Um “mistério” na seleção portuguesa: 2 jogadores não jogaram pelo clube…porquê?

O defesa central do Granada e da seleção portuguesa, Domingos Duarte.

O Granada precisava de jogadores contra a Real Sociedad, para não perder “na secretaria”. Rui Silva e Domingos Duarte, aparentemente, estavam disponíveis mas não foram convocados. Falta saber porquê.

Contexto: o Real Sociedad-Granada foi o jogo que causou alguma polémica em Espanha, na jornada passada do campeonato espanhol porque a equipa visitante chegou ao País Basco muito desfalcada e, no último quarto de hora, não cumpriu as regras impostas na liga espanhola.

O regulamento local obriga à presença no relvado de, no mínimo, sete jogadores do plantel principal de cada equipa. Ou cinco jogadores, caso o plantel em causa esteja fortemente afetado pelo novo coronavírus – era o caso do Granada, nesse domingo, dia 8 de novembro.

O emblema andaluz começou a primeira parte com a Real com sete jogadores do plantel principal; começou a segunda parte com cinco jogadores do plantel principal; mas durante os últimos 15 minutos só estavam em campo quatro futebolistas do plantel principal, porque Molina saiu. Apesar do incumprimento, a Real Sociedad não apresentou denúncia e o resultado (2-0 para a Real) manteve-se.

Portugueses fora, sem motivo?

Na lista (longa) dos futebolistas do Granada ausentes dessa derrota com o líder do campeonato, constam Rui Silva e Domingos Duarte…que estiveram na seleção portuguesa agora, nos três jogos que Portugal realizou diante de Andorra, França e Croácia – Domingos Duarte jogou contra Andorra, durante os 90 minutos; Rui Silva não saiu do banco de suplentes em qualquer encontro.

O estágio da seleção começou no dia seguinte ao jogo entre Real Sociedad e Granada. E aqui começam as perguntas.

Por causa dos vários casos positivos de coronavírus no seu plantel, o Granada anunciou que a maioria do plantel estava confinada. Esse confinamento começou três dias antes do início da concentração das seleções e prolongou-se até ao domingo passado (um dia depois do Portugal-França), como se pode ler no jornal Estadio Deportivo. O confinamento envolveu a maioria dos jogadores que estiveram no Chipre, em jogo da Liga Europa contra o Omonia.

Rui Silva e Domingos Duarte defrontaram o Omonia, ambos foram totalistas. Mas nenhum deles teve que ficar em casa, ao contrário da maioria dos colegas, já que treinaram normalmente com os compatriotas na seleção portuguesa. E também não estavam lesionados, como foi fácil ver nos treinos da seleção campeã europeia.

Os futebolistas do Granada que apresentaram teste negativo à covid-19, obviamente, não teriam de ficar confinados. Partimos do princípio que os dois portugueses apresentaram teste negativo – mas, mesmo assim, não jogaram contra a Real Sociedad (onde o Granada precisava de jogadores do plantel principal para não perder “na secretaria” por 3-0).

Rui Silva e Domingos Duarte também foram totalistas no jogo anterior do campeonato espanhol. Ambos alinharam durante os 90 minutos diante do Levante e nenhum deles viu qualquer cartão; por isso, também não estavam castigados na semana do duelo com a Real Sociedad – mas, mesmo assim, não jogaram.

Claro que há algo normal e básico no futebol, que se chama “opção técnica”. Rui Silva e Domingos Duarte podiam perfeitamente não ter jogado contra a Real Sociedad porque o treinador Diego Martínez não quis convocá-los. Mas num jogo em que, convém reforçar, o Granada precisava de jogadores do plantel principal para cumprir o regulamento…

Portanto, nem coronavírus, nem lesões, nem suspensões… Falta explicar algo.

O ZAP contactou o Granada, ainda antes do Portugal-França. O ZAP contactou a Federação Portuguesa de Futebol, poucos dias depois. Nem o clube espanhol, nem a federação portuguesa, responderam às nossas perguntas.

Nuno Teixeira NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Estado rejeita metade das candidaturas a cuidador informal. Só 0,2% têm estatuto

Em Portugal, estima-se que haja cerca de 1,4 milhões de cuidadores informais, mas apenas 2.719 pessoas são reconhecidas como tal. Metade das candidaturas foi recusada. De acordo com o Jornal de Notícias, que avança a notícia …

Candidatura de Santana surpreendeu Silvano. Paulo Cunha apontado à liderança do PSD (mas não já)

Pedro Santana Lopes apresentou-se este domingo como candidato à Câmara da Figueira da Foz. Candidatura surpreendeu secretário-geral e coordenador autárquico do PSD, José Silvano. Apesar de andar há mais de um mês no terreno e nas …

Marcelo quer ver regionalização debatida depois das autárquicas

O Presidente da República insiste na importância de se discutir a regionalização na aplicação dos fundos europeus, mas considera que isso só deve acontecer depois das eleições autárquicas. "Tenho visto alguns autarcas dizerem que, por termos …

Desarticulação do Governo em relação ao sistema de avaliação indigna a Função Pública

Sem propostas para alterar o sistema de avaliação da Função Pública, o Governo admitiu falta de articulação interna na reunião aos sindicatos. Os sindicatos da Função Pública não receberam qualquer proposta para alterar o atual sistema …

Porto ganha força e pode mesmo acolher a final da Liga dos Campeões

A hipótese de o Porto receber a final da Liga dos Campeões começa a ganhar força, após a reunião entre a UEFA e o Governo britânico não ter corrido de feição. Londres era a opção favorita …

Cerca sanitária em Odemira revela lacunas na ligação entre entidades

O resultado da intervenção da GNR no controlo dos que pretendem trabalhar nas explorações agrícolas sem ter realizado teste à covid-19 não é comunicada à ACT. O porta-voz do Comando Territorial de Beja da GNR disse …

Jorge Costa responde a Pepe: "Deve ter-se esquecido de quem eu sou"

O treinador do Farense e ex-jogador do FC Porto respondeu a Pepe na flash interview, depois da troca de palavras entre ambos no final do jogo desta segunda-feira no Estádio do Dragão (5-1). "O Pepe deve …

Salgado começa a ser julgado em junho. Defesa recorre da decisão de separar processos

O antigo presidente do BES começa a ser julgado a 7 de junho por três crimes de abuso de confiança, no âmbito da Operação Marquês, mas a sua defesa já entregou um recurso por …

Onda de violência em Jerusalém não tem fim. UE considera ataques "inaceitáveis"

A situação continua a ser preocupante em Israel e a comunidade internacional já tem deixado alguns alertas para que seja posto fim à violência. Na noite desta segunda-feira, um incêndio rompeu na zona da Esplanada das …

Sporting já tem autocarro decorado e reclama 23.º título. A FPF só reconhece 18

A apenas uma vitória do título, o Sporting já tem o autocarro decorado para celebrar a conquista. Os 'leões' reclamam 23 títulos, embora a FPF só reconheça 18. O Sporting CP está a uma vitória de …