Desapareceram 21 milhões de números de telefone na China. Mas o mistério foi resolvido

Roman Pilipey / EPA

O porta-voz de uma das três maiores operadoras chinesas confirmou o desaparecimento dos utilizadores, mas deu uma explicação para este mistério.

Nos últimos dias, surgiram vários relatos de notícias que davam conta de que, entre janeiro e fevereiro deste ano, teriam desaparecido 21 milhões de números telefónicos na China. Rapidamente este dado foi apontado como mais uma prova para a teoria de que o Governo chinês estaria a ocultar o verdadeiro número de mortes provocadas pela covid-19.

No entanto, este cenário foi agora desmentido pelas operadores telefónicas chineses, que apresentaram uma explicação para o sucedido.

O porta-voz de uma das três maiores operadoras confirmou à Associated Press o desaparecimento dos utilizadores, mas explicou que o fenómeno está, na maior parte dos casos, associado ao cancelamento dos serviços, dado que neste país asiático é comum utilizar vários cartões telefónicos.

A prática tornou-se ainda mais comum face à crise económica que o país atravessa devido à pandemia do novo coronavírus, que levou vários cidadãos chineses a conter os custos mais desnecessários, avança o jornal Sol.

“Estes dados estão principalmente relacionados com a redução dos negócios e atividades resultantes do surto de covid-19. Muitos consumidores na China possuem diversos cartões SIM e é comum que usem estes cartões secundários para este tipo de atividade [negócios e socialização]”, explicou.

A covid-19 teve origem na China e o país soma já mais de 82 mil infetados e pouco mais de três mil mortes, de acordo com os dados oficiais.

ZAP //

PARTILHAR

26 COMENTÁRIOS

  1. Vindo de onde vem, ponho sim muitas duvidas, alguns terão desaparecido por isso, agora sabendo como as telefonicas sao dependentes politicamente do Governo, aqui há mentira de certeza.
    Alias depois disto passar loja de Chineses nunca mais.

    • O senhor só mostra um alto nível de ignorância, falta de conhecimento ou burridade absoluta, ora veja a quantidade de números desaparecidos foi divulgada pelas próprias companhias telefônicas (que tal como todos os participantes economicos são controladas pelo seu governo), sendo propósito para encontrar algo nunca se saberiam desses dados.
      Aposto que não tem ou teve em momento algum contacto ou sequer conhecimento da situação desse país em aspecto algum para se manifestar com o comentário “vindo de onde vem” (desta forma sinto-me a vontade para também opinar que se o seu pai se não se tivesse vindo não se perdia nada).
      nao precisa passar pois compra os produtos dos chineses na sua habitual loja de segunda mão ou feira do gado de onde escapou (https://noticias.r7.com/hora-7/fotos/maior-burro-do-mundo-tem-170-m-assusta-geral-e-pode-crescer-mais-20042019#!/foto/1) . A maioria dos artigos que usa são originários/produzidos lá, a excepção do feno e alfarroba que são produzidos cá, a fome não vai morrer certamente mas já o resto não garanto nada.

      • Diz o roto ao nu… de onde tira que foram as próprias empresas que avançaram com os números desaparecidos?
        “Nos últimos dias, surgiram vários relatos de notícias que davam conta de que, entre janeiro e fevereiro deste ano, teriam desaparecido 21 milhões de números telefónicos na China.”
        Este relatos têm tendência de vir de incomformados que promovem fugas de informação correndo o risco de desaparecerem ou morrerem de “causas naturais” como Covid…
        Pode ser comunista à vontade mas respeite os outros e a informação que é passada. Não queira receber o atestado que pretende passar por dogma ideológico.

        • E de onde acha que vem o número citado, não é número de pessoas desaparecidas, é número telefónicos a menos. Só as companhias telefónicas têm essa informação.

    • A ignorâncio e o preconceito (sim, estes predicados estão sempre associados de alguma forma) são a pior pandemia que grassa neste pobre planeta!

