Modelos em França vão ter de apresentar atestado para provar que são saudáveis

O Governo francês aprovou esta quinta-feira uma lei que obriga as modelos a apresentarem um atestado médico para garantir que são saudáveis.

A lei francesa estipula que as modelos têm de obter um certificado médico que mostre o seu estado de saúde, especialmente nos termos de “um índice de massa corporal apropriado para a prática da profissão”, conta o The Telegraph.

A medida aprovada pelo Governo obriga ainda a que as revistas que recorram ao Photoshop mostrem aos leitores, de forma explícita, que as fotografias foram alteradas.

As infrações a esta lei podem ser punidas com uma pena de prisão até seis meses e uma coima no valor de 75 mil euros.

Com a aprovação desta nova lei, os médicos têm agora um papel fundamental na profissão, podendo ter em conta características como a idade, o sexo e a forma do corpo.

A proposta anterior era impor um índice de massa corporal mínimo para quem quisesse seguir a carreira de modelo, algo que foi muito contestado pela indústria e que acabou por ser posto de lado.

Uma outra proposta rejeitada queria punir quem incitasse à magreza excessiva, nomeadamente sites considerados “pro-anorexia”.

Em França, um dos países que acolhe uma das principais capitais da moda, estima-se que existam cerca de 30 a 40 mil pessoas com anorexia nervosa, a maioria delas ainda na fase da adolescência.

ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Está a nascer um mosteiro de 6 milhões de euros em Bragança (e vai acolher monjas italianas)

A aldeia de Palaçoulo, em Miranda do Douro, Bragança, foi o local escolhido para a localização do futuro Mosteiro Trapista de Santa Maria, Mãe da Igreja. A obra orçada em seis milhões de euros constitui …

Crédito ao consumo atingiu recorde de 7,6 mil milhões em 2019

O montante dos novos créditos ao consumo aumentou 7,1% em dezembro do ano passado, face ao mesmo mês do ano anterior, para 667,954 milhões de euros. De acordo com o os dados divulgados pelo Banco de …

Hamas engana soldados israelitas com fotografias de mulheres

Dezenas de soldados israelitas foram alvo de um ataque informático do Hamas, que usou fotografias de mulheres para infetar os seus telemóveis. De acordo com a BBC, o tenente-coronel Jonathan Conricus afirmou que os soldados receberam …

"Navio fantasma" dá à costa na Irlanda depois de mais de um ano à deriva

Um "navio fantasma" abandonado, que esteve mais de um ano à deriva, apareceu agora na costa de Ballycotton, uma vila costeira no condado de Cork, na Irlanda. Segundo o Irish Post, o navio MV Alta, de 77 metros …

12.º caso suspeito de coronavírus em Portugal deu negativo

O mais recente caso suspeito de coronavírus deu negativo, anunciou, esta terça-feira, a Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com a Direção-Geral da Saúde, citada pelo jornal online Observador, a criança regressada da China que foi …

Vinte governadores brasileiros assinam carta com críticas a Bolsonaro

Vinte dos 27 governadores do Brasil subscreveram esta terça-feira uma carta dirigida ao Presidente do país, Jair Bolsonaro, que acusam de falta de diálogo, criticando também algumas das suas declarações públicas. "Recentes declarações de Jair Bolsonaro …

Super Bock e Sagres aliam-se em campanha contra o racismo

As duas marcas de cerveja aliaram-se numa campanha contra o racismo, depois do episódio ocorrido, no passado domingo, com Moussa Marega, no Estádio D. Afonso Henriques. "Contra o racismo, não há rivais" é o mote da …

Conselho de Disciplina abre processo disciplinar ao Vitória de Guimarães

O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou, esta terça-feira, a abertura de um processo disciplinar ao Vitória de Guimarães, devido aos insultos racistas a Moussa Marega. O avançado do FC Porto recusou-se …

Pinto da Costa confirma fim da carreira de Casillas. E diz que episódio com Marega é um caso de polícia

O presidente do FC Porto confirmou, esta terça-feira, o fim da carreira do guarda-redes espanhol, que anunciou a intenção de se candidatar à presidência da Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF). O dirigente portista falou aos …

Águias-de-Bonelli encontradas mortas no Douro Internacional

Duas águias-de-Bonelli jovens foram encontrados mortas no Douro Internacional, após terem sido marcadas com emissores GPS em 2018 e 2019, anunciaram na segunda-feira técnicos ligados a um projeto ibérico de salvaguarda destas aves. "O facto de …