Morreu Abbas Kiarostami, maior nome do cinema iraniano

Pedro J Pacheco / Wikimedia

O realizador Abbas Kiarostami

O realizador Abbas Kiarostami

O cineasta iraniano Abbas Kiarostami, 76 anos, morreu esta segunda-feira em França, vítima de cancro.

Abbas Kiarostami, que venceu a Palma de Ouro no Festival de Cannes, em 1997, com o filme “O Sabor da Cereja“, deixou Teerão, capital iraniana, a semana passada para se submeter a tratamentos em França, disse a agência iraniana ISNA.

Depois de vários meses doente e em tratamento num hospital privado em Teerão, Kiarostami viajou para França na semana passada para tratamentos suplementares. De acordo com a comunicação social iraniana, o realizador morreu vítima de um acidente vascular cerebral.

Os restos mortais Abbas Kiarostami vão ser trasladados para o Irão, onde será sepultado, segundo a imprensa.

(dr)

"O Sabor da Cereja" ("Taste of Cherry", 1997), filme de Abbas Kiarostami que venceu a Palma de Ouro em 1997

“O Sabor da Cereja” (“Taste of Cherry”, 1997), filme de Abbas Kiarostami que venceu a Palma de Ouro em 1997

Nascido em Teerão em 1940 no seio de uma família modesta, Abbas Kiarostami tornou-se um dos cineastas mais famosos do cinema iraniano nos anos 1960 e depois em todo o mundo, vindo a vencer dez prémios em festivais internacionais, que o trouxeram para a ribalta do cinema mundial e aí o mantiveram durante décadas.

Kiarostami permaneceu no seu país depois da revolução islâmica de 1979, continuando sempre a trabalhar com o mundo do cinema internacional e tolerado pelas estruturas do poder no seu país.

O realizador iraniano esteve pela última vez em Portugal, em 2010, para a antestreia no Estoril Film Festival do seu filme “Copie Conforme”, o primeiro rodado fora do Irão.

Inovador, moderno e belo

O Irão presta hoje homenagem ao mais célebre dos seus cineastas, com o Presidente a saudar em particular o seu “olhar diferente e profundo” sobre a vida.

“O seu apelo à paz e à amizade será um feito que perdurará na sétima arte”, afirmou Hassan Rohani o chefe de Estado iraniano no Twitter.

O ministro da Cultura e da Orientação Islâmica iraniano, Ali Janati, saudou, por seu lado, “um percussor da abordagem humanista e moral”.

“Através de obras inovadoras, modernas e belas, ele deu uma nova definição ao cinema e elevou bem alto o nome do Irão nos meios artísticos do mundo”, escreveu o ministro, numa mensagem de condolências publicada pela agência iraniana de notícias Isna, citada pela agência France Presse.

Também o ministro dos Negócios Estrangeiros iraniano, Mohammad Javad Zarif, sublinhou que o país “perdeu uma figura de proa do cinema internacional”.

O ator iraniano Shahab Hosseini, que foi premiado este ano em Cannes com a Palma de Ouro para o Melhor Ator, saudou a memória de uma “personalidade internacional, respeitável, da qual nos sentimos orgulhosos”, que “foi sempre um modelo de referência” pelo seu “espírito independente”.

Em todas as salas de cinema iranianas, a difusão de filmes será hoje interrompida pelas 22h locais (17h30 em Lisboa) e os espectadores rezarão uma oração em memória de Abbas Kiarostami.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting disposto a pagar 5 milhões ao Sp. Braga por Rúben Amorim

O Sporting estará decidido a "roubar" o treinador Rúben Amorim ao Sporting de Braga. E para isso poderá pagar cinco milhões de euros, incluindo jogadores nas negociações, segundo a CMTV. O percurso vitorioso do Sp. Braga …

Rui Pinto apresenta queixa contra Portugal na União Europeia

A defesa de Rui Pinto, criador do Football Leaks, anunciou esta segunda-feira que vai apresentar uma queixa contra Portugal na União Europeia, alegando que as regras europeias de extradição do seu constituinte não foram respeitadas. “Houve …

Português infetado com coronavírus no Japão já foi transferido para o hospital

O português infetado com o coronavírus Covid-19 num navio de cruzeiros no Japão foi esta terça-feira transferido para um hospital na cidade de Okazaki. A mulher de Adriano Maranhão afirmou à agência Lusa que tinha acabado …

Cientistas descobrem novo estado eletrónico da matéria

Uma equipa de cientistas norte-americanos observou um novo estado da matéria, que mostra que os eletrões podem unir-se de maneira semelhante à forma como os quarks se combinam para formar neutrões e protões. Normalmente, os eletrões …

"Célula de combustível reversa" converte resíduos de carbono em produtos valiosos

Uma equipa de engenheiros da Universidade de Toronto, no Canadá, anunciou o desenvolvimento de um eletrolisador capaz de produzir produtos químicos valiosos a partir de CO2 e eletricidade limpa com uma velocidade 10 vezes superior …

Descobertas da missão Juno alimentam mistério da água em Júpiter

A missão Juno da NASA forneceu os seus primeiros resultados científicos sobre a quantidade de água na atmosfera de Júpiter. Publicados recentemente na revista científica especializada Nature Astronomy, os resultados da Juno estimam que, no …

Os humanos podem descender de marcianos antigos, diz Bill Nye

Bill Nye defendeu recentemente que é importante continuar a financiar a agência espacial norte-americana, especialmente se as missões levadas a cabo pela NASA no futuro ajudarem a responder a uma questão há anos tira o …

Londres dá o nome de Freddie Mercury a uma rua

Londres rebatizou uma das suas ruas em honra do vocalista dos Queen, Freddie Mercury. A rua em causa fica perto da primeira morada do artista na capital inglesa. Uma rua nos subúrbios de Londres, onde o …

Gil Vicente 0-1 Benfica | Vlachodimos segura liderança

O Benfica regressou às vitórias na Liga NOS e recuperou a liderança na tabela classificativa. Na visita ao Gil Vicente, os “encarnados” ganharam por 1-0, num jogo que foi tudo menos fácil para os campeões nacionais. O …

Exército norte-americano está a desenvolver tecidos que neutralizam agentes nervosos

A roupa das tropas norte-americanas poderá, no futuro, combater alguns dos agentes nervosos mais perigosos do mundo. Uma equipa de químicos da Universidade de Northwestern, nos Estados Unidos, está a desenvolver um tecido capaz de neutralizar …