/

Misteriosas ejeções no “Asteróide do Apocalipse” deixam cientistas da NASA perplexos

16

NASA / Goddard / University of Arizona

Asteróide Bennu

A sonda OSIRIS-REx da NASA, que se encontra em órbita do asteroide Bennu ou “Asteróide do Apocalipse”, revelou uma anomalia nunca antes vista.

Uma descoberta surpreendente está a colocar o Bennu, ou “Asteróide do Apocalipse”, novamente no centro das atenções. A sonda OSIRIS-REx da NASA observou este asteróide a lançar plumas de poeira que o envolvem numa neblina – um fenómeno nunca antes visto. Na prática, segundo os cientistas, trata-se da descoberta de inexplicáveis jatos de partículas que são ejetados a partir do próprio Bennu.

De acordo com a NASA, a impressionante nuvem de poeira foi observada pela primeira vez no dia 6 de janeiro. Desde então, os especialistas da agência espacial norte-americana aumentaram a frequência das suas observações e detetaram pelo menos 11 dessas colunas de partículas nos últimos dois meses.

Curiosamente, embora a maior parte da poeira tenha sido expulsa da órbita de Bennu, ainda resta alguma a circular em torno do “Asteróide do Apocalipse” como se fossem pequenas luas. “A descoberta das plumas é uma das maiores surpresas da minha carreira científica”, disse o investigador Dante Lauretta, da Universidade do Arizona, nos EUA.

O objetivo da OSIRIS-REx é estudar a rocha para descobrir informações sobre o antigo Sistema Solar, uma vez que o asteróide Bennu se formou naquela época. Num passo ambicioso, a sonda vai tirar uma amostra do asteróide com a ajuda de um braço robótico, e trazê-lo de volta à Terra.

Até agora, as plumas observadas não foram oficialmente incluídas nos resultados já publicados sobre Bennu, que são detalhados numa série de artigos publicados esta semana na Nature Astronomy.

Apesar de alguns pedaços permaneceram na órbita do asteróide (talvez a caminho de se tornarem luas em miniatura), as plumas não representam um risco para a sonda da NASA. No entanto, além da suspeita de que os asteróides podem ser muito mais ativos do que pensamos, isto é tudo o que se sabe sobre as misteriosas ejeções de poeira.

Os astrónomos já haviam detetado plumas no Cometa 67P. No entanto, esse fenómeno pode ter sido causado pelos gelos voláteis que sublimam em cavidades sob a superfície do cometa, fazendo com que essas cavidades se desmoronem e expilam a poeira.

Mas, ao contrário do 67P, o “Asteróide do Apocalipse” não contém gelo. Na verdade, não é impossível que o Bennu tenha gelo na sua superfície, mas a sua posição orbital é demasiado quente para que o gelo se consiga formar.

No entanto, entre outras descobertas, os cientistas do Southwest Research Institute descobriram minerais semelhantes a meteoritos, chamados condritos carbonosos, que são conhecidos por serem ricos em compostos voláteis e mostram evidências de interações com água ou gelo.

Isto pode significar que o gelo era abundante no disco planetário durante o tempo da formação do Sistema Solar, ou seja, quando o Bennu “nasceu”.

Espera-se agora pela prenda preciosa que o braço robótico da OSIRIS-REx, que trará à Terra amostras que irão revelar muitos mais segredos sobre o asteróide. Ainda assim, as descobertas foram detalhadas recentemente numa edição especial da Nature Astronomy.

Até agora, estas descobertas levantaram mais questões do que respostas – a natureza destas colunas de partículas continua a ser um autêntico mistério.

16 Comments

  1. Até parece que ela nao sabe a verdade,cartel de mentirosos e dissimulados, porque nao mostram os projetos secretos , aqueles por trás dos bastidores ,as viagens até Marte e a Lua,as colônias humanas e os pactos obscuros com seres trevosos ??????

  2. As ejeções de sedimentos em asteroides de médio e grande porte é mais comum do que se imagina e isto se deve ao constante bombardeio de partículas que se dá ao longo da sua trajetória. O choque gera fragmentação e fraturas que produzem poeiras e sedimentos. É isto!

  3. Quanto a mim o astróide é como um animal selvagem e perante um ser estranho por perto que é a sonda da NASA anda furioso e expele poeira de raiva.

  4. EU ENTENDO TODA ARITMÉTICA DO ASTEROIDE PARA MIM NÃO É UM MISTÉRIO! EU QUERO QUE O GRUPO DE CIENTISTAS DESCUBRAM TUDO COMO EU FIZ. TRABALHEM MUITO MESMO! COMO EU TENHO DESEVOLVIDO AS MEMÓRIAS TECNOLÓGICAS QUE ESTAVAM MORTAS PARA VIDAS DA CIDADANIA. E OS MESMOS FINGIR NÃO SABER PORQUE SÃO HIPÓCRITAS AMBICIOSOS! DE: MARIA CIENTISTA NATURAL DA NATUREZA.❤

  5. Primeiro lugar não devemos nus preocupar com or fato do asteroide possui plumas mas sim quer poder está em rota de colisão com terra para isso eu desenvolvi um projeto capas de empedir empacitos de asteróides. Mas porquanto só e capaz de impedir minse mas si for confirmado or impacto devem imediatamente controlo pra imperdível a colisão si não for suficiente tenho muitos projetos para esse ploblema então NASA vai min aseita como desenvolverdo saibao quer porgeitei um sonda com capacidade de viajar anos luz sem combustível querem saber só min pressão

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.