Misterioso raio cósmico detetado incrivelmente perto da Terra

Uma estranha rajada de ondas de rádio detetada no espaço foi rastreada até uma galáxia a 120 milhões de anos-luz do nosso planeta – a nível astronómico, esta é uma distância incrivelmente curta da Terra.

Este sinal cósmico, apelidado de FRB 171020, faz parte da enorme descoberta anunciada na semana passada por especialistas australianos. Em apenas um ano, o Australian Square Kilometre Array Pathfinder identificou 20 destes sinais de rádio que emanam do espaço profundo e, um dos quais, passou extremamente perto de nós.

As rajadas rápidas de rádio (fast radio bursts ou FRB) são um dos fenómenos mais intrigantes de todo o Universo. Apesar de extremamente poderosos – podendo gerar tanta energia como centenas de milhões de sóis -, as suas emissões são breves e pontuais e, por isso mesmo, são muito difíceis de encontrar e estudar.

Foi em 2007 que as primeiras manifestações cósmicas deste tipo começaram a ser debatidas pela comunidade científica e, desde então, pouco mais se descobriu sobre estes sinais. Os cientistas continuam sem perceber o que poderá produzir uma explosão tão fugaz mas, ao mesmo tempo, tão forte.

Todas estas incertezas, tal como nota o Daily Mail, levaram alguns especialistas a especular se estas rajadas de rádio podem ser fruto da colisão de estrelas com mensagens criadas por civilizações alienígenas avançadas tecnologicamente.

De acordo com os cientistas da Universidade de Tecnologia de Swinburne, na Austrália, que são responsáveis pela descoberta, o objeto que terá originado a emissão do sinal estará a menos de 100 milhões de anos-luz da Terra – é realmente perto.

A maioria das explosões até agora detetadas estão a mil milhões de anos luz de distância.  No entanto, a FRB 171020 veio de uma galáxia a cerca de 120 milhões de anos luz, provavelmente da galáxia ESO 601-G036.

Elizabeth Mahony, uma das investigadores envolvidas no descoberta, afirmou que esta galáxia tem características – tamanho, quantidade de oxigénio, velocidade da formação das estrelas – semelhantes às de Auriga, a única outra galáxia onde já se identificou com precisão uma rajada rápida de rádio.

No entanto, Auriga está bem mais distante da Terra, localizando-se a 2,4 mil milhões de anos luz. Ou seja, está quase vinte vezes mais longe do que a galáxia agora rastreada – nunca estes sinais cósmicos estiveram tão perto da Terra.

Os cientistas estão esperançosos de descobrir a origem destes sinais, estando a desenvolver investigações nesse sentido. A equipa de Mahony, por exemplo, está a focar os seus telescópios na ESO 601-G036, tentando perceber de que parte da galáxia é que estes sinais são oriundos.

“E depois disso poderemos ser finalmente capazes de resolver o mistério das causas destas rápidas explosões de rádio”, concluiu Mahony em declarações à New Scientist.

PARTILHAR

5 COMENTÁRIOS

  1. “o entanto, Auriga está bem mais distante da Terra, localizando-se a 2,4 mil milhões de anos luz. Ou seja, está quase vinte vezes mais longe do que a galáxia agora rastreada – nunca estes sinais cósmicos estiveram tão perto da Terra.”

    Sendo que a outra está a 100 milhões de anos luz de distância, esta não está a quase vinte mais longe, está a 24 vezes mais longe, que por definição é mais de vinte vezes mais longe…

  2. Porque razao a Ilha da Madeira nao tem intermaché e Lidle?? sao supermercados baratos e de qualidade nao é justo os termos cá… e a loja Primark também… e o Macdriver também nao existe… queremos essas lojas na ilha da Madeira. somos todos filhos de Deus.
    Obrigada

  3. Senhora Anonima, com o devido respeito, o que é que o seu comentário tem a ver com a notícia? O seu comentário faria mas sentido se a notícia tivesse no seu teor algo relacionado com os supermercados que mencionou.

  4. Nós enviamos sinais rádio, para o espaço sideral, com equações matemáticas a procura de vida inteligente nesta imensidão e se algum ser espacial está a fazer exatamente o mesmo mas com um avanço tecnológico brutalmente superior ao nosso???

RESPONDER

França suspende tratamentos com hidroxicloroquina

O Governo francês decidiu esta quarta-feira suspender os tratamentos à base de hidroxicloroquina para pacientes infetados com a covid-19. O Executivo revogou o decreto de 11 de maio que autorizava a prescrição e a administração …

Decisão unânime. Deputados vão pedir para ver contrato de venda do Novo Banco (e para ouvir Carlos Costa)

Os deputados da comissão de orçamento e Finanças aprovaram esta quarta-feira por unanimidade o requerimento do Bloco de Esquerda para que seja entregue ao parlamento o contrato de venda do Novo Banco ao Lone Star. Segundo …

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de Bruxelas. 15,5 mil milhões a fundo perdido

Portugal poderá receber 26,3 mil milhões de euros em subvenções e empréstimos no âmbito do Fundo de Recuperação da União Europeia (UE), após a crise da covid-19, que ascende a um total de 750 mil …

"Taxa covid" cobrada por clínicas e hospitais privados não é ilegal (e pode alastar ao comércio)

Aumentaram, nos últimos dias, as queixas à DECO, a Associação de Defesa do Consumidor, relacionadas com o pagamento de taxas adicionais no acesso a hospitais e clínicas privadas. Taxas que se destinam a pagar os …

O Banif deixou de ser um banco em 2015, mas continua sem haver relatório obrigatório por lei

Os credores aguardam há quatro anos e meio que seja divulgado o relatório que diga qual a percentagem de recuperação a que têm direito por lei. A 20 de dezembro, completaram-se quatro anos desde que o …

FC Porto revela tempo mínimo de paragem de Marcano

O futebolista Iván Marcano, que sofreu uma uma rotura do ligamento cruzado, vai ficar afastado dos revelados pelo menos durante três meses. Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o FC Porto …

Num voo histórico, Space X lança esta quarta-feira astronautas da NASA para o Espaço

A Space X vai lançar esta quarta-feira dois astronautas da NASA para o Espaço. Este voo tripulado será certamente histórico, assinalando momentos importantes quer para a agência espacial norte-americana quer para a empresa de Elon …

Crise no PSG. Mbappé e Di Maria dispensam 70% do salário, Neymar não abdica de um euro

Visando minimizar os impactos financeiros da covid-19, o PSG reuniu com a equipa para discutir uma redução salarial. De acordo com o francês Le Figaro, não houve consenso: Mbappé e Di Maria estão dispostos a …

Bruxelas propõe Fundo de Recuperação de 750 mil milhões de euros

A Comissão Europeia vai propor um Fundo de Recuperação de 750 mil milhões de euros para a Europa superar a crise provocada pela pandemia da covid-19. "A Comissão propõe um Fundo de Recuperação de 750 mil …

Gabriel confirma recuperação. "Pronto para voltar aos relvados"

Recorrendo às redes sociais, o médio brasileiro do Benfica Gabriel confirmou que já recuperou da lesão ocular e que se encontra pronto para voltar aos relvados. "Estou recuperado e pronto para voltar aos relvados graças …