  2. Estão qual foi a razão da china pedir a várias empresas internacionais 45000 caixões, não deve ter sido para enterrar os telemóveis. Não brinquem com coisas sérias. Se a China não tivesse mentido logo em Novembro que sabia o que se estava a passar, o mundo hoje não estava como está.

    • Ó Jorge, então os chineses que têm tudo, Kits, mascaras, fatos, ventiladores e toda a panóplia de artigos para a saúde que estão e exportar para todo o mundo, incluindo os EUA, não tinham caixões? nem de papel? essa é obra. Um país que tem como normal fazer incineração, aliás os chineses voltam todos para a china em cinzas.

      • Sim estão a exportar a lucrar e estão a por o resto do mundo na miséria, não incluindo os pobres inocentes que estão a morrer. Foram eles que lançaram esta ipedenia para serem mais poderosos, mas todo o que estão a fazer um dia vai-lhe sair caro. Temos que ver que a China não consegue subreviver sem a inteligência da Europa ou dos EUA. Agora nós temos que mentalmente assumir que estamos errados como fazemos as coisas, por exemplo um par de sapatos vindo da china custa 10 euros porém dura 1 semana, agora um par de sapatos feito em Portugal dura 2 anos, e custa 100 euros, façam as contas quanto não perdemos em sustentar a China, que por sua vez e o maior poluidor do mundo, é também estarmos a suportar a escravatura.

  3. Os mesmos que passam a vida a comprarem bugigangas nas lojas do chineses são os mesmos que agora infestam as redes sociais com idiotices tipo “Não comprem mais nada nas lojas dos chineses” “Corram com os chineses de Portugal”, etc, mas que de certeza assim que as mesmas abrirem vão logo a correr paras as lojas ou Hiper, como os chineses lhes costumam chamar.
    Aposto que se a minha mulher passasse a vida nas lojas made by China, também eu dizia este tipo de desabafos.

  4. Culpar é fácil, não tem é miolo para pensar e raciocinar, a liberdade de expressão quando é dada a um ignorante dá isso, qualquer um vendo notícias torna se um perito.

    Isto é uma coisa nova para todo o mundo, ninguém no início saberia qual consequência poderá ter. Se fosse você ao comando do governo alertava ao mundo quando apenas tinha umas poucas dezenas ou centenas de casos? E se depois de alertar o mundo para entrar todos no lock down depois não passa de um assusto você é acusado de pôr todo o mundo em risco económicamente, etc, responsabilidade? Quem assume?
    Muitos governos e pessoas no ocidente mesmo vendo a epidemia a espandir nem deu importância, a quem culpar são as pessoas como você, admite, os fracos só culpa os outros.

    • Na verdade , as pessoas tem é muita inveja da China. Da sua competência , da sua tecnologia, da sua rapidez em execução e porque não dizer, da sua riqueza ,,,.Os grandes culpados são os nossos governos ocidentais, que desde dezembro de 2019 sabiam da situação e não tomaram providencias sérias, com medo de perder dinheiro e votos. A China pode ser tudo , mas está longe de ser comunista pelo o que os ocidentais conhecem como comunistas….estive lá em setembro/19 e posso testemunhar. É mais fácil jogar a culpa em alguém que está lá longe do que encarar a realidade de falência e pobreza e incompetência no seu próprio país.

      • Inveja da competência e da tecnologia da China?!
        Hahahahaaaa…
        A China não é comunista; é uma ditadura com capitalismo de Estado onde não existe direitos humanos nem liberdade individual – muito menos informação livre!!
        Todos são escravos do regime e nem sequer tem direito a ter opinião – muito menos tem a liberdade para escrever comentários num site noticioso como este.
        Se alguém tem inveja disso, que vá para lá viver e, pode ter o “bonus” de desaparecer misteriosamente, sem deixar rasto – como acontece frequentemente!…

        • Trabalhei com chineses na America do Norte mais de 30 anos na área de informática , nunca vi um que dissesse que é inteligente. São muito bons a copiar, pois não têm abelidade de pensar como nós e não são criativos (0). Se a Europa como é o motor mundial na área criativa começar a fabricar e deixar de comprar o lixo da China, a escravatura não entra. Como os nossos governantes estão controlados por eles, alguém fora do governo tem que fazer alguma coisa. Começar por só comprarmos produtos nacionais.

