Cubanos expulsos dos EUA após “misteriosa surdez” de diplomatas americanos em Havana

U.S. Department of State

Em agosto de 2015, a bandeira dos Estados Unidos foi hasteada na embaixada americana em Cuba, pela primeira vez em 54 anos.

Washington expulsou dois diplomatas cubanos dos EUA depois de funcionários da embaixada norte-americana em Havana terem sofrido “misteriosos” sintomas físicos. Cuba já se mostrou disposta a cooperar na investigação.

Em maio, dois diplomatas cubanos na embaixada do seu país nos EUA, tinham sido expulsos. Segundo se sabe agora, a expulsão terá sido uma retaliação norte-americana aos misteriosos incidentes com dois diplomatas americanos em Cuba, que perderam a audição em circunstâncias desconhecidas.

Como confirmou em comunicado Heather Nauert, uma porta-voz dos EUA, apesar de ainda não haver “respostas definitivas sobre a fonte ou a causa”, dois dos funcionários da embaixada americana em Havana tinham sofrido “misteriosos” sintomas físicos, segundo a BBC. Em resposta, os EUA expulsaram diplomatas cubanos do seu território.

O ministério cubano dos Negócios estrangeiros informou que, apesar de considerar “injustificada” a expulsão dos diplomatas, as autoridades cubanas vão cooperar com a investigação que está a ser levada a cabo por Washington para clarificar o sucedido.

“Cuba nunca permitiu, nem nunca permitirá que o seu território seja utilizado para nenhum tipo de ação contra diplomatas acreditados ou as suas famílias”, informou o ministério.

Apesar de os Estados Unidos não terem esclarecido sobre quais foram os incidentes que provocaram a expulsão, a cadeia norte americana CNN cita fontes oficiais do Governo que dizem que os diplomatas americanos em causa sofreram perdas de audição.

Os “rumores” são de que a perda de audição foi causada por um aparelho de ondas sónicas plantado à entrada das casas dos diplomatas, que emitiu ondas de som inaudíveis que podem causar surdez e levaram a que os dois funcionário da embaixada norteamericana tivessem que regressar ao seu país.

O governo americano está a levar o caso “muito a sério, e já está a decorrer uma investigação”, declarou Hather Nauert.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Bruxelas regista lentidão no desenvolvimento da ferrovia e dos portos portugueses

A Comissão Europeia fez hoje várias observações sobre a lentidão do desenvolvimento de projetos na ferrovia e nos portos portugueses, num relatório elaborado no âmbito do pacote de inverno do semestre europeu. Abordando os setores ferroviário …

Há dois anos, o Governo deu luz verde a doutoramentos nos politécnicos (mas ainda não mudou a lei)

O Governo deu luz verde aos doutoramentos nos politécnicos e, por isso, criou em 2018 uma lei para mudar o panorama. Contudo, esta só funciona se a Lei de Bases mudar. Em 2018, o Conselho de …

Neymar recusa treinar depois de não ser convocado

O futebolista brasileiro Neymar, que joga atualmente no PSG, recusou-se a treinar no dia seguinte a não ter sido convocado para o jogo frente ao Dijon, para a Taça de França, revelou esta quarta-feira o …

"Poesia de emergência". Espanhóis criam número de telefone para quem quiser ouvir poemas

O projeto "Poesia de Emergência" nasceu no início de 2018 e tem mais de uma centena de voluntários que recitam poemas próprios autores conhecidos. Basta ligar para um número.   A ideia, que já tem voluntários em …

Vitalino Canas: "Andei 40 anos a preparar-me para ser juiz do Tribunal Constitucional"

O ex-secretário de Estado Vitalino Canas assumiu hoje, no parlamento, que esteve nos últimos “40 anos” a preparar-se para “ser juiz do Tribunal Constitucional”, e salientou que se for eleito não será porta-voz “de nenhum …

Lei que proíbe eutanásia "comercial" considerada inconstitucional por tribunal alemão

O Tribunal Constitucional da Alemanha considerou esta quarta-feira inconstitucional uma lei de 2015 que proíbe o suicídio assistido "organizado" por médicos ou associações. A lei privou doentes em fase terminal do "direito de escolher [a sua] …

Relatório policial acusa adeptos portistas de racismo contra jogador do Moreirense

O FC Porto está a ser alvo de um processo disciplinar por acusações de racismo contra um jogador guineense do Moreirense, numa partida disputada dia 10 de janeiro. Depois de toda a polémica a envolver Marega, …

Montijo: Lei que permite veto dos municípios ao aeroporto é "desajustada e desproporcional

O ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, defendeu hoje, em Lisboa que a lei que permite aos municípios vetar a construção do aeroporto do Montijo é “desajustada e desproporcional”, pelo que deve ser alterada. “O debate …

Multimilionários chineses são quase 800. Já superaram os norte-americanos

O número de novos multimilionários chineses cresceu a um nível recorde até 31 de janeiro, ultrapassando os Estados Unidos (EUA). Apesar do surto do novo coronavírus, que tem afetado a economia chinesa, há empresas que …

Ex-jogador dos Chicago Bulls assina pelo FC Porto

O FC Porto contratou até final da época o basquetebolista norte-americano Rawle Alkins, que já jogou na NBA ao serviço dos Chicago Bulls, para substituir o lesionado compatriota Will Sheehey, anunciou hoje o clube. “Sei que …