Monumento pré-histórico inédito, com três círculos entrelaçados, descoberto em França

INRAP

Vista aérea da formação encontrada

Um monumento pré-histórico invulgar constituído por três círculos entrelaçados, uma tipologia nunca antes vista, foi descoberto em França.

Escavações realizadas por uma equipa de arqueólogos franceses em Marliens, próximo de Dijon, França, revelaram uma série de ocupações que vão desde o Neolítico até à Idade do Ferro.

A ocupação mais antiga das três áreas escavadas, com uma superfície total de 60 mil m², é caracterizada por um monumento com uma formação invulgar, constituído por três recintos interligados, com um recinto circular de 11 metros de diâmetro no seu centro.

A norte, um recinto em forma de ferradura, com 8 metros de comprimento, confina com o recinto circular e, a sul, outro recinto aberto confina com o recinto central.

A presença de uma camada de cascalho no enchimento dos dois recintos laterais indica a existência de uma paliçada. Vários cortes estratigráficos indicam que os três recintos são contemporâneos.

Este tipo de monumento parece não ter precedentes e a datação é ainda incerta, mas os únicos artefactos encontrados nas trincheiras são pedras de sílex esculpidas, sugerindo uma atribuição cronocultural ao Neolítico. Estão atualmente em curso análises de radiocarbono para determinar a cronologia precisa deste monumento.

Entre os objetos encontrados contam-se sete pontas de seta em sílex, duas braceletes de arqueiro, um isqueiro em sílex e um punhal em liga de cobre. Numa das pulseiras foram observados resíduos de “óxido de ferro” correspondentes à pirite, elemento essencial para a ignição do fogo.

Entre os objetos encontrados contam-se sete pontas de seta em sílex

Segundo o comunicado do Institut National de Recherches Archéologiques Préventives (INRAP), que conduziu a investigação, esta série de objetos acompanha frequentemente um sepultamento, mas devido à sua posição estratigráfica na base do sítio, esta hipótese não pôde ser confirmada.

A análise da composição da liga de cobre do punhal deverá ajudar a determinar a sua origem e fornecer informações sobre as trocas comerciais da época.

As análises palinológicas e carpológicas das camadas de argila no fundo destas estruturas fornecem informações abundantes sobre o ambiente natural e a paisagem do vale na primeira metade do segundo milénio a.C.

Entre 1500 a.C. e 1300 a.C., foi construída uma necrópole na planície, com uma superfície de 6000 m², com cinco recintos circulares, quatro abertos e um fechado. A acidez do solo impediu a conservação dos ossos não queimados, pelo que não foram descobertos enterramentos completos.

No entanto, foram identificados vestígios de enterramentos e de uma pira funerária nas valas do maior recinto aberto, com 24 metros de diâmetro.

Bracelete encontrada durante a escavação

A datação destes recintos baseou-se em cinco alfinetes de liga de cobre e num colar com cerca de quarenta contas de âmbar encontrados na vala. Os escassos fragmentos de cerâmica encontrados nos outros recintos confirmam a datação desta necrópole e a contemporaneidade dos vários recintos.

Um destes recintos corresponde a uma necrópole situada a cerca de 400 metros da acima referida, onde foram encontrados seis restos incinerados datados da Idade do Ferro. As urnas, cobertas por uma tampa, continham um único depósito ósseo, por vezes acompanhado de ornamentos.

A escavação terminou em fevereiro, estando agora em curso diversos estudos — que, em conjunto com estudos paleoambientais, podem vir a elucidar melhor a evolução da atividade humana e da interação ambiental nesta região, dando um contributo significativo para a nossa compreensão da Europa pré-histórica.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.