A moção do PCP rejeita… qual Governo?

1

Rodrigo Antunes / LUSA

O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP), Paulo Raimundo

Paulo Raimundo já anunciou uma moção de rejeição ao programa de Governo da AD – mas não convém “pôr o carro à frente dos bois”.

Pouco mais de 48 horas depois de se conhecerem os resultados finais das eleições legislativas 2024 (território nacional), já foi anunciada a primeira moção de rejeição ao próximo Governo.

Foi o Partido Comunista Português (PCP), através do seu secretário-geral Paulo Raimundo: “Não será pelo PCP que o projeto da direita será implementado. Connosco, o projecto da direita não avança“.

A moção de rejeição será apresentada: “Com toda a clareza digo que sim. É um instrumento que está ao nosso dispor, é um sinal político que queremos dar. Quem nos quiser acompanhar, acompanha; quem não nos quiser acompanhar, não acompanha”.

Para já, fica a sensação de que não terá muita companhia.

O PS já tinha dito que não vai aprovar moções de rejeição ao (ainda provável) Governo liderado pela AD.

O Chega vai votar contra: “Não tenho grande apetência para votar a favor de uma coisa que é completamente inconsequente”, justificou André Ventura, na CMTV. E Ventura até acha “graça” a esta moção ser apresentada sem se saber qual será o próximo Governo.

A Iniciativa Liberal, por Rodrigo Saraiva, atirou: “É uma corrida de sobrevivência, e de concorrência com outros partidos que estão mais próximos deles próprios”.

O Bloco de Esquerda fica à espera para ler o que o PCP propõe. “Gostava de conhecer o texto e acho que é um bom princípio conhecer o texto de projectos”, reagiu Mariana Mortágua na CNN Portugal, antes de lembrar (tal como André Ventura) que ainda não se conhece o programa do Governo – nem o próprio Governo.

Esse é o ponto essencial para Rui Tavares: “O Livre não põe o carro à frente dos bois. Essa moção de rejeição… Eu não sei a que Governo é, não sei a que programa é, a que elenco governativo é, e a que composição de Governo é“.

Inês de Sousa Real (PAN) junta-se ao PCP: “O PAN não se vai desviar um milímetro dos seus compromissos para o Parlamento, por isso é muito difícil que haja condições para não acompanhar uma moção de censura”.

Nuno Teixeira da Silva, ZAP //

1 Comment

  1. Este Comuna esta em panico, para desviar as atencoes da grande derrota que o PCP teve nas Eleicoes, pela qual ele e o grande responsavel, vem agora com esta da ridicula nocao, enquanto se fala na nocao que o PCP vai apresentar, nao se fala nas consequencias da derrota do PCP, este triste ainda nao percebeu que o Jeronimo de Sousa lhe passou a “pasta” para ser ele o responsavel pelo “enterro” do PCP.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.