Modelos em França vão ter de apresentar atestado para provar que são saudáveis

O Governo francês aprovou esta quinta-feira uma lei que obriga as modelos a apresentarem um atestado médico para garantir que são saudáveis.

A lei francesa estipula que as modelos têm de obter um certificado médico que mostre o seu estado de saúde, especialmente nos termos de “um índice de massa corporal apropriado para a prática da profissão”, conta o The Telegraph.

A medida aprovada pelo Governo obriga ainda a que as revistas que recorram ao Photoshop mostrem aos leitores, de forma explícita, que as fotografias foram alteradas.

As infrações a esta lei podem ser punidas com uma pena de prisão até seis meses e uma coima no valor de 75 mil euros.

Com a aprovação desta nova lei, os médicos têm agora um papel fundamental na profissão, podendo ter em conta características como a idade, o sexo e a forma do corpo.

A proposta anterior era impor um índice de massa corporal mínimo para quem quisesse seguir a carreira de modelo, algo que foi muito contestado pela indústria e que acabou por ser posto de lado.

Uma outra proposta rejeitada queria punir quem incitasse à magreza excessiva, nomeadamente sites considerados “pro-anorexia”.

Em França, um dos países que acolhe uma das principais capitais da moda, estima-se que existam cerca de 30 a 40 mil pessoas com anorexia nervosa, a maioria delas ainda na fase da adolescência.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.