Míssil que matou ucranianos seria da Ucrânia

4

Veículos militares a transportar o míssil balístico hipersónico DF-17.

Ataque em Kostyantynivka tem sido atribuído à Rússia mas, afinal, terá sido um disparo da força aérea ucraniana.

Um ataque com um míssil, num mercado em Kostyantynivka, matou pelo menos 17 pessoas, incluindo uma criança.

Mais de 30 pessoas ficaram feridas no ataque no início de Setembro, quando estava em Kiev o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken.

O ataque tem sido sempre atribuído à Rússia. Aliás, foi considerado um dos dos ataques aéreos mais mortíferos da Rússia na Ucrânia, em 2023.

Foi um ataque a uma “cidade pacífica” e este “mal russo deve ser derrotado o mais rapidamente possível”, afirmou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskyy.

Mas, afinal, o míssil será ucraniano. Pode ter sido disparado incorrectamente pelas forças ucranianas, revela o jornal New York Times.

O jornal dos EUA analisou fragmentos de mísseis, imagens de satélite, relatos de testemunhas e publicações nas redes sociais.

Com a colaboração de analistas, o jornal publica que aquele era um míssil de defesa antiaérea da Ucrânia, que foi atirado para a direcção errada.

Aparentemente, houve falha na orientação de um míssil, ou uma falha na cauda.

As imagens de vídeo captadas e dados do local do impacto sugerem que o míssil veio de uma zona controlada pelo exército ucraniano, a noroeste de Kostyantynivka.

Imagens de vídeo e dados do local do impacto indicam que foi lançado em território a noroeste de Kostyantynivk, controlado pela Ucrânia.

E há testemunhas que confirmam o lançamento de dois mísseis daquela zona, àquela hora. Um deles atingiu Kostiantynivka.

Os estilhaços encontrados e os danos causados coincidem com um sistema de lançamento que também é utilizado pela Ucrânia – contrariando as declarações do Governo da Ucrânia, que assegurou que aquele míssil só podia ser russo.

São várias evidências que apontam para um trágico (mas não inédito) erro ucraniano, que vitimou vários compatriotas.

ZAP //

Siga o ZAP no Whatsapp

4 Comments

  1. Missel Ucraniano? Não acredito O artista devia estar a pensar que estava a rodar um filme, mas só que estas situações matam mesmo
    Ainda se vão descobrir muitas mais situações Não que esteja a desculpar a Russia, mas porque será não se quer sentar para discutir a Paz
    O dinheiro está-lhe a entrar nos bolsos e a sair dos nossos

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.