Um “mistério” na seleção portuguesa: 2 jogadores não jogaram pelo clube…porquê?

O defesa central do Granada e da seleção portuguesa, Domingos Duarte.

O Granada precisava de jogadores contra a Real Sociedad, para não perder “na secretaria”. Rui Silva e Domingos Duarte, aparentemente, estavam disponíveis mas não foram convocados. Falta saber porquê.

Contexto: o Real Sociedad-Granada foi o jogo que causou alguma polémica em Espanha, na jornada passada do campeonato espanhol porque a equipa visitante chegou ao País Basco muito desfalcada e, no último quarto de hora, não cumpriu as regras impostas na liga espanhola.

O regulamento local obriga à presença no relvado de, no mínimo, sete jogadores do plantel principal de cada equipa. Ou cinco jogadores, caso o plantel em causa esteja fortemente afetado pelo novo coronavírus – era o caso do Granada, nesse domingo, dia 8 de novembro.

O emblema andaluz começou a primeira parte com a Real com sete jogadores do plantel principal; começou a segunda parte com cinco jogadores do plantel principal; mas durante os últimos 15 minutos só estavam em campo quatro futebolistas do plantel principal, porque Molina saiu. Apesar do incumprimento, a Real Sociedad não apresentou denúncia e o resultado (2-0 para a Real) manteve-se.

Portugueses fora, sem motivo?

Na lista (longa) dos futebolistas do Granada ausentes dessa derrota com o líder do campeonato, constam Rui Silva e Domingos Duarte…que estiveram na seleção portuguesa agora, nos três jogos que Portugal realizou diante de Andorra, França e Croácia – Domingos Duarte jogou contra Andorra, durante os 90 minutos; Rui Silva não saiu do banco de suplentes em qualquer encontro.

O estágio da seleção começou no dia seguinte ao jogo entre Real Sociedad e Granada. E aqui começam as perguntas.

Por causa dos vários casos positivos de coronavírus no seu plantel, o Granada anunciou que a maioria do plantel estava confinada. Esse confinamento começou três dias antes do início da concentração das seleções e prolongou-se até ao domingo passado (um dia depois do Portugal-França), como se pode ler no jornal Estadio Deportivo. O confinamento envolveu a maioria dos jogadores que estiveram no Chipre, em jogo da Liga Europa contra o Omonia.

Rui Silva e Domingos Duarte defrontaram o Omonia, ambos foram totalistas. Mas nenhum deles teve que ficar em casa, ao contrário da maioria dos colegas, já que treinaram normalmente com os compatriotas na seleção portuguesa. E também não estavam lesionados, como foi fácil ver nos treinos da seleção campeã europeia.

Os futebolistas do Granada que apresentaram teste negativo à covid-19, obviamente, não teriam de ficar confinados. Partimos do princípio que os dois portugueses apresentaram teste negativo – mas, mesmo assim, não jogaram contra a Real Sociedad (onde o Granada precisava de jogadores do plantel principal para não perder “na secretaria” por 3-0).

Rui Silva e Domingos Duarte também foram totalistas no jogo anterior do campeonato espanhol. Ambos alinharam durante os 90 minutos diante do Levante e nenhum deles viu qualquer cartão; por isso, também não estavam castigados na semana do duelo com a Real Sociedad – mas, mesmo assim, não jogaram.

Claro que há algo normal e básico no futebol, que se chama “opção técnica”. Rui Silva e Domingos Duarte podiam perfeitamente não ter jogado contra a Real Sociedad porque o treinador Diego Martínez não quis convocá-los. Mas num jogo em que, convém reforçar, o Granada precisava de jogadores do plantel principal para cumprir o regulamento…

Portanto, nem coronavírus, nem lesões, nem suspensões… Falta explicar algo.

O ZAP contactou o Granada, ainda antes do Portugal-França. O ZAP contactou a Federação Portuguesa de Futebol, poucos dias depois. Nem o clube espanhol, nem a federação portuguesa, responderam às nossas perguntas.

Nuno Teixeira NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Sporting 2-1 Santa Clara | Super-Coates volta a ser herói

Arrancado a ferros… à campeão? O Sporting esteve a poucos segundos de registar o terceiro empate em casa, perante um Santa Clara que não foi em nada inferior aos “leões” e até conseguiu ser superior em …

Os gatos demonstram ser menos leais do que os cães (mas pode haver uma razão)

Ainda existe um estereótipo sobre a diferença entre cães e gatos. Normalmente as pessoas associam os cães a animais amorosos e leais, enquanto os gatos são tidos como distantes e indiferentes. Um novo estudo pode …

O mistério do "lago dos esqueletos" na Índia intriga cientistas há décadas

O Roopkund, localizado na parte indiana dos Himalaias, é um lago glacial com centenas de ossos humanos. E ninguém sabe como foram lá parar. Em 1942, um guarda florestal revelou ao mundo a existência deste lago …

A fronteira mais importante da China é imaginária: a Linha Hu

A Linha Hu, também conhecida como linha Heihe-Tengchong, é uma linha imaginária que divida a China em duas partes com áreas quase iguais. Estende-se da cidade de Heihe até Tengchong. Desenhada pela primeira vez em 1935, …

Algumas pessoas moram em aeroportos durante meses (ou até mesmo anos)

Aeroportos não servem de casa apenas para os sem-abrigo. Há pessoas que, involuntariamente ou não, ficam lá durante meses e, em alguns casos, até mesmo anos. Em janeiro, as autoridades de Chicago prenderam um homem de …

Senado da Carolina do Sul aprova fuzilamento como método de execução

Com esta decisão, a Carolina do Sul poderá converter-se no quarto estado do país a incorporar este método de execução de pena de morte, depois do Utah, Oklahoma e Mississípi. De acordo com a agência noticiosa …

"Oxigénio tornou-se ouro". Criminosos lucram com a sua escassez no México

A pandemia de covid-19 deixou a Cidade do México a atravessar uma grande escassez de oxigénio médico. Criminosos estão a aproveitar para lucrar com a situação. A capital mexicana registou um pico de infeções e hospitalizações …

Meteorito do tamanho de um damasco caiu em França (e os astrónomos precisam de ajuda para encontrá-lo)

Os entusiastas do Espaço estão a ser instados a procurar um meteorito do tamanho de um damasco que caiu no fim de semana passado no sudoeste de França.  O meteorito, com peso estimado em 150 gramas, …

Professora pediu a alunos para fingir que eram escravos e escreverem carta para África

Uma professora de uma escola secundária no Mississippi, nos Estados Unidos, está a ser alvo de críticas devido a uma fotografia de um trabalho de casa divulgada nas redes sociais. Foi pedido aos alunos do 8.º …

Obra de Churchill que pertencia a Angelina Jolie vendida por valor recorde

O quadro pintado pelo antigo primeiro-ministro britânico foi vendido por 8,3 milhões de libras. A pintura foi um presente de Winston Churchill para o presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt, e agora foi leiloada …