Modelo de 14 anos morre após colapso por exaustão

(dr) Oksana Dzyuba

A modelo Vlada Dzyuba, 14 anos, morreu na China, após ser sujeita a 13 horas de trabalho intenso

A manequim russa, Vlada Dzyuba, de 14 anos, entrou num quadro clínico de exaustão enquanto aguardava pela sua vez de desfilar, num espetáculo onde foi submetida a 13 horas intensas de trabalho.

De acordo com o jornal britânico Daily Mail, Vlada entrou em coma durante dois dias, depois de ter acusado indisposição e temperatura alta, acabando por morrer na sexta-feira.

No dia em que morreu teve uma exaustão total e contraiu meningite crónica, que a levou ao coma minutos antes de fazer uma das últimas entradas na passarela, de acordo com a autópsia realizada ao corpo.

Este diagnóstico, agravado pelo quadro de esgotamento, ter-se-à tornado fatal.

Vlada Dzyuba estava na China, a trabalhar para uma agência com quem cumpria um contrato de trabalho de três meses. A empresa de modelos, que só a poderia obrigar a trabalhar três horas por semana, não assinou seguro de saúde com a jovem, estando agora a ser acusada de promover trabalho escravo.

Oksana, mãe da manequim, disse à publicação que a filha lhe telefonou algumas vezes nos intervalos dos desfiles a falar do cansaço que sentia: “Ela ligava-me e dizia: Mãe, estou tão cansada. Quero tanto dormir”. “Insisti tanto para ela ir ao hospital, mas não valeu de nada. Ainda tentei obter um visto para ir ter com ela mas já não cheguei a tempo”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Realmente parece haver aqui qq coisa q me/nos escapa pois uma jovem como ela sucumbir por uma sobrecarga horária… A estória estará contada pela metade, palpita-me. Esse trabalho não terá tido lugar em ambiente de extremo calor, daí não poder ser alegada a tese de desidratação. Tratar-se-ia eventualmente de cansaço acumulado q já viria de trás. Eventualmente anorexia? No entanto, a foto não parece corroborar esta última hipótese. Enfim, limito-me a especular pois é tudo aquilo q me é possível fazer c os dados de q disponho e pq não sou profissional de saúde. Ainda assim, mantenho q me parece ter sido um concurso de circunstâncias extraordinárias pois quantas como ela não fazem o mesmo sem q tal desfecho se verifique. Mas é lamentável q uma jovem na flor da idade tenha ficado pelo caminho. Paz à sua alma.

RESPONDER

Investigadores desenvolvem tecnologia que permite datar as impressões digitais

Encontrar as impressões digitais numa cena de crime nem sempre é suficiente para haver condenação, podendo os suspeitos alegar que as mesmas foram deixadas antes de o crime ocorrer. Essa realidade pode estar prestes a …

Coronavírus abala mercados mundiais. Petróleo derrapa mais de 3%

A preocupação com as consequências económicas da propagação do coronavírus na China está a ter um efeito devastador nos mercados. A derrapagem nos mercados acontece numa altura em que o número de mortos pelo surto de …

Prémio Tyler 2020: Defensores de políticas verdes ganham "Nobel do Meio Ambiente"

O Prémio Tyler 2020, também conhecido como o "Nobel do Meio Ambiente", foi atribuído à bióloga Gretchen Daily e ao economista ambiental Pavan Sukhdev, foi hoje anunciado. A bióloga especialista em conservação e o economista são …

Subsídios estão a ser pagos e aumento de 15% no ordenado "não é realista", diz a Ryanair

A Ryanair está a pagar os subsídios de férias e Natal, afirmou hoje um responsável da companhia, salientando que o sindicato dos tripulantes de cabine tenta “forçar” aumentos salariais de 15%, o que “não é …

Tia de Kim Jong-un faz a primeira aparição pública em mais de seis anos

Kim Kyong-hui, tia paterna do líder norte-coreano Kim Jong-un, reapareceu em público este sábado pela primeira vez em mais de seis anos, escreve a BBC. A emissora britânica, que avança a notícia citando a Agência Central …

Coronavírus. Madeira está a preparar-se para eventual surto

Região da Madeira “já está a delinear” quartos com pressão negativa e áreas isoladas, além de “fármacos, oxigénio, fatos protetores, máscaras e capacidade laboratorial”. O presidente do Instituto de Saúde (Iasaúde) da Madeira anunciou esta segunda-feira …

Luanda Leaks. Isabel dos Santos vai processar o consórcio de jornalistas

Depois de Rui Pinto ter assumido a autoria da divulgação dos documentos do caso Luanda Leaks, Isabel dos Santos avança que vai processar o consórcio de jornalistas. A empresária angolana Isabel dos Santos vai processar o …

Portugal vende cinco F-16 à Roménia por 130 milhões de euros

O ministério da Defesa Nacional oficializou hoje, na Base Aérea de Monte Real, no distrito de Leiria, a venda de cinco aviões militares F-16 à Roménia, num negócio de 130 milhões de euros. "Com este processo …

Pedro Proença e a violência no futebol: "É chegada a altura de o Governo assumir responsabilidades"

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol (LPFP), Pedro Proença, disse esta segunda-feira, depois de uma reunião no Ministério da Administração Interna (MAI), que o governo deve assumir responsabilidades sobre os recentes casos de violência …

Reconhecimento facial vai ser testado no acesso a serviços públicos online

O Governo quer criar um sistema de reconhecimento facial para usar a chave móvel digital, ferramenta que já permite aceder a vários serviços online do Estado. O Governo está a planear criar um sistema de reconhecimento …