Mistério no Botsuana. Morte de centenas de elefantes preocupa cientistas

Mais de 350 elefantes foram encontrados mortos em poucos meses no norte do Botsuana. O caso que está a ser encarado pelo Governo como um verdadeiro mistério.

Mais de 350 elefantes morreram no norte do Botsuana, uma morte em massa misteriosa e descrita pelos cientistas como um “desastre” de conservação que tem de ser explicado.

Niall McCann, diretor do centro de conservação do National Park Rescue, no Reino Unido, disse que os elefantes são ativos do país, “diamantes que vagueiam pelo Delta. É um desastre de conservação. O país está a falhar na proteção ao seu recurso mais valioso”.

As autoridades ainda não realizaram autópsias aos corpos dos animais, pelo que ainda não se sabe qual a verdadeira causa da morte em massa.

De acordo com o Diário de Notícias, o diretor interino do departamento de vida selvagem e parques nacionais do Botsuana, Cyril Taolo, justificou a demora com as restrições provocadas pela pandemia. “Estamos cientes dos elefantes que estão a morrer. Dos 350 animais, confirmamos 280. Ainda estamos no processo de confirmar o resto. Enviamos [amostras] para testes e esperamos os resultados nas próximas duas semanas”.

Nial McCann pede que a situação seja analisada por uma equipa independente, até porque a situação pode começar a afetar a população local.

As duas causas tidas como mais prováveis são envenenamento ou uma infeção patogénica. As autoridades pensaram inicialmente na possibilidade de as mortes terem sido causadas por Antrax – uma infeção letal que se manifesta muito em animais -, mas a hipótese já foi excluída.

No entanto, mesmo depois de afastada a hipótese Antrax, as mortes podem estar relacionadas com uma outra causa que poderá vir a afetar os humanos.

Testemunhas locais dizem que os animais foram vistos a andar em círculos, o que pode indicar que o sistema neurológica estava comprometido. “Se reparar nas carcaças, algumas caíram de rosto, indicando que morreram muito rapidamente. Outros estão obviamente a morrer mais devagar, como os que estão a caguear. Portanto, é muito difícil dizer de que toxina se trata”, disse McCann.

O mistério adensa-se a partir do momento em que são afetados animais de ambos os sexos e várias idades. Além disso, relatos locais apontam para o facto de o número de mortes poder ser muito maior do que aquilo que foi registado até ao momento.

A hipótese do envenenamento por cianeto, uma substância muito utilizada por caçadores furtivos do Zimbabué, ainda está em cima da mesa.

Existem cerca de 15 mil elefantes na zona do delta do Okavango, o que representa 10% da população do total daquela espécie no Botsuana. Além da manutenção de um ecossistema equilibrado, os elefantes contribuem para o turismo no país.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Afinal, Darwin poderá ter-se enganado em relação à seleção sexual

Um novo estudo sugere que Charles Darwin poderá ter-se enganado parcialmente em relação à teoria da seleção sexual. Charles Darwin foi um cientista cuidadoso. Em meados do século XIX, enquanto procurava evidências para a sua teoria …

“Não temos um presidente". Moedas arrasa Medina após divulgação da auditoria à CML

A auditoria interna da Câmara Municipal de Lisboa, apresentada ontem por Fernando Medina, está longe de pôr fim à polémica em torno do envio de dados pessoais de manifestantes a embaixadas estrangeiras. O presidente da Câmara …

"Fui sujeito a pressões, intimidações e ameaças". António Oliveira desiste de candidatura à Câmara de Gaia

Esta sexta-feira, numa reunião de emergência, António Oliveira, candidato à Câmara de Vila Nova de Gaia, anunciou ao líder do PSD, Rui Rio, a sua desistência da corrida eleitoral. António Oliveira tinha sido a escolha de …

Marcelo pede a portugueses "noção" sobre momento de transição

O Presidente da República destacou a importância "de as pessoas terem a noção" do momento de transição" na pandemia em Portugal, sublinhando as vacinas como resposta. A campanha de vacinação justifica o "momento de transição" que …

Uma das plantas mais estudadas de sempre tinha uma parte desconhecida

Cientistas encontraram uma parte completamente nova numa das plantas mais estudadas de sempre. De acordo com o site Science Alert, a planta em questão chama-se Arabidopsis thaliana e é um organismo modelo, já tendo sido usada …

Informações contraditórias. Autoridades belgas só confirmam a morte de um português em Antuérpia

Apesar de três portugueses terem sido dados como mortos, as autoridades no local onde ruiu um prédio em construção em Antuérpia, na Bélgica, só confirmam a nacionalidade lusa de um óbito. De acordo com a TSF, …

António Joaquim entregou-se para cumprir 25 anos de prisão pela morte de Luís Grilo

António Joaquim apresentou-se hoje num estabelecimento prisional para cumprir os 25 anos de prisão (pena máxima) a que foi condenado pela coautoria do homicídio de Luís Grilo, disse à agência Lusa o seu advogado. “António Félix …

Afinal, a altura não depende apenas dos nossos genes

Vários especialistas em genética e biologia celular defendem que a altura não só depende dos genes transmitidos pelos nossos pais, mas também de fatores ambientais, como a dieta. Muitas vezes consideramos a nossa altura imutável, determinada …

Resolvido mistério de longa data sobre explosões colossais no Espaço

Cientistas desvendaram um antigo mistério sobre algumas das maiores explosões do universo, conhecidas como erupções de raios gama, ou Gamma Ray Bursts (GRB), em inglês. As erupções de raios gama são explosões extremamente energéticas que foram …

Programa de computador prevê os gostos de arte das pessoas

Um programa de computador criado por uma equipa de investigadores conseguiu prever com precisão os gostos de arte das pessoas. Gostos não se discutem. Seja a cor preferida, o carro que conduz ou o género de …