Monges encontram receita perdida e voltam a fabricar cerveja medieval belga após 224 anos

Os monges da abadia de Grimbergen, na província de Brabante Flamengo, na Bélgica, encontraram a receita original de uma cerveja que era produzida artesanalmente no local há 224 anos e voltarão a fabricá-la.

Monges da Abadia de Grimbergen, na Bélgica, voltaram a produzir uma cerveja comum durante a Idade Média após encontrarem a sua receita que estava perdida há 220 anos.

O método está descrito num livro do século XII, no qual os religiosos da época especificam o uso de lúpulo em vez de ervas fermentadas — facto que os coloca à frente dos conhecimentos dos seus contemporâneos.

Em entrevista concedida esta quarta-feira, os monges anunciaram que encontraram a fórmula nos arquivos da abadia e estão a reformar uma sala do mosteiro onde ficará a nova fábrica, que produzirá anualmente cerca um milhão de litros da bebida em parceria com as marcas Carlsberg e Alken-Maes.

Um dos monges, Karel Stautemas, disse em entrevista à emissora Rádio 2 que as obras começarão ainda este ano. “Tínhamos livros com as receitas antigas, mas ninguém conseguia lê-los“, explicou Stautemas. “Estava tudo em latim e holandês antigo. Trouxemos voluntários e passamos horas a folhear os livros e descobrimos listas de ingredientes para cervejas produzidas em séculos anteriores.”

A expectativa é de que a primeira cerveja Grimbergen esteja pronta até o final de 2020. Os lucros das vendas serão destinados à manutenção da Abadia e a ajudar os fiéis que “batem à sua porta”.

A abadia foi construída em 1128 e saqueada por tropas francesas em 1795, o que causou a destruição da cervejaria e a perda da receita. Grande parte do templo foi reconstruida, mas a fórmula só foi encontrada após uma longa investigação nos acervos do mosteiro, incluindo um difícil trabalho de tradução de latim e holandês antigos.

A cerveja fabricada será uma trippel de 10,8% de teor alcoólico e que ficará durante cinco meses em maturação em barris de whisky. A nova fábrica funcionará no mesmo lugar onde a cerveja era preparada no século XVII e uma parte da produção será exportada para França.

ZAP // EFE

 

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, o universo pode ser 2 mil milhões de anos mais novo do que pensávamos

Novos cálculos sugerem que o universo pode ser dois mil milhões de anos mais novo do que aquilo que se pensava. Contudo, é difícil saber com exatidão a sua verdadeira idade. Os cientistas calculam a idade …

O maior vulcão de uma lua de Júpiter pode estar prestes a entrar em erupção

O maior vulcão de Io, uma das quatro grandes luas de Júpiter, pode estar prestes a explodir. Décadas de observação mostram um ciclo periódico nas erupções deste vulcão. De acordo com o Science Alert, o vulcão …

Crianças e adolescentes são quem mais consome açúcar em Portugal

Um estudo do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), que teve por base o Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física, concluiu que as crianças e os adolescentes são quem mais consome …

A Rússia já sabe como apareceu a fissura na nave Soyuz (mas não revela)

A Corporação Espacial Estatal da Rússia, Roscosmos, já sabe qual é a origem da fissura encontrada há um ano na nave Soyuz MS-09, acoplada à Estação Espacial internacional. Mas não revelará mais informações. "O buraco foi …

SIVRAC, a bicicleta elétrica que se dobra em apenas um segundo

Com um quadro em forma de "X" e dobrável num estalar de dedos, a nova SIVRAC promete ser uma solução prática para quem viaja, por exemplo, de bicicleta para o trabalho. A bicicleta é um …

Porto 2-1 Young Boys | Dragão de duas faces com estreia feliz

O FC Porto entrou na Liga Europa com o pé direito, ao vencer o Young Boys por 2-1, no Estádio do Dragão. Uma primeira parte de enorme qualidade, na qual os suíços só por uma …

Dois turistas foram apanhados a nadar nus em Veneza. Vão pagar 3 mil euros cada um

Os homens checos estavam em Itália para apoiar a sua equipa de futebol - o Slavia de Praga que jogou contra o Inter em Milão -. Os dois visitantes, em Veneza, decidiram dar um mergulho. Um …

Voar sobre as águas do Sena. Paris testa "bolha do mar", um barco-táxi amigo do ambiente

Paris está a testar um novo meio de transporte mais amigo do ambiente: um barco-táxi ecológico que desliza nas águas do rio Sena. Esta semana, o sea bubble (bolha do mar) está em testes no rio …

Há uma "Matilde" na Bélgica que também precisa do medicamento mais caro do mundo

Mais de 950 mil belgas responderam ao apelo de um casal, que precisava de reunir 1,9 milhões de euros para comprar o medicamento mais caro do mundo para a filha. Pia, de nove meses, sofre de …

System of a Down confirmados no festival VOA, no Estádio Nacional

Os System of a Down são a primeira grande confirmação do VOA - Heavy Rock Festival, que em 2020 se realiza a 2 e 3 de julho no Estádio Nacional. De acordo com a Blitz, este …