Monges encontram receita perdida e voltam a fabricar cerveja medieval belga após 224 anos

Os monges da abadia de Grimbergen, na província de Brabante Flamengo, na Bélgica, encontraram a receita original de uma cerveja que era produzida artesanalmente no local há 224 anos e voltarão a fabricá-la.

Monges da Abadia de Grimbergen, na Bélgica, voltaram a produzir uma cerveja comum durante a Idade Média após encontrarem a sua receita que estava perdida há 220 anos.

O método está descrito num livro do século XII, no qual os religiosos da época especificam o uso de lúpulo em vez de ervas fermentadas — facto que os coloca à frente dos conhecimentos dos seus contemporâneos.

Em entrevista concedida esta quarta-feira, os monges anunciaram que encontraram a fórmula nos arquivos da abadia e estão a reformar uma sala do mosteiro onde ficará a nova fábrica, que produzirá anualmente cerca um milhão de litros da bebida em parceria com as marcas Carlsberg e Alken-Maes.

Um dos monges, Karel Stautemas, disse em entrevista à emissora Rádio 2 que as obras começarão ainda este ano. “Tínhamos livros com as receitas antigas, mas ninguém conseguia lê-los“, explicou Stautemas. “Estava tudo em latim e holandês antigo. Trouxemos voluntários e passamos horas a folhear os livros e descobrimos listas de ingredientes para cervejas produzidas em séculos anteriores.”

A expectativa é de que a primeira cerveja Grimbergen esteja pronta até o final de 2020. Os lucros das vendas serão destinados à manutenção da Abadia e a ajudar os fiéis que “batem à sua porta”.

A abadia foi construída em 1128 e saqueada por tropas francesas em 1795, o que causou a destruição da cervejaria e a perda da receita. Grande parte do templo foi reconstruida, mas a fórmula só foi encontrada após uma longa investigação nos acervos do mosteiro, incluindo um difícil trabalho de tradução de latim e holandês antigos.

A cerveja fabricada será uma trippel de 10,8% de teor alcoólico e que ficará durante cinco meses em maturação em barris de whisky. A nova fábrica funcionará no mesmo lugar onde a cerveja era preparada no século XVII e uma parte da produção será exportada para França.

ZAP // EFE

 

PARTILHAR

RESPONDER

380 baleias morreram encalhadas na Austrália. Este é o maior incidente registado no país

Morreram pelo menos 380 baleias-piloto presas numa baía remota da Tasmânia. Apesar dos intensos esforços para tentar salvá-las não foi possível evitar este cenário, informou hoje um responsável pelos serviços de socorro. "Temos um número mais …

Ansu vale 400 milhões e é "sucessor" de Lopetegui

A figura mais recente do Barcelona e do futebol espanhol entrou oficialmente na equipa principal e, por isso, a cláusula de rescisão "disparou". Em Barcelona continua-se a falar muito sobre Luis Suárez. Depois de Lionel Messi, …

Deputados chumbam divulgação imediata e integral da auditoria ao Novo Banco

Os deputados da Comissão de Orçamento e Finanças (COF) rejeitaram, esta quarta-feira, o requerimento do Bloco de Esquerda (BE) para divulgação pública imediata e integral do relatório de auditoria especial ao Novo Banco enviado pelo …

Bélgica recoloca Lisboa e região Centro no "vermelho"

As autoridades belgas aliviaram ligeiramente as medidas restritivas no quadro da pandemia da covid-19, apesar do aumento do número de casos, esta quarta-feira, e recolocaram a área metropolitana de Lisboa e a região centro de …

"É bastante provável que já se esteja a formar a covid-21"

Tudo "o que não sabemos" sobre o coronavírus - e é muita coisa! - é o que mais preocupa o especialista de Saúde Global do Conselho de Relações Externas dos EUA, Yanzhong Huang, que alerta …

Bruxelas propõe novo pacto para as migrações e pede compromisso a todos os Estados-membros

A Comissão Europeia propôs, esta quarta-feira, um novo Pacto para as Migrações e Asilo, à luz do qual "todos os Estados-membros, sem exceção", devem assumir as suas responsabilidades. Assumindo que "o sistema atual não funciona" e …

Após ameaças da Al-Qaeda, jornalistas franceses escrevem carta em defesa da Charlie Hebdo

Cerca de 100 órgãos de comunicação social em França publicaram hoje uma carta aberta apelando à defesa da liberdade de expressão, em apoio à revista Charlie Hebdo, quando decorre o julgamento dos atentados de 2015. A …

Lukashenko toma posse em cerimónia "secreta". Oposição apela a mais protestos

O Presidente da Bielorrússia foi empossado, esta quarta-feira, para um sexto mandato numa cerimónia não anunciada. A oposição já apelou a mais protestos. "Alexander Lukashenko prestou juramento na língua bielorrussa, após o qual assinou o ato …

"Não somos uma moeda de troca", diz Presidente do Irão. EUA terão de levantar sanções

O Presidente irianiano, Hassan Rohani, fez na terça-feira um discurso em tom desafiador e inflamado na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), afirmando que os Estados Unidos (EUA) não terão outra alternativa que …

Depois das acusações de fraude, o fundador da Nikola renuncia ao cargo de presidente

Depois de um polémico relatório afirmar que Trevor Milton estava a mentir quando apresentou o prototipo do Nikola One, o fundador da empresa de camiões elétricos resolveu abandonar o cargo de presidente. Trevor Milton renunciou ao …