Míssil da Coreia do Norte é mais potente do que os especialistas pensavam

(dv) KCNA / YONHAP

Míssil balístico intercontinental norte-coreano Hwasong-14 lançado em local não divulgado na Coreia do Norte

A Coreia do Norte divulgou agora fotografias do último míssil balístico intercontinental lançado, o Hawsong-15, e a reação geral dos especialistas em mísseis foi “uau”.

O projetil parece, à primeira vista, confirmar a declaração do regime norte-coreano de que o foguete é mais avançado tecnologicamente do que os desenvolvidos antes, de acordo com a GNI.

Embora ainda haja muitos detalhes que não podem ser vistos nas fotografias e a Coreia do Norte tenha um registo inglório de exagero, os analistas concordam que o Hwasong-15 marca um grande avanço no desenvolvimento de mísseis do regime norte-coreano.

“Esre é, de facto, um grande míssil, muito maior do que eu esperava“, explicou Scott LaFoy, analista de imagens do site especializado NK News. “Um dos meus professores referiu-se a este como um grande míssil”.

Muitos analistas notaram que o projétil era parecido com o American Titan II, inicialmente um ICBM, mas depois foi usado pela Força Aérea dos EUA e pela NASA como veículo de lançamento espacial.

Os mísseis Hwasong-14 e 15 provavelmente carregaram apenas cargas muito pequenas, que exageram o alcance que um míssil norte-coreano pode voar, disse Michael Elleman, alto funcionário de defesa antimíssil no Instituto Internacional de Estudos Estratégicos. Basicamente, quanto mais pesada for a ogiva, mais curta é a distância que o projétil pode viajar.

Se o Hwasong-15 foi equipado com uma carga de meia tonelada e manteve numa trajetória padrão, provavelmente poderia voar aproximadamente 8.529 quilómetros, o que significa que uma carga de 600 quilos mal chegaria a Seattle, escreveu Elleman.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Devem pensar é quem será que os anda a ajudar a desenvolver estes misseis em tão curto espaço de tempo, porque alguém é, um pais pobre como a Coreia do Norte com tantas sanções como tem levado nunca poderia se desenvolver tão rápidamente sem ajuda de outro pais, por isso existe um ou mais paises que estão a mentir, que estão a jogar dos dois lados da barricada e que estão a ajudar a Coreia a tornar-se numa potência nuclear

  2. Pensar?!
    Toda a gente atenta sabe que é a Rússia e a China (que agora até está a ficar com receio do “monstro” que ajudou a criar)!!
    E não foi assim tão rapidamente… estes “especialistas” é que parecem ser tipo as agências de rating que dão nota máxima a bancos tão bons, que, de um dia para outro, desaparecem completamente do mapa!!

RESPONDER

Diretor de Finanças de Lisboa está em substituição desde 2015. Já ultrapassa tempo de comissão de serviço

Fernando Lopes, a maior estrutura regional da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), é diretor da Direção de Finanças de Lisboa em regime de substituição desde março de 2015. Quando a então diretora regional, Helena Borges, foi …

Portugal regista mais quatro mortes e 636 novos casos de covid-19

Portugal registou, esta quinta-feira, mais quatro mortes e 636 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da DGS, dos 636 …

Luís Correia lança-se a Castelo Branco, num movimento que ainda não tem nome

O movimento ainda não tem nome e a apresentação da candidatura não tem data marcada, mas Luís Correia já assumiu que vai liderar uma candidatura independente à Câmara Municipal de Castelo Branco. Luís Correia vai testar …

Pavilhão de escola de Matosinhos fechado devido a estirpe de legionella

O pavilhão desportivo da Escola Secundária Abel Salazar, em Matosinhos, está fechado devido à presença de uma estirpe de legionella detetada nas canalizações, mas que "não constitui qualquer perigo para a saúde", confirmou a câmara …

TAP regista um prejuízo recorde de 1,2 mil milhões em 2020

Com menos 12,4 milhões de passageiros transportados, a TAP apresentou um resultado líquido negativo de 1,230 mil milhões de euros em 2020, contra um prejuízo de 106 milhões de euros em 2019, segundo dados enviados …

Chega organiza Convenção para "Governar Portugal" no fim de maio, mas promete "uso das máscaras"

O Chega vai organizar a sua III Convenção Nacional entre 28 e 30 de maio, em Coimbra, tendo por base a moção estratégica "Governar Portugal" do presidente reeleito, André Ventura, disse hoje à Agência Lusa …

Falta de plano e reservas face à viabilidade. Banco de Fomento chumba empréstimo à Groundforce

O Banco Português de Fomento (BPF) não aprovou o empréstimo de 30 milhões de euros pedido pelo Conselho de Administração da Groundforce, por não haver um plano de reestruturação da empresa e por falta de …

Operação Lex. Juiz Luís Vaz das Neves arrisca reforma compulsiva

O juiz Luís Vaz das Neves, ex-presidente do Tribunal da Relação de Lisboa e arguido na Operação Lex, arrisca passar à aposentação compulsiva.  De acordo com o Correio da Manhã, que avança a notícia esta quinta-feira, …

Nove administradores e 24 diretores. Banco de Fomento já terá fechado estrutura

O jornal ECO avança, esta quinta-feira, que a estrutura do Banco Português de Fomento vai contar com nove administradores, dos quais quatro são executivos, e 24 diretores. A estrutura do Banco de Fomento já estará fechada, …

Guerra aberta no PSD. Rui Rio arrisca repreensão, Adão Silva pode perder o mandato

Rui Rio, presidente do PSD, e Adão Silva, líder do grupo parlamentar, estão a ser alvo de um processo disciplinar aberto pelo Conselho de Jurisdição do partido e arriscam sanções. A decisão ainda não está tomada, …