/

Montanhas arco-íris são um tesouro escondido na China e no Peru

Um curioso fenómeno químico faz das Montanhas Arco-Íris uma paisagem que parece saída de uma pintura. Foram formadas na mesma altura que os Himalaias e são uma verdadeira maravilha geológica.

Ficam no Parque Geológico Zhangye Danxia Landform, na província de Gansu, e são uma atração turística frequentada por muitos chineses. Em 2009, tornaram-se Património Mundial da UNESCO.

São fantásticas montanhas coloridas, às riscas e de cores bem vivas, e já existem há muitos milhões de anos. Na verdade, são, tal como os Himalaias, produto da colisão da placa indiana com a placa euro-asiática há cerca de 55 milhões de anos, explica a Live Science. Mas a sua base colorida tem origem ainda antes disso.

As placas que formam estas montanhas especiais são compostas por arenito e siltito. A paleta de cores advém da presença de minerais como o ferro, só que cada faixa tem uma composição diferente, que lhe dá uma determinada cor.

A cor primária é um arenito vermelho profundo, explica ainda a revista Forbes. Esta coloração existe devido a um revestimento de óxido de ferro e cimentação, conhecido como hematita (Fe2O3).

Já a faixas amarelas, são ricas em sulfureto de ferro, enquanto nas verdes predominam clorite e silicatos de ferro.

Vinicunca: as 7 cores do Peru

Se ficou a achar que esta é uma beleza inigualável no mundo, temos outras notícias: existe uma montanha semelhante no Peru. 

Sim — a Vinicuca, também conhecida por Montanha das Sete Cores, fica na Cordilheira do Vilcanota, 5,2 mil metros acima do nível do mar. O tesouro só foi descoberto pelo turismo nos últimos anos: antes, recebia poucas dezenas de visitantes por dia, e em 2018 esse número já tinha passado para mil, noticiava a BBC.

Esta estrutura ter-se-á formado ainda nos períodos períodos Terciário ou  Quaternário através de sedimentos marinhos transportados pela água que antes ocupava o espaço.

Esses sedimentos foram formando camadas, que com a oxidação dos diferentes minerais adquiriram diferentes cores, e hoje são “franjas” ainda mais organizadas que no caso das montanhas chinesas. A sua paleta de cores é tão viva que parece também uma montagem — é um dos monumentos naturais mais incríveis do mundo, e imperdível para os fãs de geoquímica: ou apenas de paisagens de tirar o fôlego.

//

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.