Cientistas recomendam montanha-russa para pedras nos rins (e ganham um Ig Nobel)

Os cientistas que descobriram que uma viagem numa montanha-russa pode ser uma forma eficaz de curar as pedras nos rins foram alguns do vencedores dos prémios Ig Nobel deste ano.

Os prémios Ig Nobel, organizados pela revista norte-americana Annals of Improbable Research, celebram investigações improváveis, estranhas mas com veracidade científica.

Este ano, conta o Independent, os vencedores na categoria da Medicina foram dois investigadores que provaram que as montanhas-russas podem ajudar a remover as pedras nos rins mais rapidamente.

O médico e professor da Michigan State University, nos EUA, David Wartinger, começou a explorar esta questão quando um dos seus pacientes verificou que uma das pedras que tinha foi expelida depois de ter andado na Big Thunder Mountain Coaster, uma montanha-russa na Disney World, na Flórida (que pode ver no vídeo abaixo).

Assim, com a ajuda do também médico Marc Mitchell, construiu um modelo do sistema renal e testou-o numa série de viagens em atrações de parques de diversões para provar esta teoria. Agora, o médico recomenda montanhas-russas “rápidas e com vários movimentos” para todos aqueles que sofrem com as pedras nos rins.

“A montanha-russa literalmente sacode a pedra solta”, explicou Wartinger ao programa Today da BBC Radio 4. “Qualquer pessoa que esteja a tentar tirar proveito da nossa pesquisa deve procurar uma montanha-russa, que não precisa de ser extremamente rápida, mas que seja rápida e com muitos movimentos para cima e para baixo e para os dois lados”, acrescenta.

“De facto, as montanhas-russas muito rápidas que andam a 100 mph e que caem a pique por centenas de metros, não funcionam muito bem”, acrescenta. “Não posso falar num consenso geral, mas posso dizer que, na última década que estamos cientes desta pesquisa, a recomendamos aos nossos pacientes com grande sucesso“.

O estudo dos dois médicos foi publicado, em outubro de 2016, pela revista científica Journal of the American Osteopathic Association.

Os prémios Ig Nobel, que geralmente distinguem investigações que “primeiro fazem as pessoas rir, e depois pensar”, também têm outras categorias como Antropologia, Biologia, Química, Educação Médica, Literatura, Nutrição, Paz, Medicina Reprodutiva e Economia.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Acredito que sim, que as cervejolas evitem as pedras nos rins, mas quem já tem as pedras ficam bêbadas, ou seja andam de uma lado para outro a cambalear. 🙂 🙂 🙂

RESPONDER

"Parasitas": O Melhor Filme dos Óscares chega à televisão

Parasitas vai passar na televisão esta sexta-feira (3), às 21h30, no canal TVCine Top. A produção de Bong Joon-ho angariou, nesta última award season, inúmeras nomeações, tendo sido Palma de Ouro no Festival de Cinema …

Países entram numa "guerra secreta" por ventiladores, admite agente da Mossad

Muitos países estão a utilizar os seus serviços de informações para a compra de material de saúde encomendado por outros, sobretudo ventiladores, para enfrentar a crise do novo coronavírus, disse um agente da Mossad, encarregado …

Pessoas que espalham ódio na Internet tendem a ser psicopatas

Os utilizadores da Internet que publicam comentários de ódio sobre outras pessoas tendem a ter traços psicopáticos. Por outro lado, os cientistas não encontraram uma correlação entre essa prática e narcisismo ou maquiavelismo. Estes utilizadores são …

Polícia britânica tingiu de negro uma lagoa azul para afastar visitantes

A Polícia britânica decidiu tingir de negro uma lagoa azul muito procurada na região de Derbyshire, visando assim afastar os visitantes e fazer com que estes cumpram o isolamento social exigido pelas autoridades para travar …

A maior cascata do Equador desapareceu repentinamente

A maior cascata do Equador, com cerca de 150 metros, desapareceu repentinamente por causa de uma dolina. Investigadores ainda não sabem se esta apareceu por causas naturais ou humanas. Em fevereiro, a cascata de San Rafael, …

Aprovada descida de 3% na eletricidade no mercado regulado

A Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) aprovou uma descida do preço da tarifa aplicada no mercado regulado de cinco euros por megawatt/hora (MWh). Contas feitas, trata-se de uma redução de aproximadamente 3% no total …

Turquemenistão proibiu o uso da palavra "coronavírus"

Enquanto o mundo luta para conter a propagação da pandemia de covid-19, no Turquemenistão os cidadãos podem ser presos só por dizerem a palavra "coronavírus". De acordo com a rádio NPR, que cita a organização não …

EDP oferece desconto de 20% a profissionais e organizações de saúde

Face à pandemia de covid-19, a EDP vai oferecer um desconto de 20% na fatura da eletricidade a profissionais e organizações de saúde, anunciou esta quarta-feira a empresa liderada por António Mexia em comunicado. “A …

Bill Gates deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia

Num artigo publicado no jornal norte-americano Washington Post, o fundador da Microsoft, Bill Gates, deixa três recomendações para os Estados Unidos combaterem a pandemia de covid-19, que já fez 43 mil mortes em todo o …

Comissão de Trabalhadores da TAP pede nacionalização da companhia

A Comissão de Trabalhadores (CT) da TAP reforçou esta quarta-feira o apelo para que a transportadora “se torne 100% pública”, depois de a empresa ter anunciado o lay-off da maioria dos trabalhadores, segundo um comunicado. No …