      • Este raciocinio não me parece acertado. O que se pode esperar dum sistema totalitarista? Fazem e desfazem à sua vontade aquilo que querem.

  5. Os números oficiais da China, enquanto uma república comunista, não são e nunca serão confiáveis. Possivelmente os 3.000 mortos oficias podem ser na realidade 3.000.000.

  6. Na verdade , as pessoas tem é muita inveja da China. Da sua competência , da sua tecnologia, da sua rapidez em execução e porque não dizer, da sua riqueza ,,,.Os grandes culpados são os nossos governos ocidentais, que desde dezembro de 2019 sabiam da situação e não tomaram providencias sérias, com medo de perder dinheiro e votos. A China pode ser tudo , mas está longe de ser comunista pelo o que os ocidentais conhecem como comunistas….estive lá em setembro/19 e posso testemunhar. É mais fácil jogar a culpa em alguém que está lá longe do que encarar a realidade de falência e pobreza e incompetência no seu próprio país.

  7. Quando a situação mundial chega a um estado destes tudo é duvidoso, para mais vindo a sua origem de onde vem, qual a origem verdadeira da epidemia e as consequências que teve na própria China nunca ninguém virá a saber ao certo até porque todo o mundo se curvou perante a China, basta ver a escandalosa dependência e no caso europeu em que os nossos políticos nos meteram.

  8. Estou 100% de acordo fechar todas as lojas chineses, e que não é a primeira vez que a China faz isto ao mundo, pois tivemos SARS e outras epedemias criadas por eles. Sinceramente só tem inveja dos chineses quem nunca trabalhou com eles. Só são bons a copiar, ou por exemplo pede a um chinês para arranjar seja o que for sem ter um manual bem complex com todo explicado, impossível. O Português consegue ir a lua sem manuais. Como disse trabalhei com chineses na área de informática mais de 30 anos na América do Norte, na parte criativa (0),abelidade de pensar (0). Porém usam a escravatura no próprio País para poder amostrar ao mundo que são bons.

  9. Estamos sem duvida nesta dependência põe culpa de empresários gananciosos.
    Só dinheiro, mas esquecem se que não levam dinheiro para o caixão.
    Fiabilidade nas notícias vindas da China, só dúvidas.
    É que confiança nos merecem agora.
    Máscaras que são luxo, como em determinados países chegaram.
    Políticos hipocritas que deram as benesses todas para investir e aos seus cidadãos dificultaram tudo.
    Exemplo português e bem evidente.
    Vão ler a história ….
    Por determinadas oligarquias pensarem ser melhores como os czares, levaram a evolução do comunismo.
    Exemplos que levaram a evolução das ditaduras não faltam na história.
    Po4 isso osmovimentos de ditaduras destroem livros, impedem a livre informação,

  10. Todos os produtos que vêem da china, facilmente numa semana pomos fábricas na Europa a fabricar todos estes produtos que nos vendem, pois todo o que fazem foi copiado. Sem dúvida que a importação nunca vai parar, porém todo o que importamos deviamos impor uma taxa de 10% acima do que podemos fabricar, se não podermos, analizar bem, e nunca depender de um só país. Também não termos a China a esplorar países como os nossos, por exemplo só na EDP, estamos a pagar todos mais de 40% na electricidade e gás e outras áreas para suportar a China. Também as empresas europeias que compram os seus produtos da China, e vendem como sejam produtos nacionais devem de ser pinalizadas e deixar de funcionar, se é produto por exemplo Português, deve de ser 100% fabrico nacional, não incluindo matéria prima. Temos que uma coisa se os chinês são inteligentes qual a razão de estarem sempre a ser apanhados a roubar tecnologia à Europa é aos EUA, além disse qual a razão de terem que usar redes nas varandas dos apartamentos para os trabalhadores não se suicidar. Nos últimos 20 anos, a ganância ao dinheiro levou-nos ao ponto que estamos, vamos começar a pensar mais nos pobres inocentes que estão constantemente a morrer, e como vamos parar todo este problem que está sobre nós, e no futuro dos nossos filhos e da próxima geração

