/

Líder da liga espanhola não vai denunciar adversário (mas sabe que houve irregularidade)

Contra a Real Sociedad, o Granada teve em campo somente quatro jogadores do plantel principal. A Real vai deixar as coisas como estão. Os portugueses Rui Silva e Domingos Duarte foram dois dos ausentes.

Ángel Jiménez; Sergio Barcia, Jose Sanchez, Nehuén, Kenedy; Eteki, Isma Ruiz; Lui Suárez, Jorge Molina, Machís e Soldado – foi este o 11 inicial completamente anormal que o Granada apresentou no domingo passado, quando defrontou a Real Sociedad.

E, já durante essa partida, não cumpriu uma das regras impostas pela Real Federação Espanhola de Futebol, para esta época.

O regulamento prevê que, pelo menos, sete jogadores do plantel principal de cada equipa estejam em campo, seja qual for o momento do jogo. Esse número mínimo é reduzido para cinco futebolistas quando a equipa em causa está afetada pelo novo coronavírus.

O Granada iniciou o duelo com o líder do campeonato precisamente com sete jogadores do plantel principal (os portugueses Rui Silva e Domingos Duarte foram dois dos ausentes). No entanto, Roberto Soldado e Kenedy saíram ao intervalo, deixando o Granada no limite. Até que, aos 75 minutos, Jorge Molina também foi substituído e, assim, o Granada jogou o último quarto de hora com apenas quatro futebolistas do plantel principal.

A Real Sociedad sabe que essa regra não foi cumprida pelo seu adversário mas, após reunião da direção, decidiu não apresentar denúncia – a federação espanhola só pode castigar um clube quando há denúncia do adversário. O líder do campeonato, que venceu o jogo por 2-0, passaria a vencer por 3-0. E a denúncia não iria retirar a expulsão de Robin Le Normand, defesa da Real, que viu o cartão vermelho perto do final.

O Granada tentou adiar a partida mas, ao enviar esse pedido à federação, já sabia que dificilmente o pedido iria ser aceite: porque as regras são iguais para todos e porque seria difícil encontrar nova data em breve – o Granada está na fase de grupos da Liga Europa.

E, quando elaborou essa solicitação, o clube da Andaluzia explicou à federação que Soldado, Kenedy e Molina – os três futebolistas do plantel principal que foram substituídos no País Basco – tinham problemas físicos e não podiam defrontar a Real. Acabaram por jogar, embora condicionados fisicamente, segundo a versão oficial.

Com esse trio fora dos treinos para recuperarem, juntando o surto de coronavírus e os atletas que estão ao serviço das seleções nacionais, nesta terça-feira o Granada tinha…dois jogadores prontos para treinar, do plantel principal: Maxime Gonalons e Yan Eteki. A Real Sociedad manteve a liderança da liga espanhola, enquanto o Granada, apesar desta derrota, ocupa a quinta posição.

NMT, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.