Moedas com 2 mil anos encontradas numa caverna

Richard Davenport National Trust

As moedas do período romano e do final da Idade do Ferro encontradas numa caverna

As moedas do período romano e do final da Idade do Ferro encontradas numa caverna

Uma reserva preciosa de moedas do período romano e do final da Idade do Ferro – o último período usado para classificar as sociedades pré-históricas – foi descoberta numa caverna onde permaneceu intacta por mais de 2 mil anos.

O tesouro foi encontrado em Dovedale, no condado de Derbyshire, no centro de Inglaterra, por um indivíduo que encontrou inicialmente quatro moedas. A descoberta deu início à escavação completa do local.

Segundo especialistas, é a primeira vez que se encontram moedas dessas duas civilizações distintas, enterradas juntas.

Riqueza e poder

Os arqueólogos descobriram 26 moedas, incluindo três do período romano, que datam de antes da invasão das ilhas britânicas pelo Exército de Roma, em 43 d.C..

Foram encontradas também 20 peças de ouro e prata que datam dos últimos anos da Idade do Ferro, que na Grã-Bretanha engloba o período 800 a.C.-100 d.C..

Os artefatos pertenceriam à tribo Corieltavi, que vivia na ilha antes da invasão romana.

Apesar de moedas romanas serem normalmente encontradas no campo, acredita-se que esta seja a primeira vez que são encontradas numa caverna.

George Mahoney

A caverna onde as moedas foram encontradas

A caverna onde as moedas foram encontradas

“As moedas sugerem a quantidade de riqueza e poder do indivíduo que as possuía”, diz a arqueóloga da entidade britânica do património histórico, o National Trust.

“Durante a Idade do Ferro, as moedas eram usadas mais como um símbolo de poder e status do que para comprar e vender alimentos e outras necessidades.”

Descoberta emocionante

O maior tesouro de ouro e prata da Idade do Ferro já encontrado na Grã-Bretanha foi descoberto por um arqueólogo amador próximo de Hallaton, no condado de Leicestershire, em 2000.

Mais de 5 mil moedas, jóias e um capacete romano banhado a prata estavam entre os tesouros encontrados durante a escavação.

O curador de moedas romanas e da Idade do Ferro do Museu Britânico, Ian Leins, disse que apesar de não ser tão numeroso quanto a descoberta de Hallaton, o tesouro encontrado em Dovedale é “emocionante“.

Pela primeira vez, a National Trust contou com a ajuda de ex-soldados que estiveram no Afeganistão para ajudar na escavação.

As moedas foram limpas por especialistas em conservação do Museu Britânico e da University College London, e ficarão expostas permanentemente no museu de Buxton a partir do final deste ano.

ZAP / BBC

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Para mim o interessante foi o terem encontrado as moedas numa gruta. Agora moedas com mais de dois mil anos são conhecidas muitas… as gregas, dinastia, ptolomaica, rep. romana e muitas mais…

  2. 1) “artefactos” e não “artefatos” !!!

    2) “as moedas eram usadas mais como um símbolo de poder e status”
    Totalmente errado! As moedas custavam “dinheiro” e bens, pelo que a sua mera guarda não tem qualquer sentido! Elas eram, sim, amplamente usadas, quer internamente quer externamente!

RESPONDER

Governo diz que limites à circulação na AML está protegida por Lei de Bases

O secretário de Estado Adjunto e da Saúde afirmou hoje que a medida que impõe limites à circulação na Área Metropolitana de Lisboa (AML) está “bem protegida e consolidada” naquilo que é a Lei de …

Cidade australiana está coberta de teias de aranha. Fenómeno tem explicação

Uma região australiana está a ser inundada por teias de aranha, após se deparar com severas inundações que obrigaram os habitantes - e os aracnídeos - a procurar terras mais secas para se estabelecerem. A região …

Governo decide que mortes sob custódia policial passam a ter autópsia obrigatória

Decreto-lei de 16 de junho frisa a necessidade de haver sempre autópsia quando há mortes sob custódia ou em sequência de intervenções policiais e militares. O decreto formaliza "uma prática própria de um Estado democrático", diz …

Mais 1183 novos casos e uma morte nas últimas 24 horas

O último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde regista uma ligeira redução no número de infeções confirmadas pelo coronavírus SARS-CoV-2, com 1.183 casos, e uma morte associada à covid-19. O mesmo boletim indica que estão mais …

Austrália queixa-se da China à Organização Mundial do Comércio por tarifas sobre o vinho

A Austrália queixou-se formalmente à Organização Mundial do Comércio (OMC) sobre as tarifas que Pequim impôs aos vinhos australianos, disse hoje o Governo. A queixa surge na sequência de consultas intensivas com os produtores de vinho …

Quase metade das camas para estudantes do superior ainda não têm data para ficarem prontas

Mais de 40% das camas incluídas no Plano Nacional de Alojamento Estudantil ainda não têm uma data prevista para poderem começar a ser usadas. O programa do Governo tem como objetivo responder à falta de residências …

Portugal vs Alemanha em direto: Fernando Santos não faz alterações no onze

A seleção portuguesa de futebol pode garantir hoje o apuramento para os oitavos de final do Euro2020, mas terá de vencer a poderosa Alemanha, ainda à procura dos primeiros pontos no Grupo F. O jogo …

Ex-presidente de Infarmed diz que é preciso não descartar a capacidade das farmácias na vacinação

O ex-presidente de Infarmed considera que o mais importante para travar a pandemia é garantir a rápida vacinação do maior número de pessoas no menor espaço de tempo e que é preciso não descartar a …

Clérigo ultraconservador Ebrahim Raisi vence eleições presidenciais do Irão

O clérigo ultraconservador Ebrahim Raisi venceu as eleições presidenciais do Irão com mais de 62,2% dos votos, segundo resultados oficiais parciais hoje divulgados. Em 28,6 milhões de votos contados, Raïssi obteve "mais de 17.800.000" votos, declarou …

Organização cancela Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa (e critica a Direção-Geral da Saúde)

A Comissão Organizadora da Marcha do Orgulho LGBTI+ de Lisboa anunciou hoje o cancelamento da iniciativa e criticou a Direção-Geral da Saúde (DGS), que emitira parecer desfavorável. A marcha estava prevista para hoje. “Apesar das tentativas …