Moeda chinesa da Idade Média descoberta no Reino Unido

Uma moeda chinesa da Idade Média foi descoberta em Hampshire, no sul de Inglaterra. Esta descoberta sugere que as ligações seculares entre a Europa e a China eram muito mais antigas do que se pensava.

De acordo com o site IFLScience, a moeda de cobre remonta à dinastia Song e foi emitida, pela primeira vez, entre 1008 e 1016 D.C, durante o reinado do Imperador Zhenzong, embora tenha muito provavelmente continuado em circulação durante os séculos seguintes.

Com inscrições em apenas um lado, a moeda circular apresenta um orifício quadrado no meio – o que permitia que as moedas fossem amarradas juntas – e foi descoberta na vila de Buriton, em Hampshire, no sul de Inglaterra.

Não é ainda totalmente claro se algum colecionador moderno a perdeu, ou se isso aconteceu durante a Idade Média. Por um lado, a moeda foi descoberta num campo que estava cheio de artefactos medievais, incluindo várias moedas.

Além disso, os arqueólogos já haviam descoberto uma outra moeda desta dinastia chinesa em Inglaterra. A moeda recentemente encontrada também foi avistada na mesma área onde foi descoberta a única cerâmica chinesa importada do século XIV.

Segundo o mesmo site, tendo em conta que a região fica relativamente perto da costa, não é estranho pensar que poderia ter laços estreitos com as rotas marítimas globais daquela época.

E não nos podemos esquecer que vários artefactos chineses foram encontrados em grande parte do mundo, nomeadamente ao longo da costa da Índia, Península Arábica, África Oriental e Mediterrâneo.

Porém, embora a descoberta deste símbolo medieval chinês não seja um achado totalmente inesperado, é mais uma evidência para compreendermos a nossa História e o nosso passado.

  ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dirigente da Al-Qaida abatido na Síria em ataque com drone

O exército norte-americano anunciou esta sexta-feira ter abatido um dirigente do grupo extremista Al-Qaida, num ataque com 'drone' na Síria. "Um ataque aéreo norte-americano realizado esta sexta-feira no noroeste da Síria matou o dirigente da Al-Qaida …

"Venezuelização" do país. Governo arrasado pelos descontos para os combustíveis no IVAucher

O anúncio do Governo de um desconto de 10 cêntimos por litro de combustível abastecido, através do programa IVAucher, está a ser duramente criticado por muitos portugueses. E há até quem fala na "venezuelização" do …

covid, Lisboa

Plano da DGS avança os três cenários que podem levar a novo confinamento

A Direcção-Geral da Saúde publicou o plano de combate à pandemia para este Outono / Inverno com base em três cenários. O surgimento de uma nova variante com características que permitam a evasão do vírus …

A tábua babilónica que se descobriu ter a representação de um fantasma.

Tábua babilónica tem a mais antiga representação de um fantasma (e explica como livrar-se dele)

Foi oficialmente descoberta a representação mais antiga de um fantasma numa tábua de argila babilónica com 3.500 anos, que estava guardada no Museu Britânico, em Londres. A ilustração estava no museu desde o século XIX, mas …

Eleições ou continuar a governar se o OE chumbar? "Estou preparado para tudo".

O primeiro-ministro disse esta sexta-feira estar preparado para continuar a governar, mesmo que o Orçamento para 2022 chumbe, mas adiantou que respeitará se o Presidente da República tiver um entendimento diverso e convocar eleições antecipadas. Esta …

A humanidade sobreviveu a cinco apocalipses. E está preparada para mais

Nos últimos meses, a atenção mediática tem recaído sobre temas como pandemias, vulcões, sismos e outras catástrofes a que, não sendo novidades, a humanidade tem vindo a sobreviver de forma quase inexplicável. Pandemias, vulcões, sismos, cheias …

OE. Costa promete salário mínimo de 850 euros em 2025 e aumento de pensões em janeiro

O secretário-geral do PS, António Costa, afirmou esta sexta-feira que é intenção do Governo elevar o salário mínimo aos 850 euros em 2025 e aumentar o mínimo de existência no próximo ano, isentando de IRS …

Cientistas portugueses ajudam a descobrir novo mecanismo para regeneração muscular

O músculo é conhecido por se regenerar através de um processo complexo que envolve várias etapas e depende de células-tronco. Mas uma nova pesquisa apresenta um novo mecanismo. Um novo estudo liderado por investigadores do Instituto …

Investigadores de Harvard utilizam corantes para armazenar dados

Na era digital, quase tudo é possível. Uma equipa de químicos de Harvard desenvolveu um novo sistema que utiliza misturas de sete corantes fluorescentes disponíveis comercialmente para armazenar ficheiros de dados. É comum pensarmos no armazenamento …

Uma impressão artística de um impacto gigantesco no sistema estelar HD 17255

Dois planetas envolveram-se num choque tão violento que um deles perdeu a atmosfera

Uma equipa de astrónomos encontrou provas de uma gigantesca colisão entre dois planetas num sistema planetário jovem, localizado a 95 anos-luz da Terra. A poeira à volta da jovem estrela HD 172555, de 23 milhões de …