Modelos em França vão ter de apresentar atestado para provar que são saudáveis

O Governo francês aprovou esta quinta-feira uma lei que obriga as modelos a apresentarem um atestado médico para garantir que são saudáveis.

A lei francesa estipula que as modelos têm de obter um certificado médico que mostre o seu estado de saúde, especialmente nos termos de “um índice de massa corporal apropriado para a prática da profissão”, conta o The Telegraph.

A medida aprovada pelo Governo obriga ainda a que as revistas que recorram ao Photoshop mostrem aos leitores, de forma explícita, que as fotografias foram alteradas.

As infrações a esta lei podem ser punidas com uma pena de prisão até seis meses e uma coima no valor de 75 mil euros.

Com a aprovação desta nova lei, os médicos têm agora um papel fundamental na profissão, podendo ter em conta características como a idade, o sexo e a forma do corpo.

A proposta anterior era impor um índice de massa corporal mínimo para quem quisesse seguir a carreira de modelo, algo que foi muito contestado pela indústria e que acabou por ser posto de lado.

Uma outra proposta rejeitada queria punir quem incitasse à magreza excessiva, nomeadamente sites considerados “pro-anorexia”.

Em França, um dos países que acolhe uma das principais capitais da moda, estima-se que existam cerca de 30 a 40 mil pessoas com anorexia nervosa, a maioria delas ainda na fase da adolescência.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Hermínio Loureiro pede suspensão de mandatos na FPF e COP

Hermínio Loureiro pediu a suspensão dos mandatos de vice-presidente da FPF e do COP, esta sexta-feira, na sequência da acusação do Ministério Público na operação Ajuste Secreto. Numa carta enviada à FPF, a que a agência …

Oxford escolhe "emergência climática" para Palavra do Ano 2019

A Palavra do Ano 2019 escolhida pelos Dicionários de Oxford foi "emergência climática", "situação na qual é requerida uma ação urgente", revelou na quinta-feira esta componente da editora da Universidade homóloga. A Palavra Oxford do Ano …

Erro no IRS de 2015. Contribuintes podem contestar nova liquidação

O novo apuramento do imposto abrange cerca de dez mil declarações no valor de 3,5 milhões de euros. A Autoridade Tributária e Aduaneira já enviou uma carta aos contribuintes cuja liquidação do IRS relativo a 2015 …

Jesus vai receber título de cidadão honorário do Rio de Janeiro

O técnico português do Flamengo será condecorado, na próxima segunda-feira, com o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro. A distinção a ser entregue pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro foi anunciada num cartaz …

Governo compromete-se a concluir processo de regularização dos precários

O Governo comprometeu-se com a conclusão, no início da legislatura, do Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos Precários na Administração Pública (PREVPAP), mas sem avançar uma data concreta. O debate temático sobre o PREVPAP, que decorreu …

Camboja acaba com passeios turísticos de elefante em Angkor

Os passeios de elefante, que são umas das principais atrações turísticas pelas áreas dos templos de Angkor, no Camboja, deixarão de o ser em 2020. Em 2016, uma elefante fêmea morreu por insuficiência cardíaca depois de …

MPLA afasta "Tchizé" dos Santos do comité central e suspende-a por dois anos

O Bureau Político do MPLA aprovou, esta quinta-feira, o afastamento de Welwitschia 'Tchizé' dos Santos de membro do comité central do partido no poder em Angola e a suspensão por dois anos da condição de …

Coldplay adiam divulgação de álbum. Querem uma digressão mais "respeitadora do ambiente"

O líder dos Coldplay anunciou na quinta-feira que o grupo musical britânico adiou a digressão de apresentação do seu novo álbum, que é publicado esta sexta-feira, para ser o mais limpa possível e ter um …

Vila Galé já estuda novo resort na região do Brasil onde abandonou projeto

O Vila Galé vai mesmo avançar com uma nova unidade hoteleira na mesma região do Brasil onde decidiu abandonar o projeto que tinha, depois das críticas de que ia investir em potencial zona de reserva …

França ultrapassa Alemanha. É o pais europeu com mais pedidos de asilo

França tornou-se no país europeu com mais pedidos de asilo, pela primeira vez desde o início da crise migratória em 2015, afirmou esta quinta-feira em Paris o ministro do Interior. “A França tornou-se desde 20 de …