/

Um “mistério” na seleção portuguesa: 2 jogadores não jogaram pelo clube…porquê?

O defesa central do Granada e da seleção portuguesa, Domingos Duarte.

O Granada precisava de jogadores contra a Real Sociedad, para não perder “na secretaria”. Rui Silva e Domingos Duarte, aparentemente, estavam disponíveis mas não foram convocados. Falta saber porquê.

Contexto: o Real Sociedad-Granada foi o jogo que causou alguma polémica em Espanha, na jornada passada do campeonato espanhol porque a equipa visitante chegou ao País Basco muito desfalcada e, no último quarto de hora, não cumpriu as regras impostas na liga espanhola.

O regulamento local obriga à presença no relvado de, no mínimo, sete jogadores do plantel principal de cada equipa. Ou cinco jogadores, caso o plantel em causa esteja fortemente afetado pelo novo coronavírus – era o caso do Granada, nesse domingo, dia 8 de novembro.

O emblema andaluz começou a primeira parte com a Real com sete jogadores do plantel principal; começou a segunda parte com cinco jogadores do plantel principal; mas durante os últimos 15 minutos só estavam em campo quatro futebolistas do plantel principal, porque Molina saiu. Apesar do incumprimento, a Real Sociedad não apresentou denúncia e o resultado (2-0 para a Real) manteve-se.

Portugueses fora, sem motivo?

Na lista (longa) dos futebolistas do Granada ausentes dessa derrota com o líder do campeonato, constam Rui Silva e Domingos Duarte…que estiveram na seleção portuguesa agora, nos três jogos que Portugal realizou diante de Andorra, França e Croácia – Domingos Duarte jogou contra Andorra, durante os 90 minutos; Rui Silva não saiu do banco de suplentes em qualquer encontro.

O estágio da seleção começou no dia seguinte ao jogo entre Real Sociedad e Granada. E aqui começam as perguntas.

Por causa dos vários casos positivos de coronavírus no seu plantel, o Granada anunciou que a maioria do plantel estava confinada. Esse confinamento começou três dias antes do início da concentração das seleções e prolongou-se até ao domingo passado (um dia depois do Portugal-França), como se pode ler no jornal Estadio Deportivo. O confinamento envolveu a maioria dos jogadores que estiveram no Chipre, em jogo da Liga Europa contra o Omonia.

Rui Silva e Domingos Duarte defrontaram o Omonia, ambos foram totalistas. Mas nenhum deles teve que ficar em casa, ao contrário da maioria dos colegas, já que treinaram normalmente com os compatriotas na seleção portuguesa. E também não estavam lesionados, como foi fácil ver nos treinos da seleção campeã europeia.

Os futebolistas do Granada que apresentaram teste negativo à covid-19, obviamente, não teriam de ficar confinados. Partimos do princípio que os dois portugueses apresentaram teste negativo – mas, mesmo assim, não jogaram contra a Real Sociedad (onde o Granada precisava de jogadores do plantel principal para não perder “na secretaria” por 3-0).

Rui Silva e Domingos Duarte também foram totalistas no jogo anterior do campeonato espanhol. Ambos alinharam durante os 90 minutos diante do Levante e nenhum deles viu qualquer cartão; por isso, também não estavam castigados na semana do duelo com a Real Sociedad – mas, mesmo assim, não jogaram.

Claro que há algo normal e básico no futebol, que se chama “opção técnica”. Rui Silva e Domingos Duarte podiam perfeitamente não ter jogado contra a Real Sociedad porque o treinador Diego Martínez não quis convocá-los. Mas num jogo em que, convém reforçar, o Granada precisava de jogadores do plantel principal para cumprir o regulamento…

Portanto, nem coronavírus, nem lesões, nem suspensões… Falta explicar algo.

O ZAP contactou o Granada, ainda antes do Portugal-França. O ZAP contactou a Federação Portuguesa de Futebol, poucos dias depois. Nem o clube espanhol, nem a federação portuguesa, responderam às nossas perguntas.

NMT, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.