Moody’s alerta que minoria parlamentar complica adoção de medidas estruturais

João Relvas / Lusa

Os presidentes do CDS-PP, Paulo Portas, e do PSD, Pedro Passos Coelho

Os presidentes do CDS-PP, Paulo Portas, e do PSD, Pedro Passos Coelho

A Moody’s considerou que a perda da maioria absoluta no parlamento português, na sequência das eleições legislativas de domingo, “vai complicar a implementação de mais medidas estruturais” no país.

A coligação formada por PSD e CDS-PP, designada Portugal à Frente, venceu com 38,55% dos votos (o que representa 104 deputados), tendo perdido a maioria absoluta, e o PS foi o segundo partido mais votado, com 32,38% (85 deputados), estando ainda por atribuir quatro assentos na futura Assembleia da República, referentes aos círculos da emigração.

Num relatório enviado às redações esta terça-feira, a agência de rating escreve que, “ainda que seja expectável que a reeleição do Governo garanta o foco na consolidação orçamental“, a perda da maioria absoluta no parlamento por parte do PSD e do CDS-PP, “provavelmente vai complicar a implementação de mais medidas estruturais”.

Considerando que, “apesar de o líder do PS ter aberto a porta a dar apoio ao Governo caso a caso para garantir a estabilidade política do país, não é claro se o Governo e o PS vão conseguir chegar a acordo para uma reforma do sistema de pensões“, que o atual executivo já disse que quer continuar em 2016.

Para a Moody’s, esta reforma “seria uma medida significativa e positiva”, tanto pelo impacto orçamental como por ser “um sinal” de que as autoridades portuguesas continuam comprometidas com as reformas e com a consolidação orçamental.

A agência de notação financeira considera que “o primeiro teste” do novo Governo vai ser a apresentação e a aprovação do Orçamento do Estado de 2016 e duvida das metas orçamentais com que Portugal se comprometeu este ano e no próximo, de reduzir o défice para os 2,7% em 2015 e para os 1,8% em 2016.

“Acreditamos que a recuperação cíclica da economia portuguesa não vai ser suficientemente forte para alcançar o objetivo de 2016 e esperamos um défice acima de 2,8% do PIB”, escreve a organização.

A Moody’s destaca a intenção do Governo de eliminar a sobretaxa de 3,5% em sede de IRS (Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares) no próximo ano e de reverter totalmente os cortes salariais impostos à administração pública, o que agravaria as contas públicas, e alerta que “continua por se saber se as amplas reformas estruturais (…) vão dar frutos na forma de um maior crescimento” económico.

A agência escreve ainda que tanto o elevado endividamento das empresas como a fraqueza do setor bancário “continuam a pesar nas perspetivas económicas da Moody’s”, antecipando um crescimento de 1,7% este ano e de 1,8% no próximo.

O Governo prevê que a economia cresça 1,6% em 2015 e que acelere o ritmo de crescimento no próximo ano para os 2%.

/Lusa

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. ““vai complicar a implementação de mais medidas estruturais” no país” – ou seja, vai dificultar a destruição, que já estava em curso, de Portugal.
    O que deviam mudar mesmo, não têm eles coragem!!!!! Paga POVO!

  2. “Moody’s alerta”?!
    Não eram esses indivíduos que atribuíam triple A (AAA) ao Lehman Brothers, e este, de um dia para o outro “desapareceu”?!
    Bem me parecia!…
    Ou seja, a capacidade dessa gente é pelo menos, inferior à média, logo, os alertas deles valem pouco mais do que ZERO!!!

    • É necessário saber do que se fala.
      As agências de rating são fontes de informação que resulta da avaliação de risco (países ou empresas) utilizadas por investidores de todo o mundo antes de emprestarem dinheiro! A questão é que ninguém à “anteriori” consegue saber se as contas, mesmo que auditadas, estão marteladas por vígaros que enganam tudo e todos, até a própria família!

RESPONDER

A NASA pode já ter encontrado o misterioso Planeta X

O misterioso Planeta X, um planeta gigante desconhecido nos confins do Sistema Solar e que mexe com as órbitas de algumas das rochas do Cinturão de Kuiper, pode já ter sido visto pela NASA. Acredita-se que …

Episódio de “Os Simpsons” com Michael Jackson retirado do Disney+

No seguimento da controvérsia em torno de Michael Jackson depois do documentário Leaving Neverland, o episódio de Os Simpsons com a presença do cantor foi deixado de fora do catálogo do Disney+, a nova plataforma …

Lítio pode reverter malefícios de radiação no cérebro

Cientistas concluíram numa experiência com ratos que o lítio pode reverter os malefícios da radiação no cérebro, podendo o seu uso ser promissor para tratar crianças que foram sujeitas a radioterapia e desenvolveram posteriormente défices …

Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas nos clientes

https://vimeo.com/373176205 Um em cada dez sites de compras online usa táticas maliciosas para enganar, iludir ou persuadir os clientes. A tendência é que o recurso a estas práticas aumente nos próximos anos. Um estudo apresentado na semana …

Eurovisão procura voluntários para trabalhar 18 dias seguidos sem vencimento

A procura de voluntários para o Festival Eurovisão de 2020 está a gerar polémica. A organização quer disponibilidade total durante 18 dias, não oferecendo qualquer vencimento, nem pagando despesas de viagem ou estadia. O Festival Eurovisão …

Portugal 6 vs 0 Lituânia | Ronaldo e Cia destroem lituanos

Portugal goleou a Lituânia esta quinta-feira no Estádio Algarve, por 6-0, e está a uma vitória de garantir o apuramento para o Euro 2020, decisão que está marcada para o próximo domingo, quando a seleção …

Um “caixão” nuclear da Guerra Fria pode estar prestes a colapsar

Durante a Guerra Fria, os EUA lançaram 67 bombas atómicas nas Ilhas Marshall, no oceano Pacífico. No fim nos anos 70, os detritos expostos à radiação nas seis ilhas foram transportados para um poço gigante …

App usada para ler dados biométricos de europeus no Reino Unido pode ser pirateada

A aplicação digital criada pelo governo britânico para recolher dados biométricos dos europeus candidatos ao estatuto de residente no Reino Unido, obrigatório depois do Brexit e pedido por 210 mil portugueses, pode ser pirateada, alertou …

Bruxelas abre processo de infração contra Reino Unido por não nomear comissário europeu

A Comissão Europeia anunciou esta quinta-feira a abertura de um procedimento de infração contra o Reino Unido por este Estado-membro, que está em processo de saída da União Europeia (UE), não ter nomeado um comissário. “Enquanto …

Urgência pediátrica do Garcia de Orta encerra à noite a partir de segunda-feira

O serviço de urgência pediátrica do Hospital Garcia de Orta, em Almada, vai fechar à noite a partir de segunda-feira, disse a ministra da Saúde, que prolongou o horário de duas unidades de saúde para …