Líder da liga espanhola não vai denunciar adversário (mas sabe que houve irregularidade)

Contra a Real Sociedad, o Granada teve em campo somente quatro jogadores do plantel principal. A Real vai deixar as coisas como estão. Os portugueses Rui Silva e Domingos Duarte foram dois dos ausentes.

Ángel Jiménez; Sergio Barcia, Jose Sanchez, Nehuén, Kenedy; Eteki, Isma Ruiz; Lui Suárez, Jorge Molina, Machís e Soldado – foi este o 11 inicial completamente anormal que o Granada apresentou no domingo passado, quando defrontou a Real Sociedad.

E, já durante essa partida, não cumpriu uma das regras impostas pela Real Federação Espanhola de Futebol, para esta época.

O regulamento prevê que, pelo menos, sete jogadores do plantel principal de cada equipa estejam em campo, seja qual for o momento do jogo. Esse número mínimo é reduzido para cinco futebolistas quando a equipa em causa está afetada pelo novo coronavírus.

O Granada iniciou o duelo com o líder do campeonato precisamente com sete jogadores do plantel principal (os portugueses Rui Silva e Domingos Duarte foram dois dos ausentes). No entanto, Roberto Soldado e Kenedy saíram ao intervalo, deixando o Granada no limite. Até que, aos 75 minutos, Jorge Molina também foi substituído e, assim, o Granada jogou o último quarto de hora com apenas quatro futebolistas do plantel principal.

A Real Sociedad sabe que essa regra não foi cumprida pelo seu adversário mas, após reunião da direção, decidiu não apresentar denúncia – a federação espanhola só pode castigar um clube quando há denúncia do adversário. O líder do campeonato, que venceu o jogo por 2-0, passaria a vencer por 3-0. E a denúncia não iria retirar a expulsão de Robin Le Normand, defesa da Real, que viu o cartão vermelho perto do final.

O Granada tentou adiar a partida mas, ao enviar esse pedido à federação, já sabia que dificilmente o pedido iria ser aceite: porque as regras são iguais para todos e porque seria difícil encontrar nova data em breve – o Granada está na fase de grupos da Liga Europa.

E, quando elaborou essa solicitação, o clube da Andaluzia explicou à federação que Soldado, Kenedy e Molina – os três futebolistas do plantel principal que foram substituídos no País Basco – tinham problemas físicos e não podiam defrontar a Real. Acabaram por jogar, embora condicionados fisicamente, segundo a versão oficial.

Com esse trio fora dos treinos para recuperarem, juntando o surto de coronavírus e os atletas que estão ao serviço das seleções nacionais, nesta terça-feira o Granada tinha…dois jogadores prontos para treinar, do plantel principal: Maxime Gonalons e Yan Eteki. A Real Sociedad manteve a liderança da liga espanhola, enquanto o Granada, apesar desta derrota, ocupa a quinta posição.

NMT, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Selecção da Lituânia falhou os Mundiais porque...chegou atrasada

Per Strand venceu, António Morgado ficou em sexto, mas os ciclistas da Lituânia acabaram por marcar a prova de estrada de juniores, nos Mundiais em Flandres. Per Strand Hagenes é o novo campeão mundial júnior de …

Gil Vicente 1-2 Porto | Dragão canta de galo com dois golaços

Foi sofrer até ao fim. Sérgio Conceição tinha alertado que não seria fácil bater o Gil Vicente e foi isso que ocorreu na noite desta sexta-feira em Barcelos. O FC Porto apenas a um minuto dos …

Na II Guerra Mundial, um erro "humilhante" destruiu dois imponentes navios de guerra da Marinha Real

No dia 10 de dezembro de 1941, os japoneses afundaram os imponentes Prince of Wales e Repulse. A culpa foi do almirante Thomas Phillips que, na sequência de um "erro humilhante", acabou também por falecer. Winston …

O robô Atlas, da Boston Dynamics, faz parkour (e até dá um mortal para trás)

O Atlas é, sobretudo, um projeto de investigação: um robô que ajuda os engenheiros da Boston Dynamics a trabalhar em melhores sistemas de controlo e perceção. O parkour é um verdadeiro desafio para os seres humanos, …

Na Tailândia, um "cemitério" de táxis foi transformado numa horta sobre rodas

Desde pimentos a pepinos, beringelas e até mangericão. Num parque de estacionamento ao ar livre em Banguecoque, os táxis abandonados transformam-se em hortas para alimentar os trabalhadores. A pandemia de covid-19 obrigou os táxis de Banguecoque …

Morreu o "último nazi" canadiano, aos 97 anos

Um ucraniano que serviu como tradutor no regime nazi morreu na quinta-feira na sua casa, em Ontário, no Canadá, encerrando uma luta de décadas para deportá-lo e acusá-lo de cúmplice no assassinato de dezenas de …

No Sri Lanka, elefantes traficados foram resgatados. Mas voltaram às pessoas que os compraram ilegalmente

Um tribunal do Sri Lanka devolveu elefantes resgatados a pessoas influentes que foram acusadas de os terem comprado ilegalmente. Durante alguns anos, elefantes selvagens permaneceram na corda bamba de uma intensa batalha de custódia judicial entre …

Sporting 1-0 Marítimo | Porro volta a decidir de penálti

Que sofrimento! É normal ver os “grandes” dominarem por completo os seus adversários, mas nesta partida entre Sporting e Marítimo, em Alvalade, praticamente só houve uma equipa a atacar e a procurar o golo. Ainda assim, …

A falhar pagamentos e com 260 mil milhões de dívida - como é que a Evergrande chegou até aqui?

A situação da imobiliária chinesa Evergrande, que tem uma dívida maior do que a economia portuguesa, está a deixar o mundo ansioso sobre uma eventual repetição da história da crise de 2008, que começou com …

A lava do vulcão de Las Palmas já destruiu mais de 200 casas, mas uma permanece intacta na devastação

Como se protegida por um manto de invencibilidade, a construção escapou à força da lava que a serpenteou para felicidade dos seus proprietários, um casal de reformados dinamarquês que escolheu fixar-se naquele território precisamente pela …