Espetar agulhas nos olhos ou incendiar a casa da mãe: os mistérios da vida de Isaac Newton

P.D. / Wikimedia

Retrato de Sir Isaac Newton (detalhe), óleo em tela de autor desconhecido, c. 1715-1720

Atualmente, Isaac Newton é conhecido como o pai da física. No entanto, há vários detalhes da vida do cientista que permanecem desconhecidos — inclusive os mais surreais.

Isaac Newton nasceu no dia 25 de dezembro de 1642 – poucos meses após a morte do seu pai. O homem que se viria a tornar num dos matemáticos mais influentes da história, teve uma infância solitária e este detalhe da sua vida talvez explique um pouco da sua personalidade enquanto adulto.

Newton sempre foi um aluno exímio e, em 1661, foi admitido no Trinity College, em Cambridge. Na instituição, o jovem aprendeu as principais teorias científicas, que na época ainda era a “física” que havia sido escrita por Aristóteles há mais de dois mil anos.

Alguns meses depois de se formar, o país foi assolado pela peste. Assim, como grande parte das pessoas do mundo, Newton foi forçado a isolar-se na casa da sua família nos dois anos seguintes, aproveitando o tempo de isolamento para aprofundar os seus conhecimentos sobre matemática e física.

Segundo o IFL Science, o cientista enfiava agulhas grandes e pontiagudas – entre outros objetos – atrás dos seus olhos para ver o que acontecia, sendo que desta forma desenvolveu uma teoria “corpuscular” da luz que era mais alquimia do que propriamente ciência.

Outra das ideias passou por fazer uma experiência onde os seus olhos eram expostos à mais intensa explosão de luz solar direta possível – o que fez com que ficasse cego durante três dias.

Embora a ideia possa parecer macabra, acabou por resultar numa verdadeira revolução para a comunicação científica, sendo que depois o matemático acabou por construir o primeiro telescópio refletor em funcionamento conhecido.

Newton mantinha-se ocupado secretamente a trabalhar no que chamou a sua “Grande Obra”: a alquimia. O físico escreveu cerca de um milhão de palavras sobre tópicos como transformar metais comuns em ouro ou sobre a natureza de Deus.

Contudo, a coisa mais inexplicável que fez passou por tentar incendiar a casa da sua mãe com esta e o padrasto lá dentro. Até agora, não se sabe o que motivou esta atitude.

Apesar do seu legado como um dos cientistas mais proeminentes da história, segundo o IFL Science, a melhor descrição de Isaac Newton talvez tenha vindo de John Maynard Keynes: “Newton não foi o primeiro na era da razão. Ele foi o último dos mágicos”.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Inteligência Artificial está a "alimentar" a violação dos direitos humanos, alerta ONU

Num novo relatório, a Organização das Nações Unidas (ONU) alertou os países que o uso imprudente de Inteligência Artificial (IA) pode estar a pôr em causa o respeito pelos direitos humanos. Michelle Bachelet, Alta Comissária das …

Foi viajar e não voltou. O misterioso desaparecimento de Gabby Petito (e do namorado)

Gabrielle Petito, uma jovem norte-americana de 22 anos, desapareceu misteriosamente. Gabby foi viajar com o namorado, que voltou para casa sozinho e não quis contar o que aconteceu — e agora também está desaparecido. Gabby Petito, …

Aos 101 anos, Ginny é a "Senhora Lagosta" e não planeia reformar-se

Virginia Oliver continua a trabalhar na pesca da lagosta, apesar de já ter 101 anos de idade. 'Ginny' não planeia reformar-se e já se tornou um meme na internet. Virginia 'Ginny' Oliver tem 101 anos e …

Dinamarca. Reclusos condenados a prisão perpétua proibidos de iniciar novos romances

Os reclusos que cumprem prisão perpétua na Dinamarca serão proibidos de iniciar novos relacionamentos amorosos, decisão proposta pelo governo após uma jovem de 17 anos se apaixonar por Peter Madsen, que assassinou a jornalista Kim …

Casal queria que o seu filho se chamasse Vladimir Putin. A Suécia não deixou

Na Suécia, os pais são obrigados a comunicar os nomes dos seus filhos recém-nascidos ao Skatteverket nos primeiros três meses a partir do nascimento. Um casal sueco, que vive na cidade de Laholm, foi proibido pela …

44 jogos seguidos sem ganhar. Mas o presidente não está preocupado

O Atlético Mogi não vence qualquer jogo oficial há mais de quatro anos. Perdeu em 42 desses 44 duelos. 17 de Junho de 2017 foi o último dia em que o Atlético Mogi venceu um jogo …

Autárquicas: António Costa promete que os municípios terão mais mil milhões de euros

O secretário-geral do PS, António Costa, indicou hoje, em Celorico de Basto, no distrito de Braga, que os municípios “vão passar a ter, a partir de abril, mais mil milhões de euros que acompanham a …

Mais de trinta anos após ter sido lançada ao mar no Japão, mensagem em garrafa é encontrada no Hawaii

Durante uma viagem ao Hawaii, uma jovem de apenas 9 anos encontrou uma garrafa que foi lançada ao mar há mais de trinta anos. Esta continha uma mensagem que, posteriormente, acabou por revelar uma experiência …

Mais 939 infeções, sete mortes e nova redução nos internamentos

Portugal registou nas últimas 24 horas mais 939 casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, sete mortes atribuídas à covid-19 e nova redução nos internamentos em enfermaria e cuidados intensivos. De acordo com o boletim epidemiológico da …

Milionário norte-americano Robert Durst condenado por matar melhor amiga

O milionário norte-americano Robert Durst, tornado famoso por um documentário do canal HBO, foi condenado na sexta-feira num tribunal de Los Angeles, nos Estados Unidos, por matar a melhor amiga, um crime que remonta a …