Cubanos expulsos dos EUA após “misteriosa surdez” de diplomatas americanos em Havana

U.S. Department of State

Em agosto de 2015, a bandeira dos Estados Unidos foi hasteada na embaixada americana em Cuba, pela primeira vez em 54 anos.

Washington expulsou dois diplomatas cubanos dos EUA depois de funcionários da embaixada norte-americana em Havana terem sofrido “misteriosos” sintomas físicos. Cuba já se mostrou disposta a cooperar na investigação.

Em maio, dois diplomatas cubanos na embaixada do seu país nos EUA, tinham sido expulsos. Segundo se sabe agora, a expulsão terá sido uma retaliação norte-americana aos misteriosos incidentes com dois diplomatas americanos em Cuba, que perderam a audição em circunstâncias desconhecidas.

Como confirmou em comunicado Heather Nauert, uma porta-voz dos EUA, apesar de ainda não haver “respostas definitivas sobre a fonte ou a causa”, dois dos funcionários da embaixada americana em Havana tinham sofrido “misteriosos” sintomas físicos, segundo a BBC. Em resposta, os EUA expulsaram diplomatas cubanos do seu território.

O ministério cubano dos Negócios estrangeiros informou que, apesar de considerar “injustificada” a expulsão dos diplomatas, as autoridades cubanas vão cooperar com a investigação que está a ser levada a cabo por Washington para clarificar o sucedido.

“Cuba nunca permitiu, nem nunca permitirá que o seu território seja utilizado para nenhum tipo de ação contra diplomatas acreditados ou as suas famílias”, informou o ministério.

Apesar de os Estados Unidos não terem esclarecido sobre quais foram os incidentes que provocaram a expulsão, a cadeia norte americana CNN cita fontes oficiais do Governo que dizem que os diplomatas americanos em causa sofreram perdas de audição.

Os “rumores” são de que a perda de audição foi causada por um aparelho de ondas sónicas plantado à entrada das casas dos diplomatas, que emitiu ondas de som inaudíveis que podem causar surdez e levaram a que os dois funcionário da embaixada norteamericana tivessem que regressar ao seu país.

O governo americano está a levar o caso “muito a sério, e já está a decorrer uma investigação”, declarou Hather Nauert.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Inteligência Artificial aprendeu a pintar como Rembrandt

Investigadores ensinaram uma rede neural de Inteligência Artificial a recriar a magnum opus de Rembrandt, à qual lhe faltavam partes da obra original. O cientista Robert Erdmann trabalhou lado a lado com o Rijksmuseum, o museu …

Tempestade de areia "engoliu" cidade na China

Uma forte tempestade de areia "engoliu" a cidade de Dunhuang, no noroeste da China, no passado domingo. De acordo com o South China Morning Post, a forte tempestade de areia, que provocou nuvens de poeira com …

Raíssa faz bolachas com o lema "Fora Bolsonaro". Já se tornaram virais

Uma brasileira começou a fazer bolachas com o lema "Fora Bolsonaro" em jeito de brincadeira, mas agora já vende centenas todos os dias. Aquilo que começou como uma simples brincadeira, acabou por tornar-se viral. A ideia …

Zara, 19 anos, quer ser a mulher mais nova de sempre a voar sozinha à volta do mundo

Uma jovem, de 19 anos, pôs mãos à obra para levar a cabo um "gap year" (o chamado ano sabático) com um propósito muito fora do comum: tornar-se a mulher mais nova de sempre a …

Francês diz ter usado método matemático para ganhar o Euromilhões

O francês, que não quis revelar a sua fórmula à imprensa, ganhou, no dia 11 de junho, 30 milhões de euros com a combinação com a qual jogava há um mês. A história foi contada, esta …

Mais de metade da população portuguesa já tem a vacinação completa

Mais de metade da população residente em Portugal (52%) já tem a vacinação completa contra a covid-19, revela o relatório semanal de vacinação divulgado esta terça-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). Segundo o último relatório semanal …

Campeão olímpico criou problemas no seu país natal

Richard Carapaz, medalha de ouro no ciclismo, foi direto: "O país nunca acreditou em mim". Presidente do Equador, ministro e Comité Olímpico reagiram. Poucos dias depois de ter subido ao pódio final da Volta a França …

Jovens preocupados com fertilidade e efeitos secundários das vacinas contra a covid-19

Com o avanço das campanhas de vacinação, um grande número de pessoas das faixas etárias baixo dos 30 anos mostra-se relutante em tomar a vacina contra a covid-19. Os jovens falam de preocupações com fertilidade …

Dois gestos de Cla(ri)sse que ficam para a memória olímpica

Clarisse Agbégnénou foi campeã olímpica no judo, pela primeira vez - mas a atitude que demonstrou, mal venceu a final, ficará também nos registos. Campeã mundial cinco vezes, mais duas medalhas de prata. Cinco medalhas em …

Sindicatos avançam com ações legais para travar despedimento coletivo na TAP

Os sindicatos que representam os trabalhadores da TAP vão avançar com ações legais para travar o despedimento coletivo que a empresa iniciou na segunda-feira, que abrange 124 profissionais. "Até agora houve conversa, a partir de agora …