, com cerca 150 habitantes, de ilhas pantanosas interligadas …

Itália 3-0 Suíça | Squadra Azzurra volta a ganhar e a encantar

A Itália tornou-se hoje a primeira seleção a garantir o apuramento para os oitavos de final do Euro2020 de futebol, ao vencer a Suíça por 3-0, em encontro da segunda jornada do Grupo A, disputado …

Sony apresenta o seu primeiro drone, o Airpeak S1

Há algum tempo que a Sony planeava lançar um drone, agora, é oficial. A empresa de tecnologia apresentou um drone chamado Airpeak S1 que será, muito provavelmente, o primeiro de muitos. A Sony anunciou oficialmente o …

Candidaturas a astronauta da Agência Espacial Europeia encerram na sexta-feira

Os candidatos têm de ter, pelo menos, um mestrado e experiência profissional, serem fluentes em inglês e ter mais de 1,30 metros.  O prazo para apresentação de candidaturas a vagas para novos astronautas da Agência Espacial …

Dois meses no escuro. Valentina Miozzo passou a quarentena sozinha no Ártico

A pandemia de covid-19 foi um duro golpe de solidão forçada para a maioria das pessoas, mas para a italiana Valentina Miozzo foi a oportunidade perfeita para usufruir de alguns momentos a sós. A meio da …

Pedras misteriosas provocam "corrida aos diamantes" na África do Sul

Uma verdadeira "febre de diamantes" assolou a vila de KwaHlathi, na província de KwaZulu-Natal, litoral da África do Sul. Centenas de pessoas, com utensílios caseiros a servir de engenhos de mineração, ocuparam um terreno à …

Designer cria um "terceiro olho" para quem vive agarrado ao telemóvel

Um designer industrial sul-coreano criou, recentemente, um “terceiro olho” para ajudar aqueles que, mesmo em andamento, não conseguem tirar os olhos do telemóvel. O designer industrial Minwook Paeng criou recentemente o The Third Eye ('terceiro olho' …

Depois de Ronaldo e da Coca Cola, Pogba imitou-o com a Heineken (e a UEFA podia castigar Portugal e França)

Após Cristiano Ronaldo ter removido duas garrafas de Coca Cola da mesa onde se sentou para uma conferência de imprensa no Euro 2020, foi a vez do francês Paul Pogba ter feito o mesmo com …

Adeptos portugueses proibidos de entrar na "fan zone" de Budapeste

Momento confuso numa zona da capital da Hungria, na véspera do jogo com Portugal, na estreia no Europeu 2020. A Hungria não escapou ao coronavírus mas, entre os países que recebem jogos do Europeu 2020, é …

Mulher recebe quatro certificados de imunidade - e nenhum é válido

O governo da Hungria está a emitir cartões que garantem que determinada pessoa, na teoria, é imune ao coronavírus. Mas nem tudo corre bem. A vida nas ruas da Hungria é diferente do que se vive …