Isaac Newton tinha uma receita para a mítica pedra filosofal

P.D. / Wikimedia

Retrato de Sir Isaac Newton (detalhe) , óleo em tela de autor desconhecido, c. 1715-1720

Retrato de Sir Isaac Newton (detalhe) , óleo em tela de autor desconhecido, c. 1715-1720

A fundação norte-americana Chemical Heritage Foundation acabou de tornar público o conteúdo de um manuscrito do século XVII pertencente ao famoso físico Sir Isaac Newton.

O documento, que inclui descrições de experiências realizadas por Newton, além de escritos de outro químico conhecido, George Starkey, delineia uma receita para “mercúrio filosófico“, que na época se pensava ser um ingrediente-chave na criação da mítica “pedra filosofal”.

Obter uma pedra filosofal era um dos principais objetivos dos alquimistas na Idade Média. Acreditava-se que a substância podia transformar qualquer “metal inferior” (como chumbo, ferro e mercúrio) em ouro.

Além disso, havia a crença nas suas propriedades para oferecer a imortalidade.

“Pensava-se que mercúrio filosófico era uma substância que poderia ser usada para quebrar metais nas suas partes constituintes”, explica James Voelkel, curador de livros raros na Chemical Heritage Foundation, ao site Chemistry World.

A receita

O texto foi identificado como uma cópia de um documento anterior com o mesmo título, escrito pelo famoso alquimista do século XVII Ireneu Filaleto (que pode ter sido um pseudónimo de George Starkey, químico formado em Harvard), que Newton usou como referência para as suas próprias experiências alquímicas.

A primeira versão conhecida impressa desta receita foi publicada em 1678, pelo que Newton pode ter escrito à mão a sua própria cópia antes disso.

Chemical Heritage Foundation

O documento contém excertos copiados de textos de outro alquimista, assim como descrições de experiências feitas pelo próprio Newton

O documento contém excertos copiados de textos de outro alquimista, assim como descrições de experiências feitas pelo próprio Newton

Durante séculos, a pedra filosofal foi o objeto mais procurado da alquimia, até que os cientistas descobriram que essa prática e tudo que ela prometia era totalmente impossível e nem sequer valia a pena perseguir.

Não está claro se Newton de fato chegou a tentar fazer a receita de mercúrio filosófico, mas Voelkel afirma que “não teria sido estranho” se o físico o tivesse tentado.

Outras experiências

Apesar de não sabermos se Newton tentou criar uma pedra filosofal, conhecemos outras experiências nas quais estava a trabalhar na altura, graças às notas que rabiscou à volta da receita copiada.

“Acontece frequentemente com os manuscritos de Newton. Se ficam por perto por tempo suficiente, ele vira as folhas e escreve outra coisa na parte de trás”, diz Voelkel. “Nesta ocorrência, há uma nota de uma experiência que ele fez. É uma receita para destilar um líquido volátil a partir de minério de chumbo“.

O documento foi originalmente vendido ao lado de dezenas de outros por parentes de Newton a coleções particulares durante os anos 1930, e desde então têm voltado para instituições públicas, incluindo lugares pelos quais o físico passou, como a Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

A Chemical Heritage Foundation digitalizou o manuscrito e ele ficará disponível no The Chymistry of Isaac Newton Project, um banco de dados online hospedado pela Universidade de Indiana, nos EUA, que qualquer pessoa pode acessar gratuitamente.

HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Irão e Estados Unidos trocam prisioneiros

Irão e Estados Unidos realizaram, este sábado, uma troca de prisioneiros que envolveu a troca de um investigador sino-americano por um cientista iraniano detido pelos EUA, num avanço diplomático que surge após meses de tensão …

Coreia do Norte anuncia "teste muito importante" em local de lançamento de mísseis

A Coreia do Norte anunciou ter realizado um "teste muito importante" no local de lançamento de mísseis de longo alcance, defendendo que terá um efeito fundamental na futura posição estratégica do país. A Agência Central de …

Balas que assassinaram John F. Kennedy preservadas em modelo 3D

A partir do próximo ano, os Arquivos Nacionais dos Estados Unidos vão disponibilizar, no seu catálogo online, imagens 3D das balas que assassinaram o antigo presidente norte-americano John F. Kennedy. Para criar os modelos das …

Pela primeira vez, neurónios artificiais foram criados para curar doenças crónicas

Uma equipa de investigadores conseguiu recriar as propriedades biológicas dos neurónios em chips, que podem ser úteis ajudar na cura de doenças neurológicas crónicas. Naquele considerado um feito única na ciência, investigadores da Universidade de Bath …

Cientistas encontram uma relação negativa "muito forte" entre inteligência e religiosidade

Uma equipa de investigadores sugere que pessoas religiosas tendem a ser menos inteligentes do que pessoas sem crenças religiosas. O estudo tem gerado uma grande controvérsia. A religião é um tema forte, capaz de juntar ou …

Descoberta nova espécie de tubarão pré-histórico que podia chegar aos sete metros

Uma nova espécie de tubarão pré-histórico foi descoberta no Kansas, nos Estados Unidos. Este predador podia crescer até quase sete metros de comprimento. De acordo com a revista Newsweek, Kenshu Shimada, da Universidade DePaul, e Michael …

Conhecido medicamento para diabetes pode conter um carcinógeno

A Food and Drug Administration, agência federal e reguladora do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, está a testar amostras de metformina, um medicamento para diabetes que pode conter o carcinógeno N-Nitrosodimetilamina …

Nobel da Física diz que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra

Didier Queloz disse, este sábado, estar convencido de que o ser humano não está concebido para viver fora da Terra, razão pela qual está "zangado" com alguns argumentos do cofundador da Tesla, Elon Musk. Os suíços …

Ford está a reciclar palha de café do McDonald's. Quer transformá-la em peças de carro

https://vimeo.com/377768195 A Ford está a fabricar peças de carro através de palha de café reciclada do McDonald's. A iniciativa contribui para a redução da pegada ecológica e do desperdício alimentar. O combate às alterações climáticas cabe um …

Comité da ONU preocupado com condições das prisões em Portugal

As condições de detenção, a sobrelotação das prisões, o alegado uso da força e outros abusos contra pessoas pertencentes a grupos raciais e étnicos são as principais preocupações do Comité da ONU contra a Tortura …