Míssil da Coreia do Norte é mais potente do que os especialistas pensavam

(dv) KCNA / YONHAP

Míssil balístico intercontinental norte-coreano Hwasong-14 lançado em local não divulgado na Coreia do Norte

A Coreia do Norte divulgou agora fotografias do último míssil balístico intercontinental lançado, o Hawsong-15, e a reação geral dos especialistas em mísseis foi “uau”.

O projetil parece, à primeira vista, confirmar a declaração do regime norte-coreano de que o foguete é mais avançado tecnologicamente do que os desenvolvidos antes, de acordo com a GNI.

Embora ainda haja muitos detalhes que não podem ser vistos nas fotografias e a Coreia do Norte tenha um registo inglório de exagero, os analistas concordam que o Hwasong-15 marca um grande avanço no desenvolvimento de mísseis do regime norte-coreano.

“Esre é, de facto, um grande míssil, muito maior do que eu esperava“, explicou Scott LaFoy, analista de imagens do site especializado NK News. “Um dos meus professores referiu-se a este como um grande míssil”.

Muitos analistas notaram que o projétil era parecido com o American Titan II, inicialmente um ICBM, mas depois foi usado pela Força Aérea dos EUA e pela NASA como veículo de lançamento espacial.

Os mísseis Hwasong-14 e 15 provavelmente carregaram apenas cargas muito pequenas, que exageram o alcance que um míssil norte-coreano pode voar, disse Michael Elleman, alto funcionário de defesa antimíssil no Instituto Internacional de Estudos Estratégicos. Basicamente, quanto mais pesada for a ogiva, mais curta é a distância que o projétil pode viajar.

Se o Hwasong-15 foi equipado com uma carga de meia tonelada e manteve numa trajetória padrão, provavelmente poderia voar aproximadamente 8.529 quilómetros, o que significa que uma carga de 600 quilos mal chegaria a Seattle, escreveu Elleman.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Devem pensar é quem será que os anda a ajudar a desenvolver estes misseis em tão curto espaço de tempo, porque alguém é, um pais pobre como a Coreia do Norte com tantas sanções como tem levado nunca poderia se desenvolver tão rápidamente sem ajuda de outro pais, por isso existe um ou mais paises que estão a mentir, que estão a jogar dos dois lados da barricada e que estão a ajudar a Coreia a tornar-se numa potência nuclear

  2. Pensar?!
    Toda a gente atenta sabe que é a Rússia e a China (que agora até está a ficar com receio do “monstro” que ajudou a criar)!!
    E não foi assim tão rapidamente… estes “especialistas” é que parecem ser tipo as agências de rating que dão nota máxima a bancos tão bons, que, de um dia para outro, desaparecem completamente do mapa!!

RESPONDER

Viagens ao Espaço têm um novo perigo desconhecido para os astronautas

Há um perigo inerente às longas viagens espaciais dos astronautas desconhecido até aos dias de hoje. Um novo estudo aponta que os cosmonautas podem ver o seu fluxo sanguíneo revertido na parte superior do corpo. A …

Macrocilix maia, a misteriosa traça que tem moscas a comer fezes nas suas asas

Macrocilix maia é uma espécie de traça que se destaca pela forma como se camufla dos seus predadores. Nas suas asas vê-se duas moscas a comer excrementos de pássaro. A natureza nunca falha em surpreender-nos e …

Há provas que ligam misteriosa doença que paralisa crianças a vírus raro

Pela primeira vez, foram encontradas provas da associação do Enterovírus D68, um vírus raro até há algum tempo, à Mielite Flácida Aguda, uma doença semelhante à poliomielite que tem afectado centenas de crianças, provocando a …

Antigos egípcios podem ter encurralado milhões de pássaros só para os mumificar

Novas evidências de ADN sugerem que os antigos Egípcios capturavam pássaros selvagens para sacrifícios ritualísticos (e para os poderem mumificar depois). As catacumbas egípcias contêm milhares de pássaros mumificados, especificamente íbis-sagrados (Threskiornis aethiopicus), empilhados uns sobre …

Estudo mostra que sondagens tendenciosas enviesam eleições políticas

Através de experiências práticas, uma investigação recente sugere que as sondagens tendenciosas podem influenciar e enviesar as eleições políticas, até mesmo nas grandes democracias. Enquanto uma eleição se aproxima no Reino Unido e uma votação presidencial …

A Rússia criou a arma mais mortífera da história. Foi há 72 anos

Comummente conhecida por AK-47, a espingarda Kalashnikov foi responsável por milhões de mortes durante a nossa História, sendo uma das armas mais populares do mundo e a mais fabricada pela indústria de armamento. Segundo o The Conversation, …

Luxemburgo 0-2 Portugal | Campeão marca presença no Euro

Portugal venceu o Luxemburgo por 2-0 e apurou-se para a fase final do Euro2020 – a 11ª presença consecutiva da turma das “quinas” em fases finais de grandes competições. Num encontro mal jogado, em parte pelas …

Hologramas e outras tecnologias podem ajudar a combater incêndios florestais

Portugal continua a ser assombrado pela destruição sem precedentes dos incêndios florestais. Agora é a hora de aproveitar as nossas ferramentas tecnológicas e encontrar maneiras inovadoras de ajudar a aliviar o problema e também evitar …

Pombos estão a perder dedos ou patas por causa da poluição

Basta passar algum tempo na praça de uma cidade para ver que alguns pombos têm patas feridas ou dedos em falta. Embora possamos pensar que isto é causado por algum vírus ou pelos eventuais desentendimentos …

Descoberto no Japão fóssil de pássaro com 120 milhões de anos

O fóssil de um pássaro do Cretáceo recentemente descoberto no Japão pode levar os cientistas a repensarem alguns detalhes sobre a evolução do voo. Há cerca de 120 milhões de anos, um pássaro com o tamanho …