Misterioso Planeta X pode ser o culpado pela extinção dos dinossauros

R. Hurt (IPAC) / Caltech

O Planeta X (ou Planeta 9) será um gigante gasoso semelhante a Úrano e Neptuno

Uma nova abordagem científica avança com mais uma teoria quanto às extinções em massa que já se verificaram na Terra, nomeadamente com os dinossauros. A culpa será do ainda desconhecido Planeta X (ou Planeta 9).

Dois cientistas alegaram recentemente ter encontrado provas da existência deste planeta misterioso que ainda não foi confirmado e que será 10 vezes maior do que a Terra.

Esta busca pelo Planeta X é feita desde há 100 ano,s e em 1985 o astrofísico Daniel Whitmire, atualmente professor de matemática na Universidade do Arkansas, nos EUA, já falava dele num trabalho científico publicado na revista Nature. Agora, avança com a ideia de que este planeta não confirmado pode ser o responsável pelas extinções em massa que têm ocorrido na Terra.

Este planeta alegadamente “escondido” na borda do nosso sistema solar provocará chuvas de cometas que chocam com a Terra, motivando assim grandes eventos de extinção.

A Universidade do Arkansas descreve que a tese de Whitmire é de que, “à medida que o Planeta X gira em torno do Sol, a sua órbita inclinada roda lentamente” e leva-o a passar “através do Cinturão de Cometas de Kuiper” – uma área do sistema solar exterior repleta de objectos congelados – “a cada 27 milhões de anos, arremessando cometas para o interior do sistema solar”.

cheungchungtat / Deviant Art

-

Os dinossauros desapareceram, e há mais um suspeito

Estes cometas colidem com a Terra e “desintegram-se no sistema solar interior, à medida que ficam mais próximos do Sol, reduzindo a quantidade de luz que chega à Terra”, o que causa a extinção da vida.

Na base da teoria de Whitmire, refere a Universidade do Arkansas, estarão dados paleontológicos, nomeadamente fósseis, que atestarão a ideia de que as chuvas de cometas são periódicas desde há 500 milhões de anos.

Antes de se poder dar preponderância a esta tese publicada na revista da Sociedade Astronómica Real Monthly Notices, é preciso primeiro encontrar o tal planeta misterioso – ou os dois planetas desconhecidos que poderá haver no nosso sistema solar, conforme atesta ao Daily Mail um dos cientistas envolvidos nas descobertas recentes sobre o Planeta 9, Mike Brown.

“Mesmo que a ideia possa ou não fazer sentido, não tem definitivamente nada que ver com o Planeta 9, que fica muito mais perto do Sol e que por isso, só leva 15 mil anos a dar a volta. A evidência do Planeta 9 não diz nada sobre se há ou não um Planeta X mais distante”, considera Mike Brown.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Pinto Luz não se resigna a disputar "campeonato dos pequeninos"

O candidato à liderança social-democrata afirmou, esta segunda-feira, não se resignar a um partido que disputa o "campeonato dos pequeninos" ou é "uma segunda escolha do PS", pedindo a "quem não gosta deste PSD" que …

Militares portugueses já salvaram mais de 14 mil migrantes no Mediterrâneo

Marinha, Polícia Marítima e Unidade de Controlo de Costa da GNR, ao serviço da agência Frontex, no sul de Espanha e de Itália, já resgataram 14.151 migrantes no Mediterrâneo desde 2014. As equipas militares portuguesas, a …

Estudantes de Medicina dizem adeus ao "terrível" Harrison

Mais de 2.700 recém-licenciados de Medicina realizaram, esta segunda-feira, a Prova Nacional de Acesso (PNA), que substitui o "terrível" Harrison. Esta segunda-feira, mais de 2.700 candidatos responderam pela primeira vez a 150 questões da Prova Nacional …

Vítimas de legionella de Vila Franca de Xira reclamam 2,6 milhões ao Estado

A Associação de Apoio às Vítimas do Surto de Legionella de Vila Franca de Xira reclama uma indemnização de 2,6 milhões de euros por falhas e omissões de entidades públicas em relação às vítimas que ficaram …

Pelo menos três mortos em tiroteio em supermercado no Oklahoma

Pelo menos três pessoas morreram, esta segunda-feira, num tiroteio num supermercado da cadeia Walmart em Duncan, cidade do Estado norte-americano Oklahoma. O responsável da polícia de Duncan, Danny Ford, citado pela televisão local TNN-ABC, indicou que …

Benfica tem 125 jogadores com contrato profissional. Sporting tem 123 e o FC Porto só 80

O Benfica tem assinado contratos profissionais com cada vez mais jogadores, ao longo dos últimos anos. Actualmente, o clube da Luz tem contrato com 125 atletas. O Sporting está lá perto, com vínculos profissionais com …

Rússia está a negociar a troca de espiões ao estilo do que acontecia na Guerra Fria

A Rússia, a Noruega e a Lituânia realizaram recentemente uma troca de espiões, garantindo o retorno de vários agentes capturados aos seus países de origem. De acordo com chefe da contrainteligência lituana, citado pelo Moscow Times, …

"Totalmente depauperado". Bruno de Carvalho pede dispensa das sessões de julgamento

O ex-presidente do Sporting, que disse ser comentador desportivo, pediu dispensa das sessões, alegando não ter meio de transporte e estar completamente "depauperado". Arrancou, esta segunda-feira, no Tribunal de Monsanto, em Lisboa, o julgamento de 44 …

Nike deixa de vender produtos através da Amazon

A marca desportiva Nike vai deixar de vender as suas peças de roupa e calçado diretamente através da Amazon, acabando com um contrato firmado em 2017, no qual concordava em vender uma variedade limitada de produtos …

Marco António Costa apoia Pinto Luz. Cavaco também era “improvável e desconhecido”

O antigo vice-presidente do PSD declarou, esta segunda-feira, o seu apoio ao candidato Miguel Pinto Luz, afirmando que, em 1985, Cavaco Silva também foi um vencedor "improvável e desconhecido". "Em maio de 1985, o Governo de …