/

O misterioso assassinato de duas mulheres foi resolvido usando o Google Earth e o Facebook

Usando pouco mais do que o Google Earth e o Facebook, jornalistas da BBC ajudaram a desvendar o misterioso assassinato de duas mulheres nos Camarões.

Em julho de 2018, começou a circular na Internet um vídeo chocante que mostrava duas mulheres, acusadas de pertencer ao grupo terrorista Boko Haram, a serem detidas por soldados.

As mulheres e os seus filhos pequenos foram levados para um local desconhecido onde foram vendados, forçados a cair no chão e baleados à queima-roupa, conta o IFL Science.

Ninguém sabia onde tinha sido gravado o vídeo, a identidade dos soldados, nem que país serviam. Dois meses depois, jornalistas da BBC, que usaram pouco mais do que o Google Earth e o Facebook, descobriram o que aconteceu – e contaram tudo numa thread do Twitter.

Na altura, especialistas da Amnistia Internacional concluíram que os soldados pertenciam aos Camarões e que as imagens tinham sido gravadas numa região do norte do país, Mayo Tsanaga.

Apesar de o Governo ter rejeitado as acusações, afirmando que estavam em causa “notícias falsas”, os jornalistas da BBC encontraram uma preciosa pista escondida nos vídeos: as montanhas.

Usando o Google Earth, encontraram uma correspondência para o perfil distinto das montanhas próximas de uma cidade chamada Zelevet, no norte dos Camarões, perto da fronteira com a Nigéria.

Assim que identificaram a área, usaram alguns detalhes – como estradas, edifícios e árvores – para determinar a localização exata do assassinato. A comparação dos detalhes dos vídeos com as imagens de satélite de 2013 a 2018 mostrou que devem ter sido gravados entre 2015 e o início de 2016.

Um pouco de conhecimento matemático permitiu aos jornalistas reduzir o espaço temporal. Segundo o portal, um vislumbre de uma trilha de terra nos vídeos levantou a suspeita de que a gravação deve ter sido feita durante a estação quente e seca dos Camarões – ou seja, entre janeiro e abril.

Usando os soldados no vídeo como “relógios de sol humanos” improvisados, os jornalistas foram capazes de identificar uma janela de duas semanas.

Mas permanecia uma pergunta no ar: quem eram, afinal, os soldados? Os “detetives” da BBC conseguiram identificar um dos indivíduos usando um dos melhores e mais detalhados bancos de dados do planeta: o Facebook.

Um mês depois de o vídeo ter aparecido online, o ministro da Comunicação dos Camarões divulgou um comunicado onde afirmava que sete militares tinham sido desarmados e detidos enquanto decorria uma investigação.

Liliana Malainho, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.