Misterioso Planeta X pode ser o culpado pela extinção dos dinossauros

R. Hurt (IPAC) / Caltech

O Planeta X (ou Planeta 9) será um gigante gasoso semelhante a Úrano e Neptuno

Uma nova abordagem científica avança com mais uma teoria quanto às extinções em massa que já se verificaram na Terra, nomeadamente com os dinossauros. A culpa será do ainda desconhecido Planeta X (ou Planeta 9).

Dois cientistas alegaram recentemente ter encontrado provas da existência deste planeta misterioso que ainda não foi confirmado e que será 10 vezes maior do que a Terra.

Esta busca pelo Planeta X é feita desde há 100 ano,s e em 1985 o astrofísico Daniel Whitmire, atualmente professor de matemática na Universidade do Arkansas, nos EUA, já falava dele num trabalho científico publicado na revista Nature. Agora, avança com a ideia de que este planeta não confirmado pode ser o responsável pelas extinções em massa que têm ocorrido na Terra.

Este planeta alegadamente “escondido” na borda do nosso sistema solar provocará chuvas de cometas que chocam com a Terra, motivando assim grandes eventos de extinção.

A Universidade do Arkansas descreve que a tese de Whitmire é de que, “à medida que o Planeta X gira em torno do Sol, a sua órbita inclinada roda lentamente” e leva-o a passar “através do Cinturão de Cometas de Kuiper” – uma área do sistema solar exterior repleta de objectos congelados – “a cada 27 milhões de anos, arremessando cometas para o interior do sistema solar”.

cheungchungtat / Deviant Art

-

Os dinossauros desapareceram, e há mais um suspeito

Estes cometas colidem com a Terra e “desintegram-se no sistema solar interior, à medida que ficam mais próximos do Sol, reduzindo a quantidade de luz que chega à Terra”, o que causa a extinção da vida.

Na base da teoria de Whitmire, refere a Universidade do Arkansas, estarão dados paleontológicos, nomeadamente fósseis, que atestarão a ideia de que as chuvas de cometas são periódicas desde há 500 milhões de anos.

Antes de se poder dar preponderância a esta tese publicada na revista da Sociedade Astronómica Real Monthly Notices, é preciso primeiro encontrar o tal planeta misterioso – ou os dois planetas desconhecidos que poderá haver no nosso sistema solar, conforme atesta ao Daily Mail um dos cientistas envolvidos nas descobertas recentes sobre o Planeta 9, Mike Brown.

“Mesmo que a ideia possa ou não fazer sentido, não tem definitivamente nada que ver com o Planeta 9, que fica muito mais perto do Sol e que por isso, só leva 15 mil anos a dar a volta. A evidência do Planeta 9 não diz nada sobre se há ou não um Planeta X mais distante”, considera Mike Brown.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Whitney Houston vai regressar aos palcos (em holograma)

Whitney Houston vai "regressar" aos palcos, em formato holograma. Foi anunciada uma digressão da cantora por várias salas do Reino Unido, em 2020. Os planos para uma digressão de holograma de Whitney Houston têm sido discutidos …

Victor Vescovo diz que chegou ao ponto mais profundo dos oceanos. James Cameron não concorda

James Cameron levantou dúvidas sobre as recentes declarações de Victor Vescovo sobre ter quebrado o recorde do mergulho mais profundo no oceano, dizendo que o empresário não pode ter descido mais, uma vez que não …

Par de patinadores no gelo mais medalhado de sempre anuncia fim da carreira

Os canadianos Tessa Virtue e Scott Moir, o par de patinadores no gelo mais medalhado da história do olimpismo, anunciaram esta quarta-feira o fim da carreira. “Olá a todos. Temos novidades para todos os que nos …

Elon Musk é o líder mais inspirador da tecnologia da atualidade

Elon Musk foi nomeado o líder mais inspirador no setor da tecnologia, de acordo com um estudo publicado pela Hired, uma plataforma para contratação de pessoal em 14 cidades em todo o mundo. O estudo, chamado …

De portas abertas para quem precisa. Frigoríficos solidários crescem em Paris

A Cantina do 18.º bairro parisiense foi o primeiro espaço deste projeto solidário, inaugurado há dois anos. Atualmente existem 38 restaurantes em França que acolhem os frigoríficos solidários. Em dois anos, o projeto dos frigoríficos solidários …

Imigrante do Bangladesh em Itália encontra e devolve carteira com 2 mil euros

Mossan Rasal, um bangladeshiano de 23 anos que vive em Roma, encontrou na rua uma carteira com dois mil euros, documentos de identificação, cartões de crédito, carta de condução. Em vez de retirar o dinheiro e …

Austrália conclui que China foi responsável por ciberataque ao parlamento

A agência de inteligência cibernética da Austrália (ASD) concluiu que a China foi a responsável por um ataque informático, no início deste ano, contra o parlamento nacional. Os serviços de inteligência australianos (Australian Signals Directorate) concluíram …

"A bola apenas bateu no peito". VAR admite erro no penálti do Portimonense-FC Porto

O vídeo-arbitro do encontro entre Portimonense e FC Porto, Vasco Santos, admitiu esta quarta-feira que não existiu razão para assinalar grande penalidade a favor do clube portista. "No momento em que o árbitro apita fiquei com …

Na Índia, usar cigarros eletrónicos já pode dar prisão

O Governo indiano anunciou esta quinta-feira a proibição de cigarros eletrónicos no país, de 1,3 mil milhões de pessoas, numa ação que pretende ser a favor da saúde e contra os vícios. "A decisão foi tomada …

Iñaki Urdangarín pode sair da prisão dois dias por semana

Detido na cadeia de Brieva, Ávila, há 15 meses, Iñaki Urdangarín, cunhado do rei de Espanha, soube esta terça-feira que poderá sair da prisão duas vezes por semana para fazer voluntariado numa instituição que ajuda …