Moody’s vê adiamento da venda como fator “negativo” para o Novo Banco

A agência de notação Moody’s considera que o adiamento da venda do Novo Banco pelo Banco de Portugal “é negativo” para a instituição financeira porque se “corre o risco de adiar decisões-chave” tais como medidas de reestruturação.

Num comentário divulgado esta segunda-feira, a analista da Moody’s Pepa Mori refere que “o adiamento da venda do Novo Banco tem uma influência negativa de crédito para a instituição, porque a suspensão da operação introduz o risco de atrasar decisões-chave, tais como a implementação de medidas de reestruturação que iria melhorar o já muito fraco perfil de crédito do banco”.

Para a Moody’s, o adiamento da venda do Novo Banco “também aumenta o risco dos seus ativos se desvalorizarem caso não ocorra antes de agosto de 2016″, sendo que o BdP afirmou que a Comissão Europeia pode ainda prorrogar o prazo para além da data estipulada.

Além disso, o atraso na venda e “o perfil de crédito fraco persistente é suscetível de afetar o interesse dos investidores no banco e diminuir a probabilidade de que o Banco de Portugal venda a instituição a um preço satisfatório”.

O plano de resolução atual do Novo Banco prevê um prazo até agosto de 2016, 24 meses após a criação do Novo Banco, como uma instituição financeira de transição, após o colapso do antecessor Banco Espírito Santo.

Assim, Pepa Mori considera que se o Banco de Portugal não encontrar um comprador até agosto de 2016, os ativos não vendidos “teriam de ser revistos em baixa”, sendo que as autoridades “teriam de revogar a licença bancária do Novo Banco”.

A agência de notação adianta também que o atraso de venda do Novo Banco “é também negativo para o sistema bancário de Portugal, porque existe o desafio na obtenção de um preço de venda suficiente para reembolsar o Estado Português de um empréstimo de 4,5 mil milhões de euros que concedeu ao Fundo de Resolução, usado para recapitalizar o Novo Banco”.

Caso o empréstimo não seja totalmente reembolsado, a Moody’s diz que os bancos portugueses “poderiam ser obrigados a suportar um défice da venda, dado que são responsáveis pelo financiamento do Fundo de Resolução”.

Apesar de fazer progressos na desalavancagem, adianta Pepa Mori, “os resultados financeiros do primeiro semestre de 2015 do Novo Banco confirmaram as dificuldades enfrentadas pela instituição para preservar a sua base de capital, tendo em conta a possibilidade de uma deterioração da qualidade dos ativos e perdas em curso”.

“A capacidade de absorção de risco do banco continua fraca e é limitado pela sua incapacidade de aceder aos mercados dado o seu estatuto como um banco de transição público”, observa a analista, lembrando que a Comissão Europeia proíbe qualquer nova injeção de capital público no Novo Banco, “o que deixa o banco dependente de medidas de reestruturação para melhorar os seus rácios de solvência”.

Na terça-feira passada, o Banco de Portugal interrompeu o procedimento de venda do Novo Banco e vai começar a preparar uma nova operação de alienação do banco, disse o regulador em comunicado, acrescentando que “é intenção do Banco de Portugal retomar o processo de venda depois de serem removidos os principais fatores de incerteza relativos ao Novo Banco”.

Também o novo formato do modelo de venda não está definido e a única certeza que parece existir é que não seguirá o modelo que se mantinha até 14 de setembro.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Mesa de voto encerrada com portões fechados a cadeado em Montalegre

Na Junta de Freguesia de Morgade, em Montalegre, a mesa de voto estava fechada esta manhã, com os portões encerrados a cadeado. José Nogueira, presidente da Junta local, disse ao Jornal de Notícias que "tudo indica" …

Físico diz que Marte é o único planeta para onde humanos podem fugir

Segundo o físico Brian Cox, o Planeta Vermelho pode ser a única opção caso os humanos tenham de abandonar o planeta Terra. O cientista diz que "não podemos ficar aqui para sempre". O professor e apresentador …

Décadas de estudos sobre "genes da depressão" podem estar errados

A ideia de um "gene da depressão" capturou a imaginação de cientistas durante décadas. Nos últimos 20 anos, centenas de estudos sugeriram que pessoas com a variação de determinados genes têm um maior risco de …

Formação da Lua trouxe água para o planeta Terra

A formação da Lua trouxe para a Terra condritos carbonosos, que são fonte provável da água no nosso planeta e de elementos altamente voláteis, como carbono, nitrogénio, hidrogénio e enxofre. A Terra é o único planeta …

Greve na limpeza vai parar Hospital de São João no Porto

Os trabalhadores da limpeza do Hospital de São João, no Porto, entraram em greve este sábado. As desinfeções em ambulatório ou a limpeza de consultórios e da urgência não estão a ser feitas. Na …

Há um enorme buraco na atmosfera de Marte (e a água está a escapar)

Uma vez a cada dois anos, um gigantesco buraco abres-e na atmosfera marciana, deixando escapar para o Espaço uma parte das escassas reservas de água do Planeta Vermelho. O estranho mecanismo meteorológico, nunca visto na Terra, …

Musk vai construir um túnel de alta velocidade em Las Vegas

A Boring Company conseguiu um contrato de 48,7 milhões de dólares para construir um sistema subterrâneo, chamado LVCC Loop, em Las Vegas. A empresa Boring Company, de Elon Musk, foi a escolhida para construir um túnel …

Fernando Pimenta conquista duas medalhas de ouro na Taça do Mundo

O português Fernando Pimenta conquistou este sábado duas medalhas de ouro na Polónia, nas provas de K1 1000 e K1 500 metros. O canoísta do Benfica juntou na tarde deste sábado a medalha de ouro na …

Cientistas podem ter descoberto a verdadeira origem da canábis

A origem da canábis é um mistério, mas a análise de pólen antigo sugere que a planta evoluiu cerca de três quilómetros acima do nível do mar no planalto tibetano. Documentos que datam da Idade Média …

Sporting vs FC Porto | Um ano depois, a Taça para os leões

O Sporting venceu o FC Porto, mais uma vez nas grandes penalidades, e arrecadou a 17ª Taça de Portugal. Num jogo muito disputado no Estádio do Jamor, que terminou empatado 1-1 no tempo regulamentar, o Porto …