Três mísseis russos violaram espaço aéreo da Moldova

7

Acusação de ministro local, que acusa a Rússia e alega que os mísseis representaram um perigo para as aeronaves civis.

O ministro moldavo dos Negócios Estrangeiros acusou a Rússia de violar o espaço aéreo da Moldova com os mísseis que lançou hoje sobre a Ucrânia.

Três mísseis de cruzeiro lançados na manhã de hoje por navios russos no Mar Negro, com destino a Ucrânia, cruzaram o espaço aéreo da Moldova”, afirmou Nico Popescu na rede social Twitter, acrescentando que já convocou o embaixador russo na Moldova.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros descreveu, através da rede social Telegram, como “absolutamente inaceitável” esta violação do espaço aéreo da Moldova.

Popescu especificou que as violações do espaço aéreo nacional ocorreram entre 08:33 e 09:02, hora local (06:33 e 07:02 em Lisboa, respetivamente) e que os mísseis se dirigiam para a Ucrânia.

“Os mísseis representaram um perigo para a infraestrutura da República da Moldova e, em particular, para as aeronaves civis que voam no espaço aéreo do país”, referiu o Ministério da Defesa num comunicado publicado no seu portal oficial.

O ministério da Defesa moldavo, juntamente com outras estruturas governamentais do país, “acompanha de perto a situação na região e condena veementemente os ataques do Exército russo às cidades ucranianas”.

Várias localidades ucranianas – incluindo Kiev e ainda as regiões de Khmelnytskiy, Lviv, Dnipro, Vinnitsia, Zaporijia, Sumi, Kharkiv e Jytomyr – foram bombardeadas hoje pelas forças russas, segundo as informações fornecidas pelas autoridades da Ucrânia.

O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, acusou hoje a Rússia de ter lançado uma campanha de bombardeamentos das infraestruturas energéticas da Ucrânia, com recurso a armamento iraniano.

“A manhã está a ser dura”, disse Zelensky num vídeo na rede social Telegram, referindo-se a bombardeamentos que fizeram pelo menos oito mortos e 24 feridos em Kiev.

// Lusa

7 Comments

  1. Uma correcção: eu creio que em português se diz “Moldávia” !

    Um comentário ao sr. Z. que acusa a Rússia de usar drones iranianos… ele usa tanquer, canhões, veículos blindados, mísseis da ……
    França, Reino Unido, EUA, , Alemanha, Áustria,Polónia, Rep. Checa, Lituânia, Estónia. — etc !

    • Caro leitor,
      Ambas as formas estão corretas, mas a forma “Moldova” é menos ambígua.

      Como se pode ler no Código de Redação Interinstitucional da União Europeia, usa-se «República da Moldova» em documentos oficiais para designar o país que emergiu no seguimento da queda da antiga União Soviética em 1991. O termo Moldávia, ainda que não seja incorreto, tem a desvantagem de ser ambíguo, pois refere-se à região geográfica e histórica que, atualmente, engloba territórios pertencentes tanto à República da Moldova como à Roménia e ainda à Ucrânia.

      in Ciberdúvidas da Língua Portuguesa

      • Não há qualquer ambiguidade em chamar Moldávia à Moldávia. E o argumento que apresenta é exactamente o que corrobora o motivo de o dito país se chamar assim em português. E os habitantes da Moldávia são os moldavos. Os da “Moldova” seriam o quê, “moldovos”?

    • Mas porque motivo é que as pessoas são arrogantes quase na medida da própria ignorância. São ávidos a corrigir mesmo não fazendo ideia nenhuma do que falam. E que tal um pouco mais de humildade?

      • Se se dedica a comentar comentários, pelo menos contribua com alguma coisa. Desconhece a sua própria língua a está feliz assim, tudo bem. Pode continuar a dizer “Moldova”, “guardiões”, “bué” mas não é por estas palavras terem alguma espécie de respaldo que passam a ser bom português.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.