Cientistas recomendam montanha-russa para pedras nos rins (e ganham um Ig Nobel)

Os cientistas que descobriram que uma viagem numa montanha-russa pode ser uma forma eficaz de curar as pedras nos rins foram alguns do vencedores dos prémios Ig Nobel deste ano.

Os prémios Ig Nobel, organizados pela revista norte-americana Annals of Improbable Research, celebram investigações improváveis, estranhas mas com veracidade científica.

Este ano, conta o Independent, os vencedores na categoria da Medicina foram dois investigadores que provaram que as montanhas-russas podem ajudar a remover as pedras nos rins mais rapidamente.

O médico e professor da Michigan State University, nos EUA, David Wartinger, começou a explorar esta questão quando um dos seus pacientes verificou que uma das pedras que tinha foi expelida depois de ter andado na Big Thunder Mountain Coaster, uma montanha-russa na Disney World, na Flórida (que pode ver no vídeo abaixo).

Assim, com a ajuda do também médico Marc Mitchell, construiu um modelo do sistema renal e testou-o numa série de viagens em atrações de parques de diversões para provar esta teoria. Agora, o médico recomenda montanhas-russas “rápidas e com vários movimentos” para todos aqueles que sofrem com as pedras nos rins.

“A montanha-russa literalmente sacode a pedra solta”, explicou Wartinger ao programa Today da BBC Radio 4. “Qualquer pessoa que esteja a tentar tirar proveito da nossa pesquisa deve procurar uma montanha-russa, que não precisa de ser extremamente rápida, mas que seja rápida e com muitos movimentos para cima e para baixo e para os dois lados”, acrescenta.

“De facto, as montanhas-russas muito rápidas que andam a 100 mph e que caem a pique por centenas de metros, não funcionam muito bem”, acrescenta. “Não posso falar num consenso geral, mas posso dizer que, na última década que estamos cientes desta pesquisa, a recomendamos aos nossos pacientes com grande sucesso“.

O estudo dos dois médicos foi publicado, em outubro de 2016, pela revista científica Journal of the American Osteopathic Association.

Os prémios Ig Nobel, que geralmente distinguem investigações que “primeiro fazem as pessoas rir, e depois pensar”, também têm outras categorias como Antropologia, Biologia, Química, Educação Médica, Literatura, Nutrição, Paz, Medicina Reprodutiva e Economia.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Acredito que sim, que as cervejolas evitem as pedras nos rins, mas quem já tem as pedras ficam bêbadas, ou seja andam de uma lado para outro a cambalear. 🙂 🙂 🙂

RESPONDER

Com 92% dos votos contados, Netanyahu e Gantz continuam empatados

Os primeiros resultados mostram um empate técnico entre os partidos de Benjamin Netanyahu e Benny Gantz. Os resultados obtidos pelos pequenos partidos poderão marcar a diferença. Segundo a imprensa local, com 92% dos votos contados, o …

Governo venezuelano liberta o deputado Edgar Zambrano, vice-presidente do parlamento

Juan Guaidó considera a libertação de Edgar Zambrano "uma vitória da pressão internacional" e não uma "gentileza" da ditadura. O Governo venezuelano libertou, na noite desta terça-feira, o deputado opositor e vice-presidente da Assembleia Nacional, Edgar …

Nova espécie de salamandra-gigante pode ser o maior anfíbio do mundo

Cientistas identificaram duas novas espécies da salamandra-gigante-da-china, sendo que uma delas pode ser afinal o maior anfíbio do mundo. Até agora, pensava-se que a salamandra-gigante-da-china — Andrias davidianus — era uma única espécie e, por isso, …

Detido bombeiro suspeito de atear fogo em Alfândega da Fé

O bombeiro detido é suspeito de ter ateado sete focos de incêndio numa área florestal que abrange várias freguesias do concelho de Alfândega da Fé, em Bragança. Um bombeiro foi detido por suspeitas do crime de …

O Oceano Atlântico pode começar do outro lado do mundo

Uma questão chave para os cientistas do clima é sobre a possível desaceleração do sistema de circulação principal do Oceano Atlântico, o que poderia ter consequências dramáticas para a Europa e outras zonas. Porém, um novo …

Incapacitar uma única proteína pode "curar" a gripe

Desabilitar uma única proteína das nossas células pode ser a solução para "curar" a gripe. Os testes realizados em ratos foram bem sucedidos, pelo que pode ser um indicador positivo de progressos nesta área. Encontrar uma …

Detetada a estrela de neutrões mais massiva alguma vez encontrada

Observações com o telescópio Green Bank revelaram a estrela de neutrões mais massiva até ao momento, chamada J0740 + 6620. De acordo com a revista especializada Nature Astronomy, onde foi descrita a descoberta, é um pulsar …

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …