Misterioso Planeta X pode ser o culpado pela extinção dos dinossauros

R. Hurt (IPAC) / Caltech

O Planeta X (ou Planeta 9) será um gigante gasoso semelhante a Úrano e Neptuno

Uma nova abordagem científica avança com mais uma teoria quanto às extinções em massa que já se verificaram na Terra, nomeadamente com os dinossauros. A culpa será do ainda desconhecido Planeta X (ou Planeta 9).

Dois cientistas alegaram recentemente ter encontrado provas da existência deste planeta misterioso que ainda não foi confirmado e que será 10 vezes maior do que a Terra.

Esta busca pelo Planeta X é feita desde há 100 ano,s e em 1985 o astrofísico Daniel Whitmire, atualmente professor de matemática na Universidade do Arkansas, nos EUA, já falava dele num trabalho científico publicado na revista Nature. Agora, avança com a ideia de que este planeta não confirmado pode ser o responsável pelas extinções em massa que têm ocorrido na Terra.

Este planeta alegadamente “escondido” na borda do nosso sistema solar provocará chuvas de cometas que chocam com a Terra, motivando assim grandes eventos de extinção.

A Universidade do Arkansas descreve que a tese de Whitmire é de que, “à medida que o Planeta X gira em torno do Sol, a sua órbita inclinada roda lentamente” e leva-o a passar “através do Cinturão de Cometas de Kuiper” – uma área do sistema solar exterior repleta de objectos congelados – “a cada 27 milhões de anos, arremessando cometas para o interior do sistema solar”.

cheungchungtat / Deviant Art

-

Os dinossauros desapareceram, e há mais um suspeito

Estes cometas colidem com a Terra e “desintegram-se no sistema solar interior, à medida que ficam mais próximos do Sol, reduzindo a quantidade de luz que chega à Terra”, o que causa a extinção da vida.

Na base da teoria de Whitmire, refere a Universidade do Arkansas, estarão dados paleontológicos, nomeadamente fósseis, que atestarão a ideia de que as chuvas de cometas são periódicas desde há 500 milhões de anos.

Antes de se poder dar preponderância a esta tese publicada na revista da Sociedade Astronómica Real Monthly Notices, é preciso primeiro encontrar o tal planeta misterioso – ou os dois planetas desconhecidos que poderá haver no nosso sistema solar, conforme atesta ao Daily Mail um dos cientistas envolvidos nas descobertas recentes sobre o Planeta 9, Mike Brown.

“Mesmo que a ideia possa ou não fazer sentido, não tem definitivamente nada que ver com o Planeta 9, que fica muito mais perto do Sol e que por isso, só leva 15 mil anos a dar a volta. A evidência do Planeta 9 não diz nada sobre se há ou não um Planeta X mais distante”, considera Mike Brown.

SV, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Sob suspeita, Juan Carlos exila-se na República Dominicana (via Porto)

O rei emérito de Espanha, Juan Carlos, viajou este fim-de-semana para a República Dominicana, depois de decidir viver noutro país face à repercussão pública das investigações sobre os seus alegados fundos em paraísos fiscais. O destino …

É possível inativar o novo coronavírus no leite materno. Basta pasteurizá-lo

Uma equipa de cientistas da Universidade de Toronto e da Sinai Health, no Canadá, realizou uma pesquisa que comprovou que pasteurizar o leite materno inativa o vírus Sars-CoV-2. Uma nova investigação, cujo artigo científico foi recentemente …

Cientistas tornam a luz invisível visível pela primeira vez

Uma equipa de cientistas da Vrije Universiteit Brussel e de Harvard conseguiu, pela primeira vez, tornar visível a luz de campo próximo. Existem vários tipos de luz, alguns visíveis e outros invisíveis ao olho humano. Os …

Estrela morta emite cocktail de radiação nunca antes visto

Um grupo internacional de cientistas explorou o potencial do telescópio espacial de raios gama da Agência Espacial Europeia (ESA) - e outros telescópios e instrumentos - para detetar um cocktail de radiação inédita de uma …

Ator francês Dieudonné banido do Facebook por comentários antissemitas

O ator francês foi banido definitivamente do Facebook e do Instagram por causa dos comentários sobre as vítimas do Holocausto marcados por termos e expressões "desumanizantes contra os judeus". O anúncio do afastamento permanente de Dieudonné …

Última temporada de "La Casa de Papel" terá filmagens em Portugal

A rodagem da quinta temporada da série espanhola "La Casa de Papel", de Álex Pina, começa esta segunda-feira e terá filmagens em Portugal, revelou a plataforma Netflix. Em comunicado, na última sexta-feira, a Netflix explica que …

Janelas com vista para o Espaço. Virgin Galactic revela interior de nave espacial para turistas

A Virgin Galactic acaba de revelar o luxuoso design do interior da cabine do primeiro veículo SpaceshipTwo - o VSS Unity - que permitirá a astronautas e entusiastas explorar o Espaço com conforto. A Virgin Galactic, …

Irão garante ter detido líder de "grupo terrorista" dos EUA

Este sábado, o Irão anunciou a detenção do líder de um "grupo terrorista" norte-americano alegadamente responsável por um bombardeamento mortal, em 2008, numa mesquita da cidade de Shiraz, entre outros ataques. "Jamshid Sharmahd, líder do grupo …

Engenheiro reconstrói máquina que decifrou os códigos alemães Enigma na II Guerra Mundial

Hal Evans construiu a primeira réplica funcional de um ciclómetro: uma máquina construída no início da década de 1930 (e usada na II Guerra Mundial) por matemáticos polacos para ajudar a decifrar as mensagens secretas …

Governo britânico paga metade da conta para atrair clientes aos restaurantes

A medida para fazer os britânicos regressar aos restaurantes e, assim, ajudar o setor, que foi um dos mais afetados pela pandemia de covid-19, começa esta segunda-feira e vai prolongar-se até ao fim de agosto. De …