Eleições norte-americanas. Mito de fraude terá começado no Texas em 2018

As queixas infundadas de fraude generalizada nas eleições de novembro de 2020 nos Estados Unidos começaram a ser preparadas dois anos antes por um empresário do Texas.

Uma investigação do The Washington Post concluiu que o mito de fraude que envolveu as eleições norte-americanas de novembro de 2020 foi promovido por um empresário republicano do Texas, que tinha sido derrotado nas primárias do Partido Republicano desse ano.

Russell J. Ramsland Jr., de 68 anos, e a sua antiga sócia Laura Pressley, de 58 anos, são os protagonistas da história. Ambos foram derrotados em eleições no Texas – o primeiro em 2020 e a segunda em 2014.

Nesse ano, convencida de que a sua derrota resultara de manipulação das máquinas de voto, Pressley preparou um dossier com supostos indícios de fraude, que acabou por levar aos tribunais do estado norte-americano, mas sem sucesso.

Em janeiro de 2019, o Supremo do Texas viria a manter o essencial da decisão dos tribunais inferiores, dizendo que Pressley “não demonstrou que o resultado da eleição foi incorreto ou impossível de determinar”, embora tenha retirado uma multa aplicada por litigância de má-fé.

A partir dos finais de 2018, os empresários tentaram convencer outros candidatos do Partido Republicano de que tinham sido vítimas de fraude.

Ao longo do ano seguinte, apresentaram supostas provas de manipulação, mas o assunto não se tornou importante no discurso político. Mas em 2020 os relatórios da empresa de Ramsland – a Allied Security Operations Group (ASOG) – começaram a chegar ao círculo mais próximo de Donald Trump.

Os documentos, assim como os testemunhos de pessoas ligadas à ASOG que foram apresentadas como peritas em segurança eleitoral e pirataria informática, serviram de base às dezenas de processos com que os advogados e apoiantes de Trump tentaram provar a existência de fraude nas eleições de 2020.

Importa relembrar que nenhum dos 42 processos com supostos indícios de fraude foi dado como credível, incluindo pelo Supremo Tribunal dos Estados Unidos e por juízes nomeados por Trump.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Noah brincou e "comportou-se de forma muito normal". Alta hospitalar já foi autorizada

A criança de dois anos e meio que esteve desaparecida mais de 30 horas em Proença-a-Velha, concelho de Idanha-a-Nova, teve esta segunda-feira alta do Hospital Amato Lusitano, disse a diretora clínica daquela unidade hospitalar de …

Espanha. Indultos aos líderes catalães serão aprovados na terça-feira, anuncia Sánchez

O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, informou que o conselho de ministros vai aprovar na terça-feira a concessão de indultos aos líderes independentistas catalães, anúncio feito esta segunda-feira, no Grande Teatro do Liceu, em Barcelona. "Amanhã [terça-feira], …

Número de desempregados inscritos nos centros de emprego recua em maio

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego recuou 1,7% em maio em termos homólogos e 5,1% face a abril, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo com …

BE quer retirar da fatura elétrica taxa de carbono paga às barragens e eólicas

A coordenadora do Bloco de Esquerda anunciou, em Torres Novas, a apresentação de uma proposta para que os portugueses deixem de pagar taxa de carbono na energia produzida pelas barragens e eólicas, a exemplo do …

"Eternizar" moratórias de crédito "é negativo", defende Centeno

O governador do Banco de Portugal (BdP), Mário Centeno, defendeu esta segunda-feira que não se pode "eternizar" as moratórias de crédito, concedidas para fazer face aos efeitos da pandemia na economia, e que empresas e …

Barcelona: foram campeãs europeias mas pedem outro treinador

Época inédita no futebol feminino do Barcelona não é sinónimo de continuidade do técnico vencedor. Jogadoras pedem mudança no banco. O Barcelona protagonizou uma época histórica e inédita no futebol feminino. A equipa catalã foi novamente …

PSD/Porto diz que escolha de António Oliveira para Gaia foi "erro de casting"

O presidente do PSD/Porto disse esta segunda-feira que a escolha de António Oliveira para encabeçar a candidatura à Câmara de Vila Nova de Gaia foi “um erro de casting”, pelo que encara a desistência deste …

Há mais três mortos e 756 novos casos de covid-19

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS), nas últimas 24 horas registaram-se mais 756 casos de infeção por covid-19 e três pessoas morreram. A região de Lisboa e Vale do Tejo regista …

Mensagem em garrafa atravessou o Atlântico e foi encontrada nos Açores

Três anos depois de ter sido lançada ao mar, uma mensagem numa garrafa uniu dois adolescentes separados pelo Oceano Atlântico. Em 2018, durante um feriado (25 de novembro) no estado norte-americano de Rhode Island, no leste …

Afinal, autoagendamento só avança para maiores de 37 anos (e não 35)

O autoagendamento da vacina contra a covid-19 vai ficar disponível apenas para pessoas com mais de 37 anos esta segunda-feira, ao contrário do que informou, domingo, a task-force de vacinação. Ao contrário do que estava previsto, …