MIT planeia missão da NASA ao asteróide do fim do mundo

Lillie Paquette / School of Engineering

Os estudantes do MIT Jeremy Stroming, Tori Wuthrich e Nicholas James inspecionam pedaços de meteoritos

Os estudantes do MIT Jeremy Stroming, Tori Wuthrich e Nicholas James inspecionam pedaços de meteoritos

Estudantes do Instituto Tecnológico de Massachusetts, MIT, desenvolveram o projecto de uma nova missão para ser enviada pela NASA em 2026 ao asteróide Apophis, um dos objectos mais perigosos do espaço próximo.

Segundo o Space.com, uma equipa de estudantes do MIT – Instituto Tecnológico do Massachusetts, nos EUA, desenvolveu o projecto de uma nova missão para ser enviada pela NASA em 2026 ao gigantesco asteróide Apophis, um dos objectos mais perigosos do espaço próximo, que vai passar próximo da Terra em 2029 e 2036.

O mítico asteróide 2004 MN4, ou Apophis, foi durante muito tempo considerado o asteróide mais perigoso para a humanidade, bem como para toda a vida terrestre.

Este corpo celeste é bastante grande: o seu diâmetro é de cerca de 320 metros, pesa entre 20 e 40 milhões de toneladas, e se colidisse com a Terra poderia provocar um ELE, Extintion Level Event: a extinção de várias espécies terrestres, entre as quais a humana. Felizmente, a probabilidade de que tal aconteça é muito baixa.

A equipa de 20 estudantes e dois professores do MIT desenvolveu os planos detalhados para a criação de uma sonda que possa ser enviada ao asteróide no momento da sua aproximação máxima à Terra, para medir com exactidão o seu peso, forma, densidade, velocidade de rotação e outras características físicas.

Esta nave espacial, segundo explicam os cientistas, combina as características de missão científica, como o projecto OSIRIS-REx, recentemente enviado a outro asteróide perigoso, o “asteróide da morte” Bennu (1999 RQ36), mas também elementos de defesa planetária, para avaliar o nível de ameaça e procurar formas de o destruir.

Karl Tate / space.com

O Apophis vai cortar a barba (bem curtinha) ao planeta Terra

O Apophis vai cortar a barba (bem curtinha) ao planeta Terra

Para levar a sonda do MIT ao Apophis, a nave da NASA teria que ser lançada ao espaço em agosto de 2026, para chegar em 2029 à melhor posição para medir e observar a aproximação, passagem e afastamento do corpo celeste.

O asteróide vai passar a uma distância da Terra inferior à da órbita dos satélites terrestres. “O Apophis vai passar tão perto da Terra, que a gravidade terrestre vai alterar a sua trajectória”, diz David Miller, professor de Aeronáutica e Astronáutica do MIT.

“O que nós descobrirmos nessa missão ao Apophis pode dar-nos informação para montar uma defesa planetária no caso de algum dia identificarmos um asteróide em rota de colisão com a Terra”, acrescenta Miller.

O projecto já atraiu a atenção da NASA, e o director do seu Departamento de Defesa Planetária, Lindley Johnson, adiantou que o projecto do MIT vai agora ser enviado como proposta para nova missão da agência espacial norte-americana.

ancientartpodcast / Flickr

“Apophis: Project Madness 101”, por Bob Bello

“Apophis: Project Madness 101”, por Bob Bello

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. ZAP…
    Julgo que vocês quereriam dizer “MIT planeia missão da NASA ao asteroide do fim do mundo” em vez de “MIT planeia missão da MASA ao asteroide do fim do mundo”… certo???!!!…
    Ou seja… NASA em vez de MASA…

  2. Todas as agencias espaciais do mundo deviam se unir para destruir o asteroide, né?
    Esta notícia me faz lembrar Armagedom o filme.

  3. Há provavelmente outra imprecisão no vosso texto: No parágrafo imediatamente a seguir ao gráfico referem …teria que ser lançada ao espaço em agosto de 2016, para chegar em 2029…. quando naturalmente quereriam mencionar 2026…

    • Não tem razão. O ZAP enquanto organismo português conhece bem a realidade dos nossos transportes e já considera no prazo, o normal atraso que ocorreria em Portugal. E até considero estranho e falta de profissionalismo do ZAP, que não refiram que em Portugal a mesma operação ficaria no triplo do preço e no final ficaríamos a meio do caminho, não sendo possível chegar ao asteróide. Pelo meio, haveria ainda luvas para vários e depósitos avultados nos paraísos fiscais em nome de amigos do peito. Nada declarado, obviamente.

