Cientistas recomendam montanha-russa para pedras nos rins (e ganham um Ig Nobel)

Os cientistas que descobriram que uma viagem numa montanha-russa pode ser uma forma eficaz de curar as pedras nos rins foram alguns do vencedores dos prémios Ig Nobel deste ano.

Os prémios Ig Nobel, organizados pela revista norte-americana Annals of Improbable Research, celebram investigações improváveis, estranhas mas com veracidade científica.

Este ano, conta o Independent, os vencedores na categoria da Medicina foram dois investigadores que provaram que as montanhas-russas podem ajudar a remover as pedras nos rins mais rapidamente.

O médico e professor da Michigan State University, nos EUA, David Wartinger, começou a explorar esta questão quando um dos seus pacientes verificou que uma das pedras que tinha foi expelida depois de ter andado na Big Thunder Mountain Coaster, uma montanha-russa na Disney World, na Flórida (que pode ver no vídeo abaixo).

Assim, com a ajuda do também médico Marc Mitchell, construiu um modelo do sistema renal e testou-o numa série de viagens em atrações de parques de diversões para provar esta teoria. Agora, o médico recomenda montanhas-russas “rápidas e com vários movimentos” para todos aqueles que sofrem com as pedras nos rins.

“A montanha-russa literalmente sacode a pedra solta”, explicou Wartinger ao programa Today da BBC Radio 4. “Qualquer pessoa que esteja a tentar tirar proveito da nossa pesquisa deve procurar uma montanha-russa, que não precisa de ser extremamente rápida, mas que seja rápida e com muitos movimentos para cima e para baixo e para os dois lados”, acrescenta.

“De facto, as montanhas-russas muito rápidas que andam a 100 mph e que caem a pique por centenas de metros, não funcionam muito bem”, acrescenta. “Não posso falar num consenso geral, mas posso dizer que, na última década que estamos cientes desta pesquisa, a recomendamos aos nossos pacientes com grande sucesso“.

O estudo dos dois médicos foi publicado, em outubro de 2016, pela revista científica Journal of the American Osteopathic Association.

Os prémios Ig Nobel, que geralmente distinguem investigações que “primeiro fazem as pessoas rir, e depois pensar”, também têm outras categorias como Antropologia, Biologia, Química, Educação Médica, Literatura, Nutrição, Paz, Medicina Reprodutiva e Economia.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Acredito que sim, que as cervejolas evitem as pedras nos rins, mas quem já tem as pedras ficam bêbadas, ou seja andam de uma lado para outro a cambalear. 🙂 🙂 🙂

RESPONDER

Google cria modelo de cérebro mais detalhado (e com maior resolução) de sempre

A recriação 3D do cérebro de uma mosca da fruta - que mostra 20 milhões de sinapses e 25 mil neurónios - é a que tem a maior resolução até ao momento. Uma equipa de …

Morreu Kobe Bryant, uma das maiores estrelas de sempre da NBA

Kobe Bryant, um dos maiores basquetebolistas de sempre, morreu na manhã deste domingo em Calabasas, Califórnia, num desastre de helicóptero. De acordo com a TMZ, Bryant viajava com, pelo menos, três outras pessoas num helicóptero privado, …

Há seis queixas de violência policial por semana

Em Portugal, são apresentadas em média seis queixas semanais por violência policial, escreve o semanário Expresso na sua edição deste fim-de-semana, citando os dados mais recentes da Procuradoria-Geral da República. De acordo com os números, relativos …

CRISPR tornou galinhas resistentes a um vírus comum

A técnica de edição genética CRISPR tem sido usada para tornar as galinhas resistentes a um vírus comum, uma abordagem que poderia aumentar a produção de ovos e de carne em todo o mundo. Mesmo quando …

A Cybertruck de Musk poderá ser "incrivelmente barata" de produzir

A Cybertruck de Elon Musk, CEO da Tesla e da Space X, pode ser "incrivelmente barata" de produzir graças à sua inovadora tecnologia de carroçaria, afirmou um especialista em entrevista à Autoline Network. O engenheiro Sandy …

Novo estudo associa o burnout a uma consequência fatal

Uma nova investigação associa o burnout a um aumento de até 20% no risco de desenvolver fibrilhação auricular, a arritmia crónica mais frequente. O burnout é uma perturbação psicológica causada pelo stress excessivo devido a uma …

Pinto da Costa diz ter total confiança em Sérgio Conceição

O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, garantiu que tem "total confiança nos jogadores e no treinador", Sérgio Conceição, que no sábado colocou o lugar à disposição, de acordo com a newsletter oficial dos …

Isabel dos Santos utilizou três identidades para entrar e sair de Portugal

A empresária angola Isabel dos Santos utilizou três documentos de identificação distintos durante as últimas viagens que fez entre Portugal e o Reino Unido. "Izabel Dosovna Kukanova", "Isabel José dos Santos" e "Santos Isabel" foram as …

Voar nunca foi tão seguro, garante a Estatística

Voar em companhias áreas comerciais nunca foi tão seguro, garante um estudo levado a cabo por um professor do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) que monitoriza o número de mortes de passageiros de todo o …

Coronavírus já provocou 56 mortes. China começa a desenvolver vacina

China começou a desenvolver uma vacina contra o novo coronavírus, que já provocou a morte a 56 pessoas e infetou 1.975 pessoas no país, informa este domingo o jornal oficial do Partido Comunista Chinês (PCC). De …