Montserrat Caballé acusada de fuga ao Fisco

Comunidad de Madrid / Flickr

A soprano catalã Montserrat Caballé

A soprano catalã Montserrat Caballé

A cantora de ópera Montserrat Caballé foi acusada por um tribunal de Barcelona por fraude fiscal. Em causa estão cerca de 500 mil euros que não foram declarados pela soprano em 2010.

De acordo com um documento de um tribunal revelado esta terça-feira, os procuradores espanhois acusam Montserrat Caballé, de 81 anos, de evasão fiscal num caso que envolve pagamentos de cerca de meio milhão de euros por concertos internacionais e gravações que Montserrat Caballé realizou em vários países no ano de 2010.

O valor foi recebido através de uma empresa sedeada em Andorra, com uma conta num banco no principado, e o valor não foi declarado ao Tesouro espanhol. Os procuradores acrescentam ainda que a cantora vivia habitualmente em Barcelona, a sua cidade natal, embora declarasse residência em Andorra.

De acordo com a agência EFE, que cita fontes judiciais, Montserrat foi chamada a depor a 9 de maio. A soprano catalã ainda não comentou a acusação.

A Espanha tem vindo a reprimir a fuga ao Fisco, numa tentativa de controlar um grande déficit fiscal resultante da crise económica prolongada.

O caso da princesa Cristina, filha mais nova do rei Juan Carlos, e do jogador Lionel Messi, um dos atletas mais bem pagos do mundo, são algumas das investigações de fraude fiscal com maior destaque na Espanha.

A soprano Montserrat Caballé, uma das grandes estrelas da ópera contemporânea, participou em colaborações célebres, como o álbum Barcelona, com Freddie Mercury, e com o tenor Luciano Pavarotti.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Facebook lança o seu próprio MB Way

O Facebook lançou nos Estados Unidos uma nova funcionalidade para facilitar pagamentos através das quatro principais aplicações do grupo, que é semelhante ao funcionamento das transações com o MB Way. Em comunicado, Deborah Liu, responsável do …

O dilema dos chumbos, o "engano" de Ventura e o "falso liberal". O primeiro debate aqueceu

O primeiro debate quinzenal da legislatura arrancou esta quarta-feira e ficou marcado pelas retenções até ao 9.º ano - Chumba ou não chumba?, quis saber a direita, bem como pelo aumento do salário mínimo nacional …

Sondagem europeia defende tratado internacional que proíba "robôs assassinos"

Quase três em cada quatro pessoas querem que o seu governo colabore com outros países para proibir sistemas letais de armas autónomas. A organização não-governamental Human Rights Watch (HRW) divulgou esta quarta-feira os resultados de uma …

Pentágono está a criar bactérias que detetam explosivos no subsolo

O Pentágono, em conjunto com a empresa de defesa Raytheon, está a desenvolver um sistema capaz de produzir bactérias geneticamente modificadas no subsolo, com o objetivo de detetar explosivos no subsolo. Neste projeto, iniciado pela Agência …

Hospitais voltam a não poder aumentar número de trabalhadores sem visto da tutela em 2020

Os hospitais vão continuar em 2020 impedidos de aumentar o número de trabalhadores sem a autorização prévia do Ministério da Saúde, segundo um despacho a que a agência Lusa teve acesso. O despacho assinado pelo secretário …

Onda crescente de ataques com explosivos alarma Suécia

A Suécia tem visto um aumento sem precedentes de ataques com explosivos. Em outubro, Estocolmo foi alvo de três ataques em apenas uma noite.  Se pensarmos num país com guerras de gangues constantes, o último nome …

Ruben foi libertado depois de passar 11 anos na prisão por crimes que não cometeu

Ruben Martinez Jr. saiu em liberdade do Supremo Tribunal de Los Angeles após ter passado 11 anos na prisão por uma série de assaltos à mão armada que não cometeu. Um homem que passou 11 anos …

Um em cada três portugueses não vai ao dentista ou só vai em caso de emergência

Mais de 30% dos portugueses não vão ao dentista ou só o fazem em caso de urgência e quase 10% não tem qualquer dente, segundo o Barómetro da Saúde Oral de 2019. De acordo com os …

Pintura de Monet rende 25 milhões de euros em leilão

A Sotheby's vendeu por 27,6 milhões de dólares (25 milhões de euros) uma pintura de Claude Monet, "Charing Cross Bridge", na terça-feira à noite em Nova Iorque num leilão de arte impressionista e moderna. O trabalho …

Bruno de Carvalho quer reconstituição do ataque a Alcochete (e chama Pinto da Costa)

O antigo presidente do Sporting Bruno de Carvalho pediu ao tribunal a reconstituição da invasão à Academia do clube, em Alcochete, e arrolou 22 testemunhas, incluindo Pinto da Costa, Sousa Cintra, atletas das modalidades do …