Mistério de “ilha mágica” em lua de Saturno intriga astrónomos

NASA / JPL-CALTECH / USGS

Titã terá lagos de hidrocarbonetos e uma atmosfera espessa

Titã terá lagos de hidrocarbonetos e uma atmosfera espessa

Há algum tempo que os cientistas estão intrigados com um fenómeno – que tem sido chamado de “ilha mágica” – observado em julho do ano passado pela sonda Cassini, da Nasa, em Titã, a maior lua de Saturno.

A sonda observou a “ilha” – na realidade, uma mancha brilhante – durante um voo sobre Ligeia Mare, um lago de metano e etano do pólo norte de Titã.

Mas nas passagens seguintes da sonda, a ilha tinha desaparecido.

Agora, um estudo publicado na Nature Geoscience defende que a mancha pode ter sido causada tanto pela presença de icebergs na região, quanto pelo reflexo de ondas do lago ou gases que teriam emanado de suas profundezas.

d.r. U.Cornell

Jason Hofgartner, investigador de exploração planetária da Universiade de Cornell

Jason Hofgartner, investigador de exploração planetária da Universiade de Cornell

“Ilha mágica é o termo coloquial que estamos a usar para nos referir a esse fenómeno, mas na realidade não achamos que se trata de uma ilha”, explica Jason Hofgartner, da Cornell University, em Nova York, um dos autores do estudo.

Hofgartner afirma que, como a luminosidade apareceu e desapareceu muito rapidamente, é improvável que tenha sido causada por uma ilhota vulcânica.

“Temos quatro hipóteses diferentes para explicar as causas desse fenómeno: ondas, bolhas de gás, sólidos flutuantes e sólidos em suspensão”

Importância científica

A maior lua de Saturno chama a atenção dos cientistas por ter características muito semelhantes às da Terra.

Titã tem, por exemplo, uma atmosfera espessa, além de uma superfície moldada por ventos e chuvas, com rios, mares e dunas.

As montanhas e dunas de Titã, porém, são feitas de gelo, não de rochas ou areia. E em vez de água, os lagos são formados por hidrocarbonetos líquidos.

Os mares e lagos de sua região polar, por exemplo, são repletos de metano e etano, substâncias gasosas na Terra, mas que nas temperaturas típicas de Titã – de 180ºC negativos – existem em estado líquido.

Titã também tem algo semelhante às estações do ano da Terra, embora o seu ciclo sazonal seja de 30 anos.

Com a aproximação do solstício de verão em Titã, que será em maio de 2017, o nível de atividade atmosférica no norte dessa lua tende a crescer.

“À medida em que o verão se aproxima, mais energia do sol é depositada no hemisfério norte de Titã”, diz Hofgartner.

NASA

Titã, gémea da Terra

Titã, gémea da Terra

Os ventos da região também tendem a ficar mais fortes, causando ondas na superfície de seus lagos e mares.

São estas ondas a primeira das possíveis explicações para a “ilha mágica” – até porque os cientistas já encontraram provas de ondas em outro lago da lua, conhecido como Punga Mare.

Hipóteses

A segunda explicação possível é que a mancha de luz, ou “ilha mágica”, poderia ter sido causada por sólidos flutuantes – os icebergs.

Esses icebergs não poderiam ser formados por gelo de água, porque afundariam no mar de hidrocarboneto líquido. Seriam, portanto, de uma mistura congelada de metano e etano.

Já os sólidos em suspensão – a terceira possível causa da mancha de luz – poderiam ser poliacetileno, um composto orgânico de baixa densidade que os cientistas acreditam fazer parte da atmosfera de Titã.

A última hipótese é que a luminosidade que a Cassini observou tenha sido provocada por gases a emergir de fissuras vulcânicas submarinas para a superfície de seu lago.

Mais observações e estudos são necessários, porém, para que se determine quais destas hipóteses são mais prováveis.

“Parece que algo está a acontecer em Ligeia Mare. Titã não para de nos surpreender”, diz John Zarnecki, professor emérito da Open University de Milton Keynes, co-autor de um estudo sobre a altura das ondas em Titã.

“Esta é mais uma prova de que precisamos de voltar para lá com uma missão, preferivelmente para pousar num dos mares de Titã. Só então entenderemos o que está a acontecer nesse lugar incrível.”

ZAP / BBC

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal não aderiu a programa da UE criado de propósito após os incêndios de 2017

No ano passado, a União Europeia criou um programa de proteção civil devido aos incêndios de 2017 em Portugal. Contudo, o país não aderiu ao mecanismo. Em 2017, Portugal viveu momentos difíceis devido aos incêndios que …

Boris responsabiliza Irão por ataque a petrolífera saudita

Boris Johnson diz que o país atribui ao Irão, "com muito alto grau de probabilidade, os ataques à gigante petrolífera saudita". O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, acusou esta segunda-feira o Irão de ser, muito provavelmente, responsável …

41 países comprometem-se com iniciativa "Clima e Qualidade do Ar"

A iniciativa "Clima e Qualidade do Ar", apresentada na véspera da Cimeira da Ação Climática, propõe alcançar até 2030 uma qualidade do ar saudável e a harmonização das políticas de luta contra as alterações …

Reino Unido. Trabalhistas querem abolir ensino privado se forem Governo

O Partido Trabalhista britânico compromete-se a abolir o ensino privado no Reino Unido caso venha a formar Governo. O plano do partido liderado por Jeremy Corbyn implica nacionalizar e integrar no sistema educativo público todas …

Rio acusa PS de se comportar como "dono disto tudo" (e diz que também tem um "Centeno")

No último debate a dois antes das legislativas de 6 outubro, os líderes do PSD e PS trocaram esta segunda-feira críticas - em tom leve e cordial -, recordando telhados de vidro de cada força …

Em decisão histórica, partidos árabes recomendam Gantz como primeiro-ministro de Israel

O Presidente de Israel, Reuven Rivlin, iniciou este domingo as suas consultas para a formação de um novo Governo. A Lista Conjunta, uma coligação que reúne os principais partidos árabes do país (Balad, Hadash, Ta’al …

Tancos. Azeredo Lopes teve "exercício perverso" de funções públicas, diz Ministério Público

O Ministério Público (MP) já terá terminado a acusação do caso de Tancos, na qual sustenta que o antigo ministro da Defesa Azeredo Lopes soube de toda a encenação, tendo ainda tentado tirar louros políticos …

Salário de 273 mil euros brutos anuais para Varandas revolta accionistas do Sporting

Um grupo de acionistas do Sporting fez chegar ao presidente da Mesa da Assembleia Geral (AG) da Sporting SAD, Bernardo Ayala, um pedido em que exige a retirada da proposta de aumento salarial para o …

Eleições na Madeira. A noite em que quem perdeu ganhou e quem ganhou perdeu

Depois de 43 anos de poder absoluto, o PSD perdeu este domingo pela primeira vez a maioria do parlamento da Madeira. O PS, que atingiu um valor histórico na região, também reclamou louros de vitória. …

Jesus "nunca treinou um grande clube da Europa" e "nunca conquistou nada"

O treinador do Grémio, Renato Gaúcho, voltou a criticar Jorge Jesus, dizendo que o técnico português, aos 65 anos, nunca treinou um grande clube na Europa. "O Jorge Jesus ganhou 2/3 títulos portugueses. Saiu de Portugal …