Isaac Newton tinha uma receita para a mítica pedra filosofal

P.D. / Wikimedia

Retrato de Sir Isaac Newton (detalhe) , óleo em tela de autor desconhecido, c. 1715-1720

Retrato de Sir Isaac Newton (detalhe) , óleo em tela de autor desconhecido, c. 1715-1720

A fundação norte-americana Chemical Heritage Foundation acabou de tornar público o conteúdo de um manuscrito do século XVII pertencente ao famoso físico Sir Isaac Newton.

O documento, que inclui descrições de experiências realizadas por Newton, além de escritos de outro químico conhecido, George Starkey, delineia uma receita para “mercúrio filosófico“, que na época se pensava ser um ingrediente-chave na criação da mítica “pedra filosofal”.

Obter uma pedra filosofal era um dos principais objetivos dos alquimistas na Idade Média. Acreditava-se que a substância podia transformar qualquer “metal inferior” (como chumbo, ferro e mercúrio) em ouro.

Além disso, havia a crença nas suas propriedades para oferecer a imortalidade.

“Pensava-se que mercúrio filosófico era uma substância que poderia ser usada para quebrar metais nas suas partes constituintes”, explica James Voelkel, curador de livros raros na Chemical Heritage Foundation, ao site Chemistry World.

A receita

O texto foi identificado como uma cópia de um documento anterior com o mesmo título, escrito pelo famoso alquimista do século XVII Ireneu Filaleto (que pode ter sido um pseudónimo de George Starkey, químico formado em Harvard), que Newton usou como referência para as suas próprias experiências alquímicas.

A primeira versão conhecida impressa desta receita foi publicada em 1678, pelo que Newton pode ter escrito à mão a sua própria cópia antes disso.

Chemical Heritage Foundation

O documento contém excertos copiados de textos de outro alquimista, assim como descrições de experiências feitas pelo próprio Newton

O documento contém excertos copiados de textos de outro alquimista, assim como descrições de experiências feitas pelo próprio Newton

Durante séculos, a pedra filosofal foi o objeto mais procurado da alquimia, até que os cientistas descobriram que essa prática e tudo que ela prometia era totalmente impossível e nem sequer valia a pena perseguir.

Não está claro se Newton de fato chegou a tentar fazer a receita de mercúrio filosófico, mas Voelkel afirma que “não teria sido estranho” se o físico o tivesse tentado.

Outras experiências

Apesar de não sabermos se Newton tentou criar uma pedra filosofal, conhecemos outras experiências nas quais estava a trabalhar na altura, graças às notas que rabiscou à volta da receita copiada.

“Acontece frequentemente com os manuscritos de Newton. Se ficam por perto por tempo suficiente, ele vira as folhas e escreve outra coisa na parte de trás”, diz Voelkel. “Nesta ocorrência, há uma nota de uma experiência que ele fez. É uma receita para destilar um líquido volátil a partir de minério de chumbo“.

O documento foi originalmente vendido ao lado de dezenas de outros por parentes de Newton a coleções particulares durante os anos 1930, e desde então têm voltado para instituições públicas, incluindo lugares pelos quais o físico passou, como a Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

A Chemical Heritage Foundation digitalizou o manuscrito e ele ficará disponível no The Chymistry of Isaac Newton Project, um banco de dados online hospedado pela Universidade de Indiana, nos EUA, que qualquer pessoa pode acessar gratuitamente.

HypeScience

PARTILHAR

RESPONDER

Otamendi e Vertonghen disputam a bola com Lewandowski

Benfica 0-4 Bayern | Primeiro a ilusão, depois o rolo bávaro

A ilusão durou 70 minutos. Ao longo de toda a partida, o Bayern foi melhor, criou inúmeros lances de golo, viu dois anulados, acertou no ferro, Vlachodimos fez defesas importantes, mas o Benfica deu luta, …

China quer punir pais de crianças mal-educadas

O regime chinês está a analisar um projeto de lei que prevê que os pais possam ser punidos se os seus filhos exibirem um mau comportamento ou cometerem crimes. De acordo com a agência Reuters, o …

Rui Moreira com Francisco Rodrigues dos Santos e Carlos Moedas

Rui Moreira promete manter a "identidade do Porto" e concluir os projetos que a pandemia atrasou

O presidente da Câmara Municipal do Porto tomou posse, esta quarta-feira, e comprometeu-se a "tudo fazer" para manter a identidade do Porto e a concluir os projetos que a pandemia atrasou. "Quero concluir os projetos que …

Já há um medicamento para tratar a covid-19 em casa (e vários países assinaram acordos de compra)

Países asiáticos já estão na luta pelo novo comprimido antiviral, cujo uso ainda nem sequer foi autorizado, contra a covid-19. Países da região asiática estão já a fazer encomendas da mais recente arma contra a covid-19: …

A Facebook vai implementar uma nova estratégia e o nome vai ser das primeiras coisas a mudar

As últimas semanas têm sido tumultuosas para a empresa de Mark Zuckerberg, que se viu confrontada com os testemunhos de antigos trabalhadores no Senado norte-americano. As notícias da última semana que resultaram do testemunho, no Senado …

Cadetes da Escola Naval investigados por alegados comportamentos abusivos

A Marinha está a investigar uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos entre cadetes da Escola Naval. "A Marinha informa que hoje, 19 de outubro, teve conhecimento de uma denúncia sobre alegados comportamentos abusivos praticados entre cadetes …

Índia. "Montanha de lixo" que garante sobrevivência de pobres será substituída por estação de tratamento

As "montanhas de lixo" das cidades da Índia em breve serão substituídas por estações de tratamento de detritos. A maior de todas — equivalente a um prédio de 18 andares — garante a sobrevivência de …

Candidatura de Nuno Melo acusa direção de não facultar cadernos eleitorais e de sanear senadores

A candidatura de Nuno Melo à liderança do CDS-PP acusou, esta quarta-feira, os opositores de não facultarem os cadernos eleitorais nem possibilitarem a fiscalização da eleição de delegados ao congresso, apontando também a substituição de …

Bolsonaro acusado de nove crimes pela comissão de inquérito sobre gestão da pandemia

O relatório apresentado, esta quarta-feira, na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Senado brasileiro pede o indiciamento do Presidente por nove crimes durante a pandemia de covid-19. No texto, com mais de 1200 páginas, pede-se que …

Duas vendedoras num mercado japonês

Da noite para o dia, Japão tornou-se uma história "covidiana" de sucesso

Em meados de agosto, o Japão atingiu o pico de 6.000 casos diários de covid-19. Quase do dia para a noite, o país asiático observou, espantosa e inesperadamente, uma queda acentuada no número de infeções. …