/

“Não se fazem acordos com partidos xenófobos.” Moreira da Silva quer congresso extraordinário do PSD

15

portugal.gov.pt

Jorge Moreira da Silva, ex-ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia

Jorge Moreira da Silva, antigo ministro do Ambiente, defende a realização de um congresso extraordinário no PSD “bem antes das eleições autárquicas e legislativas”.

Criticando a atuação do PSD na solução governativa dos Açores que envolve o Chega, o ex-ministro do Ambiente e ex-vice-presidente do PSD, Jorge Moreira da Silva, defende um congresso extraordinário “bem antes das eleições autárquicas e legislativas”.

Num artigo de opinião no Público, o antigo governante garante que se baterá “pela interdição de qualquer tipo de entendimento pré ou pós-eleitoral” porque “não se fazem acordos com partidos xenófobos, racistas, extremistas e populistas“.

Para Moreira da Silva, o acordo entre o PSD e o Chega para viabilizar um governo de direita na Região Autónoma dos Açores é um “assunto grave”, apesar de admitir que “não se pode impedir esses partidos de viabilizar as propostas ou o programa de governo”, já que essa é uma liberdade que têm, diz que “os limites são claros”.

“Não se conversa, informal ou formalmente, e muito menos se negoceia com esses partidos”, escreveu o antigo ministro do Governo de Pedro Passos Coelho. Na sequência do acordo celebrado, questiona “o que sobra” do partido, considerando que se trata de uma questão de identidade da “atual direção” do partido.

Moreira da Silva sublinha que o que se passou nos Açores é uma “alteração radical do posicionamento ideológico e programático do PSD e uma traição ao seu quadro de valores e princípios”, ainda que assuma a competência de José Manuel Bolieiro para assumir o cargo.

Ainda assim, considera que o efeito desta negociação trará efeitos nos próximos atos eleitorais. Dessa forma, frisa a necessidade de reunir o partido em congresso extraordinário para “definição da política de coligações e entendimentos” e clarificação da “questão de identidade” da direção do PSD.

“Como poderá ser o PSD portador desse novo projeto político – aberto, moderno, cosmopolita, inovador, arejado – se, aos olhos dos eleitores, nos aproximamos agora daqueles que são portadores de visões perversas, sectárias, retrógadas e bafientas da sociedade?”, questionou, sublinhando que os “eleitores ficaram com legítimas dúvidas quanto à possibilidade de serem celebrados acordos pós-eleitorais nas autárquicas e nas legislativas entre o PSD e o Chega”.

Por último, Jorge Moreira da Silva reitera que não acredita que “os militantes do PSD partilhem da opção estratégica traduzida no acordo PSD-Chega”, já que os valores e princípios do partido “não são, de modo algum, compatíveis com quaisquer vizinhanças políticas (buscadas ou aceites) com o Chega e com as suas grotescas propostas”.

ZAP //

15 Comments

  1. Não sou em absoluto fã do CHEGA, mas, parece que mete medo a toda a gente, até aos chamados partidos de direita…Sinceramente não percebo. SE houve um acordo de moderação, porque não acreditar que é para ser cumprido por todos os intervenientes??? Ou preferiam manter lá os xuxas intolerantes??? A quem conviria que se mantivesse o que havia???? Seria bom questionar isso.

    • Nunca se ouve é resolução à corrupção endémica e estatizada.
      Lembra-se do BES? Já lá vão mais de 12 anos! Já há julgamento marcado para a primeira instância?
      Com recursos e tal o amigo do Selfies anda a ir À missa livremente todos os fins de semana enquanto se ri da nossa cara!
      O caso marquês é outro que tal.
      Percebe agora?
      Mas claro, isto são manobras de diversão. Por mim chega!

    • A maior estupidez é acreditar que o Chega não é um partido como os outros só porque eles dizem que são diferentes. Mas há algum partido na história da política que não salve bancos, não faça mais PPPs e não dê tachos à sua clientela (e olha que a do chega não é pequena). O Chega é um partido com ambições iguais às dos outros e sem escrúpulos em matéria de corrupção como os outros.

