Um “mistério” na seleção portuguesa: 2 jogadores não jogaram pelo clube…porquê?

O defesa central do Granada e da seleção portuguesa, Domingos Duarte.

O Granada precisava de jogadores contra a Real Sociedad, para não perder “na secretaria”. Rui Silva e Domingos Duarte, aparentemente, estavam disponíveis mas não foram convocados. Falta saber porquê.

Contexto: o Real Sociedad-Granada foi o jogo que causou alguma polémica em Espanha, na jornada passada do campeonato espanhol porque a equipa visitante chegou ao País Basco muito desfalcada e, no último quarto de hora, não cumpriu as regras impostas na liga espanhola.

O regulamento local obriga à presença no relvado de, no mínimo, sete jogadores do plantel principal de cada equipa. Ou cinco jogadores, caso o plantel em causa esteja fortemente afetado pelo novo coronavírus – era o caso do Granada, nesse domingo, dia 8 de novembro.

O emblema andaluz começou a primeira parte com a Real com sete jogadores do plantel principal; começou a segunda parte com cinco jogadores do plantel principal; mas durante os últimos 15 minutos só estavam em campo quatro futebolistas do plantel principal, porque Molina saiu. Apesar do incumprimento, a Real Sociedad não apresentou denúncia e o resultado (2-0 para a Real) manteve-se.

Portugueses fora, sem motivo?

Na lista (longa) dos futebolistas do Granada ausentes dessa derrota com o líder do campeonato, constam Rui Silva e Domingos Duarte…que estiveram na seleção portuguesa agora, nos três jogos que Portugal realizou diante de Andorra, França e Croácia – Domingos Duarte jogou contra Andorra, durante os 90 minutos; Rui Silva não saiu do banco de suplentes em qualquer encontro.

O estágio da seleção começou no dia seguinte ao jogo entre Real Sociedad e Granada. E aqui começam as perguntas.

Por causa dos vários casos positivos de coronavírus no seu plantel, o Granada anunciou que a maioria do plantel estava confinada. Esse confinamento começou três dias antes do início da concentração das seleções e prolongou-se até ao domingo passado (um dia depois do Portugal-França), como se pode ler no jornal Estadio Deportivo. O confinamento envolveu a maioria dos jogadores que estiveram no Chipre, em jogo da Liga Europa contra o Omonia.

Rui Silva e Domingos Duarte defrontaram o Omonia, ambos foram totalistas. Mas nenhum deles teve que ficar em casa, ao contrário da maioria dos colegas, já que treinaram normalmente com os compatriotas na seleção portuguesa. E também não estavam lesionados, como foi fácil ver nos treinos da seleção campeã europeia.

Os futebolistas do Granada que apresentaram teste negativo à covid-19, obviamente, não teriam de ficar confinados. Partimos do princípio que os dois portugueses apresentaram teste negativo – mas, mesmo assim, não jogaram contra a Real Sociedad (onde o Granada precisava de jogadores do plantel principal para não perder “na secretaria” por 3-0).

Rui Silva e Domingos Duarte também foram totalistas no jogo anterior do campeonato espanhol. Ambos alinharam durante os 90 minutos diante do Levante e nenhum deles viu qualquer cartão; por isso, também não estavam castigados na semana do duelo com a Real Sociedad – mas, mesmo assim, não jogaram.

Claro que há algo normal e básico no futebol, que se chama “opção técnica”. Rui Silva e Domingos Duarte podiam perfeitamente não ter jogado contra a Real Sociedad porque o treinador Diego Martínez não quis convocá-los. Mas num jogo em que, convém reforçar, o Granada precisava de jogadores do plantel principal para cumprir o regulamento…

Portanto, nem coronavírus, nem lesões, nem suspensões… Falta explicar algo.

O ZAP contactou o Granada, ainda antes do Portugal-França. O ZAP contactou a Federação Portuguesa de Futebol, poucos dias depois. Nem o clube espanhol, nem a federação portuguesa, responderam às nossas perguntas.

NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Podcast evita morte de um condenado (seis vezes)

Curtis Flowers foi julgado seis vezes pelo mesmo promotor de justiça. Um programa de investigação mudou o seu destino. O promotor continua a acreditar que Curtis é culpado. A própria equipa responsável pelo 60 Minutes, programa …

EUA venderam álbum único dos Wu-Tang Clan (que pertencia a Martin Shkreli)

O álbum do grupo Wu-Tang Clan, confiscado em 2018 ao antigo gestor de fundos Martin Shkreli, também conhecido como "o empresário mais odiado do mundo", foi agora vendido pelo Governo norte-americano. Num comunicado divulgado esta terça-feira, …

Bezos ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA para entrar na corrida da próxima viagem à Lua

O empresário norte-americano ofereceu 1,7 mil milhões de euros à NASA numa tentativa de reacender a batalha espacial entre a sua empresa, a Blue Origin, e a do "rival" Elon Musk, a SpaceX. De acordo com …

Clientes com certificado digital válido impedidos de entrar em restaurantes

Estão a ser reportados vários casos de clientes que, ao apresentarem o certificado digital para poderem entrar num restaurante, não conseguem fazê-lo porque o documento está a ser considerado inválido pelos dispositivos eletrónicos. Segundo a rádio …

Covid-19 trouxe "paranoia" ao mercado

Diretor do Norwich City, da Premier League, acha que os responsáveis por alguns clubes não sabem bem o que estão a fazer nos últimos tempos. O Norwich City iria jogar contra o Coventry City, num encontro …

Israel cria "task force" para reverter boicote da Ben & Jerry's na Cisjordânia

Israel criou uma task force para pressionar a empresa de gelados norte-americana Ben & Jerry's e a sua proprietária, Unilever, a reverterem a decisão de boicotar a ocupação israelita na Cisjordânia. "Precisamos de aproveitar os 18 …

Violência armada. 430 mortos na última semana nos EUA e 2021 pode ser dos piores anos de sempre

Só na semana passada registaram-se cerca de 430 mortos e mais de 1000 feridos associados a tiroteios, num ano que está a ser marcado pelo aumento da violência armada nos Estados Unidos. O ano passado foi …

Principais indicadores da crise climática estão a atingir "ponto de inflexão", revela estudo

Um novo estudo sobre os sinais vitais do planeta revelou que muitos dos principais indicadores da crise climática estão a piorar e a aproximar-se ou ultrapassar os pontos de inflexão, à medida que as temperaturas …

Biden acusa a Rússia de tentar intervir nas eleições de 2022 para o Congresso

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, acusou na terça-feira o seu homólogo russo, Vladimir Putin, de tentar interferir nas eleições para o Congresso de 2022, espalhando "desinformação". "Veja o que a Rússia já está …

Polícias rejeitam proposta do MAI para o subsídio de risco e prometem novos protestos

Os sindicatos da PSP e as associações socioprofissionais da GNR rejeitaram, esta quarta-feira, a proposta apresentada pelo Governo para o subsídio de risco e prometem novos protestos até que seja atribuído "um valor justo". "Saímos completamente …