Cientistas recomendam montanha-russa para pedras nos rins (e ganham um Ig Nobel)

Os cientistas que descobriram que uma viagem numa montanha-russa pode ser uma forma eficaz de curar as pedras nos rins foram alguns do vencedores dos prémios Ig Nobel deste ano.

Os prémios Ig Nobel, organizados pela revista norte-americana Annals of Improbable Research, celebram investigações improváveis, estranhas mas com veracidade científica.

Este ano, conta o Independent, os vencedores na categoria da Medicina foram dois investigadores que provaram que as montanhas-russas podem ajudar a remover as pedras nos rins mais rapidamente.

O médico e professor da Michigan State University, nos EUA, David Wartinger, começou a explorar esta questão quando um dos seus pacientes verificou que uma das pedras que tinha foi expelida depois de ter andado na Big Thunder Mountain Coaster, uma montanha-russa na Disney World, na Flórida (que pode ver no vídeo abaixo).

Assim, com a ajuda do também médico Marc Mitchell, construiu um modelo do sistema renal e testou-o numa série de viagens em atrações de parques de diversões para provar esta teoria. Agora, o médico recomenda montanhas-russas “rápidas e com vários movimentos” para todos aqueles que sofrem com as pedras nos rins.

“A montanha-russa literalmente sacode a pedra solta”, explicou Wartinger ao programa Today da BBC Radio 4. “Qualquer pessoa que esteja a tentar tirar proveito da nossa pesquisa deve procurar uma montanha-russa, que não precisa de ser extremamente rápida, mas que seja rápida e com muitos movimentos para cima e para baixo e para os dois lados”, acrescenta.

“De facto, as montanhas-russas muito rápidas que andam a 100 mph e que caem a pique por centenas de metros, não funcionam muito bem”, acrescenta. “Não posso falar num consenso geral, mas posso dizer que, na última década que estamos cientes desta pesquisa, a recomendamos aos nossos pacientes com grande sucesso“.

O estudo dos dois médicos foi publicado, em outubro de 2016, pela revista científica Journal of the American Osteopathic Association.

Os prémios Ig Nobel, que geralmente distinguem investigações que “primeiro fazem as pessoas rir, e depois pensar”, também têm outras categorias como Antropologia, Biologia, Química, Educação Médica, Literatura, Nutrição, Paz, Medicina Reprodutiva e Economia.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Acredito que sim, que as cervejolas evitem as pedras nos rins, mas quem já tem as pedras ficam bêbadas, ou seja andam de uma lado para outro a cambalear. 🙂 🙂 🙂

RESPONDER

Suárez aborda eventual saída de Messi. "Saberá do que precisa"

O futebolista Luis Suárez comentou a possível saída do seu companheiro de equipa Lionel Messi do Barcelona. "Saberá do que precisa", disse o internacional uruguaio, frisando que não consegue ver o astro argentino noutra equipa. …

Mário Centeno nomeado governador do Banco de Portugal

O Conselho de Ministros aprovou, esta quinta-feira, o nome do ex-ministro das Finanças para o cargo de governador do Banco de Portugal (BdP). A decisão foi revelada, esta quinta-feira, depois do Conselho de Ministros, pela ministra …

Finanças admitem queda de 9% no PIB. Governo prepara-se para rever projeção inicial de 6,9%

O Ministério das Finanças admite a possibilidade de que a queda do PIB se aproxime dos 9%, revelou esta quinta-feira o Jornal de Negócios, adiantando que o Governo se prepara para rever a projeção inicial …

Vacina de Oxford testada em humanos com "resultados promissores"

Os testes clínicos em humanos da potencial vacina contra a covid-19 que a Universidade de Oxford criou tiveram "resultados prometedores" e desencadearam a resposta imunitária que se pretendia. Os testes em humanos, que desde abril envolveram …

Goa decreta novo confinamento, com Índia a rondar um milhão de casos

Depois de ter aberto portas ao turismo, Goa decreta um novo confinamento de três dias. Registaram-se 198 novos casos nas últimas 24 horas, o número mais alto desde o início da pandemia. O estado de Goa, …

Tribunal da Concorrência confirma coima de 75 mil euros a Ricardo Salgado

O Tribunal da Concorrência confirmou, esta quinta-feira, a coima de 75 mil euros aplicada pelo Banco de Portugal a Ricardo Salgado, no caso do financiamento do Grupo Alves Ribeiro (GAR) para compra de ações da …

Mais três mortes e 339 novos casos de covid-19 em Portugal

Portugal regista, esta quinta-feira, mais três mortes e 339 novos casos de infeção por covid-19 em relação a quarta-feira, mostra o boletim mais recente da DGS. Segundo o boletim diário da Direção-Geral de Saúde (DGS), dos …

Crise entrou em nova fase mas mundo "não está fora de perigo", diz FMI

A diretora do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, disse esta quinta-feira que a crise provocada pela pandemia entrou numa nova fase, que exige flexibilidade para assegurar "uma recuperação sustentável e equitativa", alertando que o mundo …

China bane importação de ovelhas portuguesas

As alfândegas chinesas baniram as importações de ovelhas e produtos relacionados de Portugal, alegando um aviso da Organização Mundial de Saúde Animal sobre um surto de paraplexia enzoótica dos ovinos na Guarda. A notícia foi avançada …

Tânia já pode abraçar os filhos. Livrou-se do coronavírus ao 16º teste após 4 meses isolada

A algarvia Tânia Poço foi, finalmente, dada como "curada" de covid-19 após quatro meses de confinamento. Aquele que terá sido o caso mais prolongado da infecção em Portugal, chegou ao fim com o 16º teste …