      O problema é que ao contrário dos outros, o chega é um partido com menos ética e menos respeito pelo Estado de Direito, pela Democracia pela abertura de fronteiras e pelo direito à emigração. Querem até mudar a constituição para imporem as suas ideias. O quê, o Chega tem ideias e planos inconstitucionais… Muda-se a Constituição! O quê? a Constituição não deixa expulsar emigrantes? Muda-se a Constituição. A Lei não permite discriminação racial? Muda-se a Lei!.. A Constituição não permite pena de morte e castração química? Muda-se a constituição? Por outras palavras, o lema do Chega é “Bandidos e Assassinos ao poder”.

      Ainda agora se viu como o Rei da família ideológica do chega – Donald Trump – à mínima coisa tenta logo sobrepor-se à lei e ir contra a democracia. Dessem-lhe mais um mandato que ele fazia dos EUA uma ditadura. Estamos a assitir ao ressurgimento dos Hitlers, Stalins, Mussolinis e Salazares deste mundo… E como sempre, pela mão do povo mais burrinho, que grunhe frases feitas e palavras de ordem em letras maiúsculas nas redes sociais.

      • Porque?
        Os Estalines, Mao-Tse Tungs, Lenines, Castros, Rosas Luxemburgo, Trotskys, Cunhais e quejandos são grandes democratas porque os seus apaniguados estão no poder com o suporte dos PS e PSOES (este então até dá a mão ao democratíssimo BIDU).
        Como diria o Infante D. Pedro: “É Fartar Vilanagem”.

      • Você deve andar muito feliz com o estado atual da ladroagem ao mais alto nível.
        Olhe que eu, que não sou avençado não estou. E garanto-lhe que muitos outros também não.
        Fazem muito ruído quanto ao chega, mas na verdade, combate sério e justo contra a corrupção é uma mão cheia de nada… empurram com a barriga e mandam uns bitaites tirando selfies nos discursos bonitos do 25 de Abril e afins…
        O Chega é pior? Olhe, não sei… mas ao contrário de si não tenho certeza que daí virá um holocausto nuclear como você e a comunicação social fazem crer!

  2. Sem por em causa o seu valor profissional cuja projeção deve ao PSD, este julga-se com mais importancia dentro do partido, que os milhares de militantes anónimos, que diariamente e graciosamente trabalham para fazer vingar em Portugal os ideais social democratas e consequentente uma sociedade mais justa…Como alguem escreveu hoje num jornal dário ” E algumas vestais da Direita compromissória lavraram acta pública de nojo em solidariedade com as “linhas vermelhas” do dr. Costa. Os mornos são vomitados por Deus…”

  3. Será esta a grande diferença entre o PSD e o PS?
    O primeiro tem críticos abertos a associação com um partido de “extrema” direita. Já o segundo não tem qualquer pejo em associar-se e namorar a extrema esquerda Trotskista e , por conseguinte, intrinsecamente antidemocrática.
    Vamos bem, vamos… as criticas e o aceno de totalitarismo só são válidos para a direita?

  4. Se o Chega é contra a bandalheira, a que alguns chamam democracia, faz muito bem. Se o Chega não é a favor de entrar no país todo o tipo de escória, sem respeitarem as leis da emigração, também acho bem. Se o Chega defende a alteração de uma constituição feita nos tempos do PREC, quando o Povo andava anestesiado com o regime comunista da URSS, de Cuba e da Coreia do Norte, idem aspas. Se o Chega é contra pedófilos e exige que sejam tratados com menos benevolência, aspas, raspas. Agora até já dizem (escrevem) que o Trump também é do partido Chega. Alguns andam com muito medo do Chega e não perdem uma oportunidade para o denegrir com todo o tipo de argumentos falaciosos. Ou vivem do RSI ou gostam de viver à margem das leis.