  4. FIM DO MUNDO?
    Boa tarde! O cruzamento de várias profecias bíblicas, feito por nós em 36 anos de estudos do Apocalipse (1.983 a 2.019) revelam que início do Apocalipse, o Princípio de dores (terceira guerra mundial) ocorrerá entre 2.029 a 30. Entretanto, já quanto ao final do mundo, embora a terra seja extremamente assolada (Isa. 6:11 a 13) nos períodos chamados tribulacionais; sua destruição total ainda está fora de cogitação; ou seja: Não será possível, antes do Reinado Milenar de Cristo sobre a terra (Apoc. 20:6). Somente depois desse tempo é que a terra passará, conforme o previsto nas Escrituras (Apoc. 21:1).

    ESCATOLOGIA TOTAL: Solicite gratuitamente nossos estudos:O resumo da estrutura escatológica + os10 gráficos do Apocalipse + Relógio do Apocalipse, com a sequência e a cronologia perfeita da Grande tribulação, vinda de Jesus e o arrebatamento da Igreja (exceto o dia, a hora e o momento da vinda do Senhor) pelo nosso E-mail: Jaime.ap@hotmail.com

RESPONDER

Portugueses criam nanomateriais feitos de algas para despoluir água

De algas abundantes no litoral de Portugal, investigadores da Universidade de Aveiro extraíram biopolímeros capazes de remover alguns poluentes da água, como antibióticos ou herbicidas. Uma equipa de investigadores da Universidade de Aveiro (UA) demonstrou que …

O novo Oumuamua pode ter sido captado numa fotografia a cores

Os astrónomos do Observatório Gemini no Hawai tiraram a primeira fotografia do GB00234, agora rebatizado para C/2019 Q4 Borisov, um objeto que pode ser o segundo corpo celeste interestelar a entrar no Sistema Solar. A imagem …

Volkswagen revela o novo ID.3, "o carro elétrico do povo"

https://vimeo.com/360579859 No Salão Automóvel da Frankfurt, a Volkswagen revelou o novo ID.3, o seu primeiro carro elétrico. Com um preço "abaixo dos 30 mil euros", é tido como acessível para as massas. A revolução dos automóveis elétricos …

Benfica 1-2 Leipzig | Águias sem asas para o Leipzig

O Benfica arrancou a sua participação na fase de grupos da Liga dos Campeões 2019/20 da pior forma, com uma derrota caseira por 2-1. A formação “encarnada” recebeu o Leipzig e nunca conseguiu dominar o futebol …

A faca, o casaco, a secretária e outros objetos de Anthony Bourdain vão a leilão

Uma faca feita a partir de um meteorito, um casaco personalizado da marinha norte-americana e uma prensa para ossos de pato são três dos 215 objetos de Anthony Bourdain que vão ser colocados à venda …

Já vai poder dormir no castelo de "Downton Abbey" (mas com algumas condições)

O castelo de Highclere, que os fãs da série Downton Abbey conhecem como a casa da família ficional Crawley, está a receber hóspedes. O conde de Carnarvon resolveu abrir as portas a apenas dois convidados, a …

Tinder produz a sua primeira série de televisão (e é “apocalíptica”)

A aplicação de encontros Tinder já terminou as filmagens da sua primeira série de televisão no âmbito da intenção do seu proprietário, o Match Group, de aprofundar a criação de conteúdos originais. Fazer novos programas faz …

Sondagens à boca das urnas mostram empate técnico entre Netanyahu e Gantz

O primeiro-ministro israelita Benjamin Netanyahu e Benny Gantz, antigo chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas que lidera a coligação centrista, estão numa situação de empate técnico nas primeiras sondagens à boca das urnas. Esta terça-feira, …

Dois youtubers detidos a tentar invadir a Área 51

Quatro dias antes do evento mundial, dois youtubers adiantaram-se e foram detidos na última terça-feira por tentarem invadir a Área 51, uma base militar secreta dos Estados Unidos. Ties Granzier e Govert Sweep, dois holandeses de …

Onda de bebés nascidos com mãos deformadas abre investigação na Alemanha

As autoridades de saúde lançaram uma investigação depois de três bebés nasceram com deformações raras das mãos nos últimos quatro meses num hospital alemão. "Entre junho de 2019 e o início de setembro de 2019, um …