Modelo de 14 anos morre após colapso por exaustão

(dr) Oksana Dzyuba

A modelo Vlada Dzyuba, 14 anos, morreu na China, após ser sujeita a 13 horas de trabalho intenso

A manequim russa, Vlada Dzyuba, de 14 anos, entrou num quadro clínico de exaustão enquanto aguardava pela sua vez de desfilar, num espetáculo onde foi submetida a 13 horas intensas de trabalho.

De acordo com o jornal britânico Daily Mail, Vlada entrou em coma durante dois dias, depois de ter acusado indisposição e temperatura alta, acabando por morrer na sexta-feira.

No dia em que morreu teve uma exaustão total e contraiu meningite crónica, que a levou ao coma minutos antes de fazer uma das últimas entradas na passarela, de acordo com a autópsia realizada ao corpo.

Este diagnóstico, agravado pelo quadro de esgotamento, ter-se-à tornado fatal.

Vlada Dzyuba estava na China, a trabalhar para uma agência com quem cumpria um contrato de trabalho de três meses. A empresa de modelos, que só a poderia obrigar a trabalhar três horas por semana, não assinou seguro de saúde com a jovem, estando agora a ser acusada de promover trabalho escravo.

Oksana, mãe da manequim, disse à publicação que a filha lhe telefonou algumas vezes nos intervalos dos desfiles a falar do cansaço que sentia: “Ela ligava-me e dizia: Mãe, estou tão cansada. Quero tanto dormir”. “Insisti tanto para ela ir ao hospital, mas não valeu de nada. Ainda tentei obter um visto para ir ter com ela mas já não cheguei a tempo”.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Realmente parece haver aqui qq coisa q me/nos escapa pois uma jovem como ela sucumbir por uma sobrecarga horária… A estória estará contada pela metade, palpita-me. Esse trabalho não terá tido lugar em ambiente de extremo calor, daí não poder ser alegada a tese de desidratação. Tratar-se-ia eventualmente de cansaço acumulado q já viria de trás. Eventualmente anorexia? No entanto, a foto não parece corroborar esta última hipótese. Enfim, limito-me a especular pois é tudo aquilo q me é possível fazer c os dados de q disponho e pq não sou profissional de saúde. Ainda assim, mantenho q me parece ter sido um concurso de circunstâncias extraordinárias pois quantas como ela não fazem o mesmo sem q tal desfecho se verifique. Mas é lamentável q uma jovem na flor da idade tenha ficado pelo caminho. Paz à sua alma.

RESPONDER

Cientistas reverteram principal sintoma da esquizofrenia em camundongos

Um medicamento que está atualmente a ser desenvolvido para tratar a leucemia reverteu (em camundongos) um sintoma de esquizofrenia anteriormente intratável: o enfraquecimento da memória de trabalho. A memória de trabalho é um processo cerebral fundamental usado …

Para as criaturas marinhas, as doenças infecciosas são a sentinela da mudança

Uma recente investigação analisou as mudanças nas doenças relatadas em espécies submarinas num período de 44 anos. A conclusão não surpreende: a saúde dos oceanos está a piorar a passos largos. A compreensão das tendências oceânicas …

Solidariedade e ambiente. Nos EUA, já é possível doar as suas peças Lego

Nunca somos demasiado velhos para brincar com peças Lego. No entanto, se estiver a ficar sem espaço para as arrumar e estiver à procura de uma forma de garantir que os seus blocos acabam em …

Eis os primeiros smartphones pensados e fabricados em África

https://vimeo.com/365789486 No Ruanda nasceram os primeiros rebentos do grupo Mara, que anunciou o lançamento dos seus dois primeiros smartphones. São os primeiros a serem totalmente fabricados em África. Estes são os dois primeiros smartphones totalmente fabricados em …

Siza Vieira recebe Grande Prémio da Academia de Belas-Artes francesa

O arquitecto Álvaro Siza Vieira recebeu o Grande Prémio de Arquitetura da Académie des Beaux-Arts, pelo conjunto do seu percurso, no valor de 35 mil euros. “É uma grande honra, porque é um prémio importante. É …

Para os jovens refugiados, um telemóvel pode ser tão importante quanto comida ou água

Entre 2015 e 2018, mais de 200.000 jovens não acompanhados reivindicaram asilo na Europa. Muitos deles, agora na União Europeia, têm uma coisa em comum: os seus smartphones. Não são apenas ferramentas para entretenimento nem uma …

Cientistas observaram pela primeira vez porcos a usar ferramentas

Uma equipa de cientistas registou pela primeira vez uma família de javalis das Visayas, num jardim zoológico em Paris, a usar paus para cavar e construir ninhos. Os porcos não gostam só de chafurdar na lama …

Transição verde: o mundo tem muito a aprender com uma pequena cidade na Islândia

Uma pequena cidade no norte da Islândia tornou-se quase neutra em dióxido de carbono (CO2). Uma equipa de cientistas viajou até ao país insular nórdico para descobrir como podemos aprender com esta cidade. Atualmente, as cidades …

Adolfo Mesquita Nunes não será candidato à liderança do CDS

Adolfo Mesquita Nunes anunciou este domingo que não será candidato à liderança do CDS. A garantia foi deixada pelo próprio, na sua página pessoal de Facebook, depois de ter sido desafiado por António Pires de …

Afastado desde a noite eleitoral, Rui Rio volta para lançar suspeitas sobre a RTP

Afastado dos holofotes desde a noite eleitoral e sem dizer se se vai recandidatar à liderança do PSD, Rui Rio recorreu ao Twitter para comentar as suas suspeitas sobre a RTP. O líder social-democrata recorreu às …