  5. Quem é este azeiteiro que só sabe destruir? Devias entregar o teu catão de militante.
    Tem vergonha de nunca fizeste nada pelo partido e vens agora ainda mais afundar?! Devias ser expulso.

  6. A opinião deste senhor e de outros sobretudo à esquerda é bem demonstrativa, da incompetência e sobretudo do desinteresse que todos têm em relação ao bem-estar e segurança das pessoas, a prova é que nunca nada fizeram para defender esses direitos e a eles nada os incomoda que morram por esta Europa fora centenas de pacatos cidadãos às mãos de gente intolerante e incapaz de viver em sociedade com outras culturas, daí que o Chega não será um partido racista, mas sim defensor de mesmos direitos, mesmos deveres, coisa que outros partidos que vão alcunhando de extremistas de direita por essa Europa fora vão exigindo também, mas que os partidos do poder vão ignorando forçando o povo a procurar solução em novos partidos. Não conseguem entender que há falta de resoluções são eles os melhores promotores destes novos partidos.

  7. Não sou simpatizante do chega, mas pergunto, será que o senhor Moreira da Silva não estará preocupado com o desaparecimento do PSD, eu pergunto a quem se deve esta situação, aos sr Rio, Manuela, Marques Mendes, Marcelos e outros qqur tais, que enquanto o Passos fazia das tripas coração para salvar o país da banca rota esses senhores pulham areia na engrenagem e agora têm o troco, estamos numa fase de extremismos, e vai sobrar para nós. O chega só existe porque durante muito tempo andaram a gozar com os portugueses. Agora aparece um debaixo de uma pedra e vai ser DEUS que nos acuda. Já dá outra vez depois da confusão da República foram a Santa Comba. E agora vem o ventura e se não vier outro pior. Esquerda estraga e direita arranja. Porque depois do Sá Carneiro só apareceu o Passos. Mas depois correm com eles como diria o outro mecheram com ninho de marimbomdos.

  8. Caros amigos eu não sou de partido nenhum para sempre, (do Benfica sou), gostaria de dar a minha opinião em que é: os tempos mudaram as pessoas mudaram e o mundo mudou muito depressa com a tecnologia. Eu tenho 53 mocas na pele e estou farto de vêr dinossauros no poder há muitasssss décadas por isso é que não se muda as leis porque não interessa a esses amigos de longa data e o Chega apareceu para querer mudar leis que nestes tempos já não são adequadas como: castração química (não se esqueçam para “os que” são apanhados e castigados e saem cá para fora e voltam a fazer o mesmo) se fosse o nosso filho/a que dizem.., eu apoio: prisão perpétua e fazer os prisioneiros trabalhar, já há muito devia cá estar, digo mais até pena de morte havia de haver,( minha opinião): menos deputados “Claro” para quê tantos, para se confundirem mais e receberem pensões vítaliçias depois de (não sei bem) mas 6 ou 8 anos e passam de um cargo para outro e criam leis mas não há fiscalização! policia para multar isso sim, tenho que dizer que não faz sentido tanto deputado (chulos): migração dessas pessoas que chegam aqui de barco arriscar vida de crianças que nem escolheram se queriam arriscar a vida? e os pais fazem-no… claro que há mortes de crianças, agora digam sinceramente, se entra-se umas 50 pessoas nas nossas casas assim de repente eu não gostava e nem queria, mas se me pedissem se podia ajudar era outra coisa, eu fui imigrante e tive que esperar meses para ir legal e cumprir as leis deles e apreender a língua deles etc,etc, mais uma vez é a minha opinião da minha realidade.

  9. Como é que o Rui Rio há de ir a algum lado? É dentro do próprio partido que lhe querem fazer a cama. Já o outro das selfies, ninguém me tira da cabeça que foi sempre um agente infiltrado.

  10. Eu quero alertar esta ”coisa” política que pense bem na sua estratégia pois o PSD se alguma vez for governo,só o será com a ajuda do Chega.A política vai mudar no país.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.