/

Misterioso Planeta X pode ser o culpado pela extinção dos dinossauros

R. Hurt (IPAC) / Caltech

O Planeta X (ou Planeta 9) será um gigante gasoso semelhante a Úrano e Neptuno

Uma nova abordagem científica avança com mais uma teoria quanto às extinções em massa que já se verificaram na Terra, nomeadamente com os dinossauros. A culpa será do ainda desconhecido Planeta X (ou Planeta 9).

Dois cientistas alegaram recentemente ter encontrado provas da existência deste planeta misterioso que ainda não foi confirmado e que será 10 vezes maior do que a Terra.

Esta busca pelo Planeta X é feita desde há 100 ano,s e em 1985 o astrofísico Daniel Whitmire, atualmente professor de matemática na Universidade do Arkansas, nos EUA, já falava dele num trabalho científico publicado na revista Nature. Agora, avança com a ideia de que este planeta não confirmado pode ser o responsável pelas extinções em massa que têm ocorrido na Terra.

Este planeta alegadamente “escondido” na borda do nosso sistema solar provocará chuvas de cometas que chocam com a Terra, motivando assim grandes eventos de extinção.

A Universidade do Arkansas descreve que a tese de Whitmire é de que, “à medida que o Planeta X gira em torno do Sol, a sua órbita inclinada roda lentamente” e leva-o a passar “através do Cinturão de Cometas de Kuiper” – uma área do sistema solar exterior repleta de objectos congelados – “a cada 27 milhões de anos, arremessando cometas para o interior do sistema solar”.

cheungchungtat / Deviant Art

-

Os dinossauros desapareceram, e há mais um suspeito

Estes cometas colidem com a Terra e “desintegram-se no sistema solar interior, à medida que ficam mais próximos do Sol, reduzindo a quantidade de luz que chega à Terra”, o que causa a extinção da vida.

Na base da teoria de Whitmire, refere a Universidade do Arkansas, estarão dados paleontológicos, nomeadamente fósseis, que atestarão a ideia de que as chuvas de cometas são periódicas desde há 500 milhões de anos.

Antes de se poder dar preponderância a esta tese publicada na revista da Sociedade Astronómica Real Monthly Notices, é preciso primeiro encontrar o tal planeta misterioso – ou os dois planetas desconhecidos que poderá haver no nosso sistema solar, conforme atesta ao Daily Mail um dos cientistas envolvidos nas descobertas recentes sobre o Planeta 9, Mike Brown.

“Mesmo que a ideia possa ou não fazer sentido, não tem definitivamente nada que ver com o Planeta 9, que fica muito mais perto do Sol e que por isso, só leva 15 mil anos a dar a volta. A evidência do Planeta 9 não diz nada sobre se há ou não um Planeta X mais distante”, considera Mike Brown.

SV, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.