Misterioso raio cósmico detetado incrivelmente perto da Terra

Uma estranha rajada de ondas de rádio detetada no espaço foi rastreada até uma galáxia a 120 milhões de anos-luz do nosso planeta – a nível astronómico, esta é uma distância incrivelmente curta da Terra.

Este sinal cósmico, apelidado de FRB 171020, faz parte da enorme descoberta anunciada na semana passada por especialistas australianos. Em apenas um ano, o Australian Square Kilometre Array Pathfinder identificou 20 destes sinais de rádio que emanam do espaço profundo e, um dos quais, passou extremamente perto de nós.

As rajadas rápidas de rádio (fast radio bursts ou FRB) são um dos fenómenos mais intrigantes de todo o Universo. Apesar de extremamente poderosos – podendo gerar tanta energia como centenas de milhões de sóis -, as suas emissões são breves e pontuais e, por isso mesmo, são muito difíceis de encontrar e estudar.

Foi em 2007 que as primeiras manifestações cósmicas deste tipo começaram a ser debatidas pela comunidade científica e, desde então, pouco mais se descobriu sobre estes sinais. Os cientistas continuam sem perceber o que poderá produzir uma explosão tão fugaz mas, ao mesmo tempo, tão forte.

Todas estas incertezas, tal como nota o Daily Mail, levaram alguns especialistas a especular se estas rajadas de rádio podem ser fruto da colisão de estrelas com mensagens criadas por civilizações alienígenas avançadas tecnologicamente.

De acordo com os cientistas da Universidade de Tecnologia de Swinburne, na Austrália, que são responsáveis pela descoberta, o objeto que terá originado a emissão do sinal estará a menos de 100 milhões de anos-luz da Terra – é realmente perto.

A maioria das explosões até agora detetadas estão a mil milhões de anos luz de distância.  No entanto, a FRB 171020 veio de uma galáxia a cerca de 120 milhões de anos luz, provavelmente da galáxia ESO 601-G036.

Elizabeth Mahony, uma das investigadores envolvidas no descoberta, afirmou que esta galáxia tem características – tamanho, quantidade de oxigénio, velocidade da formação das estrelas – semelhantes às de Auriga, a única outra galáxia onde já se identificou com precisão uma rajada rápida de rádio.

No entanto, Auriga está bem mais distante da Terra, localizando-se a 2,4 mil milhões de anos luz. Ou seja, está quase vinte vezes mais longe do que a galáxia agora rastreada – nunca estes sinais cósmicos estiveram tão perto da Terra.

Os cientistas estão esperançosos de descobrir a origem destes sinais, estando a desenvolver investigações nesse sentido. A equipa de Mahony, por exemplo, está a focar os seus telescópios na ESO 601-G036, tentando perceber de que parte da galáxia é que estes sinais são oriundos.

“E depois disso poderemos ser finalmente capazes de resolver o mistério das causas destas rápidas explosões de rádio”, concluiu Mahony em declarações à New Scientist.

ZAP // SputinkNews

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. “o entanto, Auriga está bem mais distante da Terra, localizando-se a 2,4 mil milhões de anos luz. Ou seja, está quase vinte vezes mais longe do que a galáxia agora rastreada – nunca estes sinais cósmicos estiveram tão perto da Terra.”

    Sendo que a outra está a 100 milhões de anos luz de distância, esta não está a quase vinte mais longe, está a 24 vezes mais longe, que por definição é mais de vinte vezes mais longe…

  2. Porque razao a Ilha da Madeira nao tem intermaché e Lidle?? sao supermercados baratos e de qualidade nao é justo os termos cá… e a loja Primark também… e o Macdriver também nao existe… queremos essas lojas na ilha da Madeira. somos todos filhos de Deus.
    Obrigada

  3. Senhora Anonima, com o devido respeito, o que é que o seu comentário tem a ver com a notícia? O seu comentário faria mas sentido se a notícia tivesse no seu teor algo relacionado com os supermercados que mencionou.

  4. Nós enviamos sinais rádio, para o espaço sideral, com equações matemáticas a procura de vida inteligente nesta imensidão e se algum ser espacial está a fazer exatamente o mesmo mas com um avanço tecnológico brutalmente superior ao nosso???

RESPONDER

PS e CDS na Madeira desencontrados, PSD e Bloco continuam no Norte

No arranque da segunda semana de campanha para as autárquicas, os líderes do PS e do CDS-PP apostam na Madeira mas com horários desencontrados, enquanto BE e PSD continuam a norte, e PAN e PCP …

Confronto entre EUA e China é "perigoso para o mundo", alerta Guterres

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou no domingo que um confronto entre os Estados Unidos (EUA) e a China é "perigoso para o mundo" e que, apesar das diferenças, há áreas onde …

Portugal recebeu no domingo grupo de 80 afegãos

Portugal recebeu no domingo 80 afegãos, na maioria atletas da equipa de futebol feminino e seus agregados familiares, elevando para 178 o total de cidadãos acolhidos após a emergência humanitária no Afeganistão, anunciou esta segunda-feira …

Inspeção obrigatória das motas começa em janeiro de 2022

Quase dez anos depois de a medida ter sido aprovada pelo Governo, a inspeção obrigatória de motas com mais de 125 cc vai arrancar em janeiro de 2022. Jorge Delgado, secretário de Estado das Infraestruturas, referiu …

André Ventura - Chega

Ventura diz que PSD está "igual" ao PS - e desafia Rio a justificar atraso no interior

O líder do Chega, André Ventura, manifestou-se hoje preocupado com o panorama político à direita, observando que o PSD está “igual” ao PS e acusando ambos os partidos de terem abandonado o interior do país. “Estou …

Sem Cristiano, o que se passa com a Juventus?

Nenhum triunfo em quatro jornadas do campeonato. Não acontecia há 60 anos. E o problema maior não estará no ataque, apesar da saída de Cristiano Ronaldo. Estreia na temporada: 2-2 no terreno da Udinese. Receber o …

Pacto AUKUS. Nova aliança dos EUA na Ásia-Pacífico pode levar a "corrida às armas nucleares"

A nova aliança dos Estados Unidos (EUA) na região da Ásia-Pacífico e a recente compra de submarinos norte-americanos por parte da Austrália pode desencadear uma "corrida às armas nucleares" na região, avisou esta segunda-feira a …

Costa foi omnipresente, agradeceu a regueifa e recarregou a "bazuca" como arma política

António Costa correu oito concelhos do Norte, em missão de campanha eleitoral. A "bazuca" europeia é usada como arma política, assim como a gestão da pandemia. A pandemia era um ponto de inflexão para as eleições …

"Queremos justiça", exigem famílias de vítimas do ataque em Cabul. CIA alertou para a presença de civis

A família das 10 vítimas mortais do ataque com drone dos EUA a um veículo em Cabul exigem que os operadores sejam julgados em tribunal. A CIA terá alertado para a presença de civis segundos …

Rio abre o jogo sobre o futuro do PSD. Não se recandidata se fizer "igual, pior ou muito pouquinho melhor"

Líder social-democrata deu a conhecer o que é, para o próprio, um bom resultado nas próximas autárquicas, recusou-se a falar sobre as movimentações internas no PSD, expôs o papel do partido na votação do OE …