Moeda chinesa da Idade Média descoberta no Reino Unido

Uma moeda chinesa da Idade Média foi descoberta em Hampshire, no sul de Inglaterra. Esta descoberta sugere que as ligações seculares entre a Europa e a China eram muito mais antigas do que se pensava.

De acordo com o site IFLScience, a moeda de cobre remonta à dinastia Song e foi emitida, pela primeira vez, entre 1008 e 1016 D.C, durante o reinado do Imperador Zhenzong, embora tenha muito provavelmente continuado em circulação durante os séculos seguintes.

Com inscrições em apenas um lado, a moeda circular apresenta um orifício quadrado no meio – o que permitia que as moedas fossem amarradas juntas – e foi descoberta na vila de Buriton, em Hampshire, no sul de Inglaterra.

Não é ainda totalmente claro se algum colecionador moderno a perdeu, ou se isso aconteceu durante a Idade Média. Por um lado, a moeda foi descoberta num campo que estava cheio de artefactos medievais, incluindo várias moedas.

Além disso, os arqueólogos já haviam descoberto uma outra moeda desta dinastia chinesa em Inglaterra. A moeda recentemente encontrada também foi avistada na mesma área onde foi descoberta a única cerâmica chinesa importada do século XIV.

Segundo o mesmo site, tendo em conta que a região fica relativamente perto da costa, não é estranho pensar que poderia ter laços estreitos com as rotas marítimas globais daquela época.

E não nos podemos esquecer que vários artefactos chineses foram encontrados em grande parte do mundo, nomeadamente ao longo da costa da Índia, Península Arábica, África Oriental e Mediterrâneo.

Porém, embora a descoberta deste símbolo medieval chinês não seja um achado totalmente inesperado, é mais uma evidência para compreendermos a nossa História e o nosso passado.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Descoberta antiga estrada Romana no fundo da Lagoa de Veneza

Um novo estudo revela novas evidências da presença de uma antiga estrada Romana nas profundezas da Lagoa de Veneza, em Itália. De acordo com o site Science Alert, uma série de estruturas antigas foi descoberta nas …

Costa não vai ao Porto apresentar candidato. Tiago Barbosa Ribeiro desvaloriza (e acena com Santos Silva)

Tiago Barbosa Ribeiro vai apresentar a sua candidatura à Câmara Municipal do Porto no domingo, mas o secretário-geral do partido não vai estar presente. António Costa, secretário-geral do PS, escolheu Vila do Conde para a apresentação …

Incidência a subir nos mais idosos. Internados em UCI continuam a aumentar

A taxa de incidência de infeções por covid-19 acumulada a 14 dias é mais elevada entre a faixa etária dos 20 aos 29 anos, mas o maior aumento registou-se nas pessoas com mais de 80. Segundo …

Os tomates têm uma espécie de sistema nervoso que avisa sobre ataques

Os tomates que estão a ser comidos por insetos usam sinais elétricos para enviar um alerta para o resto da planta, semelhante à forma como o nosso sistema nervoso avisa sobre danos. E que efeito têm …

DGS e Infarmed afastam terceira dose da vacina (e especialistas só querem vacinar jovens com comorbilidades)

O Infarmed afastou a necessidade de reforço da vacinação contra a covid-19 com uma eventual terceira dose. Em relação aos jovens entre os 12 e os 15 anos, a maioria dos especialistas da task force …

Sitava também desconvoca greve de julho e agosto na Groundforce

O Sindicato dos Trabalhadores da Aviação e Aeroportos (Sitava) anunciou, esta sexta-feira, que desconvocou a greve prevista na Groundforce, nos dias 30, 31 de julho e 1 de agosto, depois da confirmação da TAP do …

Garantia da caução de 5 milhões de Berardo deverá incluir imóveis de pessoas próximas

A proposta de caução apresentada por Joe Berardo ao Tribunal Central de Instrução Criminal será composta por imóveis que pertencem a amigos e pessoas próximas. O Observador avança que a garantia da caução de Joe Berardo …

Cientistas descobrem qual a melhor altura para consumir proteínas

Uma equipa de investigadores sugere que a melhor altura para consumir proteínas é ao pequeno-almoço. É nesta altura do dia em que o corpo humano colhe mais benefícios. Os alimentos mais ricos em proteínas são os …

Matheus: "Não sei o que se passa em Barcelona, nem me trataram como jogador"

Matheus Fernandes tinha contrato com os catalães até 2025 mas, em junho, soube que ia sair do clube... por e-mail. Já assinou pelo Palmeiras mas não esquece o que aconteceu em Espanha. Tinha sido um dos …

Quem são os 91 portugueses nos Jogos Olímpicos (e as 4 medalhas que vão conquistar)

Participação portuguesa em Tóquio arranca neste sábado. Serão 91 atletas espalhados por 17 modalidades. Associated Press fez previsão para todas as especialidades presentes nos Jogos Olímpicos. Portugal teve 17 atletas na cerimónia de abertura dos Jogos …