Modelos em França vão ter de apresentar atestado para provar que são saudáveis

O Governo francês aprovou esta quinta-feira uma lei que obriga as modelos a apresentarem um atestado médico para garantir que são saudáveis.

A lei francesa estipula que as modelos têm de obter um certificado médico que mostre o seu estado de saúde, especialmente nos termos de “um índice de massa corporal apropriado para a prática da profissão”, conta o The Telegraph.

A medida aprovada pelo Governo obriga ainda a que as revistas que recorram ao Photoshop mostrem aos leitores, de forma explícita, que as fotografias foram alteradas.

As infrações a esta lei podem ser punidas com uma pena de prisão até seis meses e uma coima no valor de 75 mil euros.

Com a aprovação desta nova lei, os médicos têm agora um papel fundamental na profissão, podendo ter em conta características como a idade, o sexo e a forma do corpo.

A proposta anterior era impor um índice de massa corporal mínimo para quem quisesse seguir a carreira de modelo, algo que foi muito contestado pela indústria e que acabou por ser posto de lado.

Uma outra proposta rejeitada queria punir quem incitasse à magreza excessiva, nomeadamente sites considerados “pro-anorexia”.

Em França, um dos países que acolhe uma das principais capitais da moda, estima-se que existam cerca de 30 a 40 mil pessoas com anorexia nervosa, a maioria delas ainda na fase da adolescência.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

57 anos depois, G3 diz adeus ao Exército

Esta segunda-feira é apresentada a SCAR-L, a arma ligeira do Exército que vai substituir a espingarda automática G3, introduzida em 1962. Em setembro de 1962, saíram da Fábrica de Braço de Prata, em Lisboa, as primeiras …

Infarmed ordena retirada do mercado de creme para mamilos

O Infarmed ordenou esta segunda-feira a retirada do mercado do produto cosmético "D'Aveia Regenerador de Mamilos", por ter um conservante proibido desde 2015 para este tipo de produtos, que pode colocar em risco a saúde. A …

Portugal é o segundo país da Europa onde mais se anda de carro

Portugal foi o segundo país da União Europeia onde mais se circulou de carro, em 2017, revela o Eurostat. Apenas a Lituânia ficou à frente. Deixar o carro na garagem e usar meios de transporte alternativos …

Empresas ficam sujeitas à arbitragem em litígios de consumo até cinco mil euros

Todas as empresas estão, a partir desta segunda-feira, obrigadas a sujeitar-se à arbitragem ou à mediação nos conflitos de consumo até cinco mil euros. A lei 63/2019, publicada a de 16 de agosto, alterou a Lei …

Farmacêutica Purdue Pharma vai declarar falência

A gigante farmacêutica Purdue Pharma pediu proteção contra credores, sucumbido à pressão dos mais de 2600 processos judiciais de que é alvo, na sequência da crise dos opióides, nos Estados Unidos. A farmacêutica com sede em …

Aliança convida partidos “sem cartão dourado” para 36 debates no Youtube

No dia em que os três canais generalistas irão passar em direto o debate entre Rui Rio e António Costa, o partido de Pedro Santana Lopes lançou um convite a todos os partidos sem …

Metro do Porto e Carris reforçam fiscalização

Com a entrada em vigor dos novos passes, Metro do Porto e Carris estão a reforçar a fiscalização para tentarem baixar os números de fraude e garantir que têm o devido retorno financeiro por aderirem …

Bloco de Esquerda quer aumento gradual das pensões mínimas até ao salário mínimo

A líder do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, propôs esta segunda-feira o aumento das pensões mais baixas até ao valor do salário mínimo e defendeu que o rendimento dos filhos não deve contar na atribuição …

Associação Berardo vai contestar arresto de obras de arte

A Associação Coleção Berardo (ACB), proprietária das obras de arte do empresário José Berardo, vai contestar de esta segunda-feira a uma semana o arresto de cerca de 2.200 peças, disse à agência Lusa fonte próxima …

Netanyahu quer anexar "todos os colonatos" na Cisjordânia ocupada

Benjamin Netanyahu afirma que quer "estender a soberania a todos os colonatos", incluindo alguns que sejam importantes para a herança de Israel. Eleições são esta terça-feira. O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, prometeu esta segunda-feira anexar “todos …