  11. Bom dia. Então pensem lá um bocadinho que nada custa. O vírus nasce na China, a China omitiu. A China lucrou, logo. A china produz ideias do resto do mundo, lucrou. A China envia materiais de protecção individual, lucrou. A China fabrica ventiladores e acessórios para hospitais e outros, lucrou. O petróleo caí em mercado a China esfrega as mãos. Lucrou novamente. Suposta perda de 21M números de telefone, supostamente morreram apenas 3000 pessoas. Só podem ter vacina, sendo assim. Meus caros sou 100% de acordo com boicote ao fabrico chinês. Espero que tenham aprendido a lição, ou o Planeta vai ganhar um nome e uma cara bem diferente àquela que pouco conhecemos. Saúde a todos por favor cuidem-se, cuidem dos seus.

RESPONDER

Diabéticos e hipertensos. PSD quer debater alteração que retirou estes doentes de regime excecional

O PSD pediu a apreciação parlamentar do decreto-lei que retirou doentes hipertensos e diabéticos do regime excecional de proteção relativo à covid-19. A apreciação parlamentar permite que a Assembleia da República debata, altere e, no limite, …

Norte sem contágios por covid-19. Grande Lisboa regista 96,5% dos novos casos

Portugal regista hoje 1.424 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no domingo, e 32.700 infectados, mais 200, segundo o boletim da Direcção-Geral de Saúde (DGS). 193 dos novos casos são na área …

Aviões deixam de ter lotação reduzida a partir desta segunda-feira

Os aviões deixam, a partir desta segunda-feira, de ter a lotação de passageiros reduzida a dois terços, mas o uso de máscara comunitária é obrigatório. O Governo alinhou, assim, as regras nacionais pelas regras europeias no …

Marcelo pede que não se passe do "8 para o 80" e alerta para imagem do país

O Presidente da República reiterou hoje o apelo à população para que não se passe “do 8 para o 80” nas medidas de prevenção da covid-19, alertando para os riscos da imagem do país “cá …

Só metade das crianças deverá voltar ao pré-escolar esta segunda-feira

As crianças em idade pré-escolar regressam esta segunda-feira aos jardins de infância, que voltam a funcionar com novas regras, depois de encerradas durante mais de dois meses, devido à pandemia da covid-19. Apesar do regresso, que …

Dois astronautas (e um dinossauro de peluche) chegaram à EEI à boleia da SpaceX

Para além dos astronautas Doug Hurley e Bob Behnken, seguia a bordo da Crew Dragon um dinossauro de peluche com lantejoulas. E há uma explicação para isso. Este sábado, o foguetão Falcon 9, da SpaceX, fez …

Pescadores já podem capturar sardinha, mas recuo no consumo é uma preocupação

Os pescadores voltam a poder capturar sardinha, a partir desta segunda-feira, e até 31 de julho, com limites diários e semanais, segundo um despacho publicado em Diário da República. De acordo com o diploma, assinado pelo …

Madeirense contesta quarentena obrigatória em Tribunal (e há uma sentença que lhe dá razão)

Uma cidadã madeirense que chegou no domingo à Madeira e recusa cumprir quarentena num hotel entregou um pedido de ‘habeas corpus’ no Juízo de Instrução Criminal do Tribunal do Funchal. A acompanhar o pedido está …

Idade é o maior factor de risco para se ser internado ou morrer de covid-19

As pessoas com idades entre os 70 e os 79 anos infetadas pelo novo coronavírus têm uma probabilidade de ser internadas em cuidados intensivos 10,4 vezes superior à de uma pessoa até aos 50 anos. Os …

Turismo de Portugal tem 10 milhões para apoiar campanhas de empresas que promovam o país

O Turismo de Portugal tem dez milhões de euros, que vão servir para financiar iniciativas “de valorização, inovação e promoção do destino Portugal” até 2025. A dotação de dez milhões de euros, aprovada por despacho de …