Misterioso rio de 1.000 quilómetros pode fluir debaixo da Gronelândia

Um rio subterrâneo gigante alimentado pelo derretimento do gelo pode fluir num estado de escuridão perpétua muito abaixo da superfície da Gronelândia.

Apelidado de “Rio Negro”, este hipotético curso de água pode estender-se por 1.000 quilómetros, fluindo do interior profundo da Gronelândia até ao Fiorde Petermann, no noroeste do país.

“Os resultados são consistentes com um longo rio subglacial, mas permanece uma incerteza considerável”, disse o modelador do manto de gelo Christopher Chambers, da Universidade de Hokkaido, no Japão, em comunicado.

Essa incerteza decorre em grande parte de lacunas significativas nos dados de radar de pesquisas aéreas acima da camada de gelo da Gronelândia, que, ao longo dos anos, detetou vislumbres fragmentados do que parece ser um sistema gigante de vale subglacial a estender-se abaixo de grandes partes da Gronelândia.

Numerosos estudos nas últimas duas décadas sugeriram que essas trincheiras ou vales poderiam estar ocultos no ambiente subglacial e que a água líquida poderia fluir na parte inferior dos recursos.

No entanto, devido a lacunas nos dados, não se sabe se todos os vales estão conectados num rio longo e sinuoso ou se são apenas segmentos de fenómenos desconectados.

“Não sabemos quanta água, se houver, está disponível para fluir ao longo do vale e se realmente sai no Fiorde Petermann, é recongelada ou escapa do vale ao longo do caminho”, disse Chambers.

Num novo estudo, Chambers e a sua equipa exploraram a possibilidade hipotética de que o vale não está dividido em pedaços separados, mas corre continuamente num longo rio.

A possibilidade é plausível se a segmentação vista na modelagem for uma ilusão – elevações fantasmas resultantes de modelagem enganosa em regiões de dados esparsos, ao invés de características territoriais.

“Os aumentos ocorrem onde os dados são interpolados para preencher as lacunas entre onde o radar obteve dados confiáveis”, escreveram os autores. “Isso sugere que as elevações do vale podem não ser reais.”

Na nova modelagem, os investigadores presumiram que o Rio Negro é um recurso contínuo. Com base nesse cenário, as simulações sugeriram que a hidrovia flui do centro da Gronelândia para o mar, com água líquida a percorrer o caminho ininterrupto.

“Ao longo da sua extensão, o caminho do vale progride gradualmente descendo uma encosta da superfície do gelo, causando uma redução na pressão da camada de gelo que pode permitir o fluxo de água ao longo do seu caminho”, escreveu a equipe.

Embora as descobertas sejam, para já, hipotéticas, os cientistas acreditam que investigações aéreas futuras podem vir a confirmar as simulações.

Este estudo foi publicado na semana passada na revista científica The Cryosphere.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Fisco vai devolver 82 milhões no IVAucher

O programa IVAucher irá devolver aos contribuintes 82 milhões de euros, anunciou, esta terça-feira, António Mendonça Mendes. O secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais, António Mendonça Mendes, anunciou esta terça-feira que os contribuintes acumularam …

Creches passam a ser gratuitas para todas as crianças do 2.º escalão

Esta terça-feira, o Governo anunciou o alargamento da gratuitidade das creches a todas as crianças dos agregados do 2.º escalão de rendimentos da comparticipação familiar.  A creche passa a ser gratuita para todas as crianças de …

Bissouma disse que é o melhor médio na Premier League. O que dizem os números?

O jogador do Brighton & Hove Albion apresenta dados importantes, numa equipa que está no quarto lugar da Premier League. As declarações causaram algum impacto e também foram reproduzidas pelo ZAP: “Não quero ser arrogante, mas …

Governo britânico expôs acidentalmente identidade de mais de 250 tradutores afegãos

Os endereços eletrónicos de mais de 250 afegãos que colaboraram com as forças britânicas e procuram realocação no Reino Unido foram divulgados por engano pelo Ministério da defesa britânico. O Ministério da Defesa britânico expôs as …

Etna volta a entrar em erupção. É a segunda vez em menos de um mês

O vulcão Etna, em Itália, voltou a entrar erupção, espalhando rapidamente uma nuvem de fumo na parte oriental da ilha italiana da Sicília. O vulcão mais ativo da Europa entrou em erupção esta terça-feira. Segundo o …

CNE recebeu queixas de cidadãos contra Costa por usar PRR em campanha

A Comissão Nacional de Eleições já recebeu queixas de cidadãos contra António Costa pela utilização do PRR nos discursos de campanha. A Comissão Nacional de Eleições (CNE) já recebeu cerca de meia dúzia de queixas de …

Joe Biden afirma que EUA estão "de volta" às Nações Unidas

"Os Estados Unidos estão de volta" às Nações Unidas, afirmou, na segunda-feira, o Presidente dos Estados Unidos. "Os Estados Unidos estão de volta. Acreditamos nas Nações Unidas e nos seus valores", disse Joe Biden após …

Portugal regista mais 11 mortes e 780 casos de covid-19

Portugal registou, esta terça-feira, 780 novos casos e 11 mortes na sequência da infeção por covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último boletim da Direção-Geral da Saúde, Portugal …

Pandemia já matou quase tantos norte-americanos como a gripe espanhola

A covid-19 já matou quase tantos norte-americanos, no último ano e meio, como a gripe espanhola, entre 1918 e 1919, de acordo com dados esta terça-feira divulgados pela Universidade Johns Hopkins. Embora o aumento das novas …

Crónica ZAP - Linha de Fundo por Teófilo Fernando

Linha de Fundo: A sexta, a bonança e um festival de juventude

O pleno das águias, o regresso do campeão às vitórias e um dragão jovem com chama alta. As frases e os números da semana. Visto da Linha de Fundo. A prática de Darwin SL Benfica 3 …