Isaac Newton escreveu uma receita para curar a Peste Negra: pastilhas de vómito de sapo

P.D. / Wikimedia

Retrato de Sir Isaac Newton (detalhe) , óleo em tela de autor desconhecido, c. 1715-1720

Duas páginas não publicadas das anotações de Isaac Newton no “De Peste”, um livro sobre a praga de Jan Baptist van Helmont, de 1667, vão ser leiloadas online pela Bonham esta semana. Nelas, Newton escreveu uma receita para curar a Peste Negra: pastilhas de vómito de sapo.

Isaac Newton estudava no Trinity College, Cambridge, quando a universidade foi fechada por precaução para travar a Peste Negra, que matou 100 mil pessoas em Londres em 1665 e 1666.

Quando regressou a Cambridge em 1667, começou a estudar o trabalho de Van Helmont. A análise de Newton de “De Peste”, de Van Helmont, médico de renome em Antuérpia quando a cidade foi atingida por uma praga em 1605, é, de acordo com a casa de leilões Bonhams, a afirmação escrita mais substancial que terá feito sobre a praga.

A Bonhams disse, em comunicado, que os trabalhos eram de “profunda importância para o corpo de trabalho de Newton, além de profundamente significativos no contexto atual”.

As anotações incluem o caso de um homem que tocou em “papéis pestilentos, imediatamente sentiu uma dor como uma agulha de picada e desenvolveu uma úlcera pestilenta no dedo indicador e morreu em dois dias”, e a sua observação de que “os lugares infetados pela peste são para ser evitados“.

No entanto, é improvável que algumas das potenciais curas registadas por Newton sejam adotadas atualmente. O cientista escreveu que “o melhor é um sapo suspenso pelas pernas numa chaminé durante três dias, que finalmente vomitou terra com vários insetos, sobre um prato de cera amarela e logo depois morreu. A combinação de sapos em pó com as excreções e soro transformados em pastilhas e usados ​​na área afetada afastou o contágio e retirou o veneno.”

Apesar da posição de Newton, este trabalho nunca foi publicado. Quando Newton morreu em 1727, o seu enorme arquivo foi deixado à sua sobrinha, Catherine Conduitt. Permaneceu na família até 1872, quando o seu descendente, Isaac Newton Wallop, quinto conde de Portsmouth, doou os seus escritos ao Trinity College.

Cambridge manteve apenas os trabalhos matemáticos e científicos e devolveu os escritos mais controversos de Newton sobre alquimia, teologia e filosofia. Esses documentos, incluindo as anotações de Newton sobre Van Helmont, foram vendidos em 1936 a colecionadores particulares, entre eles John Maynard Keynes.

Nunca houve muito interesse nos seus outros escritos até recentemente”, disse Darren Sutherland, especialista da Bonhams.

As páginas serão leiloadas pela Bonhams por entre 80 mil e 120 mil dólares (71 mil e 106 mil euros) até 10 de junho.

ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Ljubomir Stanisic rescindiu contrato “de forma unilateral” com a TVI

A caminho da SIC, o apresentador rescindiu o contrato com a estação de Queluz, avança a TVI. Ljubomir Stanisic tinha contrato até dezembro de 2020. “O Chef Ljubomir Stanisic rescindiu hoje [esta sexta-feira], unilateralmente, o contrato …

Netflix tem uma nova funcionalidade. Os cegos e os surdos agradecem

A nova funcionalidade da Netflix permite alterar a velocidade de reprodução dos seus filmes e séries. Esta é uma novidade bem recebida por espetadores cegos e surdos. A Netflix tem uma nova funcionalidade que permite que …

Cientistas transformam tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade

Uma equipa de investigadores descobriu como converter o pigmento vermelho dos tijolos num plástico condutor de eletricidade. Esse processo permitiu transformar os tijolos em dispositivos de armazenamento de eletricidade. Esses supercapacitores de tijolo podem ser …

Primeiro Museu do Godzilla abre no Japão (e os visitantes podem entrar na boca do monstro)

O primeiro Museu do Godzilla do mundo está agora aberto no Japão e tem uma estátua enorme do icónico monstro, em cuja boca se pode entrar de slide. De acordo com a Newsweek, atualmente, os visitantes …

Hubble faz a primeira observação de um eclipse lunar total

Tirando vantagem de um eclipse lunar total, astrónomos usaram o Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA para detetar ozono na atmosfera da Terra. Este método serve como um substituto de como vão observar planetas semelhantes à Terra …

Biden tem 71% de probabilidade de vencer as eleições contra Trump

Joe Biden, candidato democrata à Casa Branca, tem 71% de probabilidade de vencer as eleições presidenciais norte-americanas frente a Donald Trump, o atual Presidente dos Estados Unidos, aponta uma nova sondagem. A pesquisa de opinião, levada …

Barcelona 2-8 Bayern | Atropelamento histórico na Champions

Noite histórica no Estádio da Luz. Em jogo dos quartos-de-final da Liga dos Campeões, o Bayern goleou o Barcelona por impensáveis 8-2 – com 4-1 em cada uma das metades. Um resultado que se tornou …

Depois das sementes, norte-americanos recebem máscaras, óculos de sol e até meias sujas da China

Vários residentes da Flórida, nos Estados Unidos, receberam pacotes misteriosos da China pelo correio que não tinham encomendado. Desta vez não eram sementes, mas sim máscaras cirúrgicas, óculos de sol e até meias sujas. Em declarações …

Imposto sobre refrigerantes reduziu o seu consumo

O imposto especial sobre as bebidas com maior teor de açúcar levou mais de 40% dos inquiridos num estudo da Universidade Católica esta sexta-feira divulgado a reduzir o seu consumo, comportamento que adotariam também com …

Uma só teoria da conspiração sobre a covid-19 matou 800 pessoas. 60 ficaram totalmente cegas

Pelo menos 800 pessoas morreram e 60 ficaram cegas na sequência de uma teoria da conspiração sobre a covid-19, concluiu um novo estudo. A investigação, cujos resultados foram esta semana publicados na revista científica American Journal …